Nove poderosos reinos antigos que você provavelmente nunca ouviu falar
Da Nigéria ao Peru, passando pelo Paquistão: essas monarquias podem ser pouco conhecidas hoje em dia, mas já impuseram muita autoridade.
Publicado 9 de jan. de 2019, 20:40 BRST, Atualizado 11 de jun. de 2019, 11:57 BRT

FRÍGIA
Os frígios comandaram uma grande área da Turquia moderna de aproximadamente 1.200 a 700 a.C. Seu mais famoso líder foi o lendário Rei Midas, que residia na capital do reino Gordion.
Foto de Evrim Aydn, Anadolu Agency, GettyGANDARA
Este antigo reino montanhoso, onde atualmente se situa a região noroeste do Paquistão e do Afeganistão, é, hoje, muito conhecido por sua arte influenciada pelas culturas grega e budista—resultado da conquista da região por Alexandre, O Grande, no ano 327 a.C. Uma escultura serena de Bodisatva personifica a mistura antiga do Leste e Oeste.
Foto de De Agostini, GettyHOTAN
O poder desse outro reino budista, Hotan, provém de sua localização estratégica na Rota da Seda, atualmente localizado na China Ocidental, milhares de anos antes de ser conquistado em 1.006 d.C., foi um reino muito próspero. O reino de Rawak Stupa é um condado budista antigo que fica a uma altura de aproximadamente 9 metros no Deserto de Taklamakan.
Foto de John Warburton-Lee Photography, AlamyCHIMU
Este reino poderoso governou o local onde hoje fica o norte do Peru durante quase 500 anos antes da conquista da região pelos incas por volta de 1470 d.C. Chan Chan, a capital de Chimu, foi uma das maiores cidades pré-colombianas das Américas.
Foto de John Warburton-Lee Photography, AlamyNRI
O reino medieval de Nri (também conhecido como Igbo) governou a região onde atualmente está localizada a Nigéria desde o século 10 d.C. até sua derrota para as potências colonizadoras britânicas em 1911. Este ornamento em bronze, que teria decorado o bastão de uma importante autoridade de Nri, é um exemplo do elaborado trabalho de metal realizado por esse reino.
Foto de Heritage Image Partnership Ltd, AlamyKANDY
As monarquias de Kandy, que outrora governaram boa parte da ilha de Sri Lanka, eram encarregadas da proteção de uma relíquia, o dente de Buda, que ainda está guardado em um templo localizado em sua capital histórica. Kandy foi o berço dos reis de Sri Lanka desde o século 15 até seu destronamento pelas forças colonizadoras britânicas no século 19.
Foto de Ariadne van Zandbergen, AlamySABA
A Rainha Sheba foi a monarca mais conhecida do reino de Saba e, de acordo com as escrituras bíblicas, equiparou-se com o Rei Salomão em termos de riqueza e poder. Os templos de Sheba, incluindo o templo de Bar'an dedicado ao Deus da lua, Almaqah, foram venerados por mais de mil anos e, hoje, ainda estão localizados no Iêmen.
Foto de De Agostini, GettyICENOS
Outra poderosa rainha da história foi Boudicca: ela liderou os icenos contra a invasão romana da Grã-Bretanha por volta de 60 d.C. Arqueólogos ainda estão escavando algumas áreas povoadas pelos icenos e romanos localizadas sob a moderna Colchester, a morada da antiga rainha.
Foto de Illustration by Culture Club, GettyCÓLQUIDA
Famosa no mito grego como a terra do velocino de ouro, Cólquida se desenvolveu pela grande quantidade de ouro coletada na montanha do Cáucaso, onde atualmente fica a Geórgia. A cidade cólquiana de Vani prosperou por quase 700 anos antes de ser misteriosamente destruída no século 1 a.C.
Foto de Interfoto, Alamy