30 fotos deslumbrantes da vida selvagem em diferentes cantos do mundo
De ursos brigando a flamingos dançarinos, veja o que alguns viajantes encontraram na natureza.
Publicado 16 de mai. de 2019, 10:58 BRT

PARQUE NACIONAL DE MERU, QUÊNIA
“Chegamos ao Parque Nacional de Meru no meio da tarde, durante a estação seca em setembro. Passeamos pelas trilhas e no fim do dia avistamos um grande grupo de elefantes-africanos e seus filhotes se movimentando; provavelmente em busca de alimento em novas áreas. O clima quente e empoeirado do entardecer enriqueceu ainda mais a atmosfera extraordinária e inesquecível do lugar!”
Photograph and caption by Charles Walker, 2019 National Geographic Travel Photo ContestANTÁRTIDA
“Um grupo de filhotes de pinguim-imperador bem juntinhos. À medida que os filhotes crescem, ambos os pais precisam deixá-los para buscar comida para toda a família. Quando os pais estão no mar, os filhotes ficam unidos para aquecer uns aos outros. Nesta foto, eles estão escondidos atrás de um bloco de gelo para escapar dos ventos fortes. Se algo acontecer com os pais antes do desenvolvimento completo dos filhotes, eles não conseguem sobreviver.”
Photograph and caption by Nadia Aly, 2019 National Geographic Travel Photo ContestANTANANARIVO, MADAGASCAR
“Esse camaleão está capturando sua refeição.”
Photograph and caption by Xiaoheng Luo, 2019 National Geographic Travel Photo ContestILHA DA NEVE, ANTÁRTIDA
“Durante uma expedição científica à Ilha da Neve, na Antártida, tivemos como companhia uma colônia de mais de 200 elefantes-marinhos-do-sul. Ao tentar se proteger dos ventos fortes durante o dia, esse grupo formava diferentes desenhos.”
Photograph and caption by Eduardo Bastos, 2019 National Geographic Travel Photo ContestMAUI, HAVAÍ
“Primeiro dia da expedição para observação de baleias, logo no início da manhã, patrocinada por Ralph Lee Hopkins e Whale Trust junto à costa noroeste de Maui. Estávamos em um barco grande do tipo Zodiac com as laterais infláveis e motores de popa 250 HP, o que nos permitia velocidade. Fenomenal é pouco para descrever essa baleia em atividade! Esse foi um dos diversos ângulos e saltos que pudemos fotografar, além da sorte de capturar e testemunhar os sons e a atividade da baleia. Foi uma manhã épica.”
Photograph and caption by Jeffrey Whittingham, 2019 National Geographic Travel Photo ContestRESERVA DE TIGRES DE NAGARAHOLE, ÍNDIA
“Era uma calma manhã na Reserva de Tigres de Nagarahole. O sol estava surgindo e a névoa da noite estava se dissipando. Quando entramos na floresta, avistamos esse linda fêmea de leopardo trepando em sua árvore preferida. Desde que comecei a fotografar a vida selvagem, queria a foto de um leopardo sobre uma árvore. Foram três anos até eu finalmente conseguir tirar essa fotografia. Amo tudo nessa imagem — a fêmea de leopardo à espreita, uma bela árvore com flores brancas e a fraca luz do sol — foi o cenário ideal, como um sonho.”
Photograph and caption by Naveen Srikantachari, 2019 National Geographic Travel Photo ContestYASUGI, JAPÃO
“Este é um arrozal que protege os gansos. Durante o inverno, o arrozal fica repleto de água e de gansos que se agrupam para dormir. De manhã, os gansos voam em direção ao local onde se alimentam. A fim de reproduzir essa cena dinâmica, tirei a foto com o obturador em velocidade mais lenta.”
Photograph and caption by Masahiro Hiroike, 2019 National Geographic Travel Photo ContestLONGYEARBYEN, ESVALBARDA
“Foto tirada ao longo da costa sudoeste de Nordaustlandet, no arquipélago de Esvalbarda. Essa jovem ursa-polar caça na beirada de um bloco de gelo. Enquadrada com a montanha nevada ao fundo, temos a impressão de que a água é como um espelho devido à suavidade da luz. A foto também transmite a sensação de solidão da ursa nessa incrível paisagem.”
Photograph and caption by Kevin Pollock. 2019 National Geographic Travel Photo ContestRESERVA FLORESTAL DE SEPILOK, BORNÉU
“Ao viajar por Bornéu — passando por quilômetros de plantação de palmeiras de dendê, uma ameaça ao meio ambiente — tive a sorte de ver alguns orangotangos, tanto na natureza como nos centros de reabilitação. Esta bela fêmea estava tranquilamente sentada no meio da Reserva Florestal de Sepilok. Observando-a por meio de longas lentes de zoom, não pude deixar de admirar como esses nossos incríveis primos distantes são emotivos, e também não pude deixar de sentir tristeza por termos destruído grande parte do habitat deles.”
Photograph and caption by Mat Scholes, 2019 National Geographic Travel Photo ContestLOS ANGELES, CALIFÓRNIA
“Los Angeles é um destino turístico bastante conhecido. O que muita gente não sabe é que a cidade abriga uma abundante vida selvagem. Essa águia-pesqueira, se sacudindo para tirar o excesso de água após um mergulho perfeito, foi fotografada próxima da agitada rodovia 405 no coração do Vale de São Fernando — um enclave urbano e suburbano da Grande Los Angeles. Com o sol em seu apogeu, foi uma imagem difícil de capturar, mas uma bela nuvem de gotículas ao redor do pássaro acabou se revelando na foto — o que me lembrou as famosas imagens de estrondo sônico.”
Photograph and caption by Sergey Grekov, 2019 National Geographic Travel Photo ContestPORT ST. JOHNS, ÁFRICA DO SUL
“O santo graal das batalhas oceânicas — a bola de iscas. Trabalhei durante anos tentando encontrar uma bola de iscas estática. No primeiro dia da corrida das sardinhas no ano passado, eu finalmente consegui ver uma. Nesta imagem, vemos um tubarão se alimentando dos peixes frenéticos que formaram essa bola de iscas.”
Photograph and caption by 2019 National Geographic Travel Photo ContestALASCA
“Uma ursa-parda briga com valentia com um urso-pardo que tentou acasalar com ela. Foto tirada no Alasca.”
Photograph and caption by Sidra Monreal, 2019 National Geographic Travel Photo ContestWALVIS BAY, NAMÍBIA
“Eu estava deitado próximo à lagoa, observando os flamingos em um dia frio e nublado. Vários flamingos entravam e saíam [da água]. Eu estava tentando tirar uma foto de uma única ave. Até que vi um flamingo pousando; o segui e o acompanhei com as minhas lentes. Eu só percebi a pose ao ver a foto já de volta ao hotel. Ele parece estar fazendo a dança do ventre.”
Photograph and caption by Owen Jason Kandume, 2019 National Geographic Travel Photo ContestMONTANHAS DE DAGESTÃO
“Ovelhas migram nas montanhas de Dagestão.”
Photograph and caption by Pakalov Omar, 2019 National Geographic Travel Photo ContestESTADO DE WASHINGTON, ESTADOS UNIDOS
“Como fotógrafo da natureza, esse é um dos momentos que mais almejo — capturar a natureza da forma como ela é: cruel e bela ao mesmo tempo. Embora a gente tenha dó do coelho, após a foto, a raposa-prateada fêmea imediatamente levou a refeição à sua ninhada de cinco filhotes. Essa foto foi tirada no estado de Washington.”
Photograph and caption by Shane Kalyn, 2019 National Geographic Travel Photo ContestDEERFIELD BEACH, FLÓRIDA
“Uma raia-pintada nada por águas cristalinas.”
Photograph and caption by Ceebz Gerard, 2019 National Geographic Travel Photo ContestILHA ROTTNEST, AUSTRÁLIA
“Um curioso quokka selvagem interrompeu a foto que eu estava tirando do pôr do sol para me dar uma rápida saudação de boas-vindas à Ilha Rottnest. Essa ilha é o único local do mundo onde eles vivem em seu habitat natural.”
Photograph and caption by James Vodicka, 2019 National Geographic Travel Photo ContestANTÁRTIDA
“Visão aérea de focas-caranguejeiras durante um momento de descanso no gelo quebrado da Península Antártica, no mês de dezembro. Estudos mostram que o comportamento geral delas envolve se alimentar de patos até o amanhecer e se arrastar durante o dia. Seus comportamentos mudam de acordo com a estação. As focas-caranguejeiras utilizam o gelo para descansar entre os mergulhos. Devido ao derretimento cada vez mais acelerado, o futuro dessas focas pode não ser tão promissor apesar do grande número de animais existentes.”
Photograph and caption by Florian Ledoux, 2019 National Geographic Travel Photo ContestNDUTU, ÁREA DE CONSERVAÇÃO DE NGORONGORO, TANZÂNIA
“Um trio de guepardos se acomoda enquanto espera a chuva passar em Ndutu, Tanzânia. Eu fiz essa imagem quando o jovem do meio cansou de ficar ensopado e decidiu se sacudir para remover o excesso de água. Adoro a expressão do outro filhote que foi atingido pelo esguicho de água.”
Photograph and caption by Zhayynn James, 2019 National Geographic Travel Photo ContestLAGO PULICAT, ÍNDIA
“Esse é o Lago Pulicat, a segunda maior lagoa da Índia. Todos os anos, milhares de flamingos visitam o local. Passei oito horas fotografando essas aves e essa foi a imagem que escolhi, no momento em que o sol estava se pondo. A minha câmera estava sobre uma caixa térmica para capturar uma perspectiva a partir de um ângulo baixo e com o reflexo do sol na água.”
Photograph and caption by Rakesh Baro, 2019 National Geographic Travel Photo ContestANTÁRTIDA
“Imagem capturada em uma viagem recente à Antártida. Eu tinha essa imagem em mente, mas não sabia como conseguiria capturá-la. Eu já tinha visto uma foto parecida em uma matéria da Nat Geo. Por sorte, um jovem lobo-marinho-antártico decidiu perseguir um grupo de pinguins-gentoos na direção do nosso barco. O pinguim ainda estava com a boca escancarada, o que deixou a foto ainda mais dramática. Eu estava no lugar certo e no momento certo para poder tirar essa foto.
Photograph and caption by Clive Beavis, 2019 National Geographic Travel Photo ContestSERENGETI, TANZÂNIA
“Seguíamos a Grande Migração em Serengeti. Próximo de Moru Kopjesa, avistamos a primeira grande manada. De repente, duas jovens zebras começaram a brigar. Eu só tive tempo de apontar a câmera [rapidamente] para tirar as fotos. A briga durou apenas 10 segundos. Fiquei surpreso com a maldade das zebras — elas se mordiam e se chutavam com muita força.”
Photograph and caption by Klaus Mayer, 2019 National Geographic Travel Photo Contest“Uma leoa e seu filhote. No momento da foto, outros leões se espalhavam pela floresta, em seguida, começaram a sair do local enquanto o filhote e a fêmea ainda dormiam. A leoa acordou e começou a se movimentar, o filhote agarrou a perna da mãe pedindo carona para não ser deixado ali. O filhote olhava para cima à medida que subia nas pernas da mãe, como se estivesse dizendo: “mãe, não vá trabalhar, eu te amo!” Essa cena me lembrou do meu filho mais novo, que se agarra a nós quando temos que ir trabalhar de manhã.”
Photograph and caption by Owen Jason Kandume, 2019 National Geographic Travel Photo ContestBITUNG, NORTH SULAWESI, INDONÉSIA
“O camarão-de-anêmona, conhecido também como camarão sexy, vive em simbiose com as anêmonas-do-mar. Eu esperei o camarão olhar para a câmera quando estava entre as anêmonas. A foto final me lembra a cena colorida do filme O Mágico de Oz.”
Photograph and caption by Rajiv Bhambri, 2019 National Geographic Travel Photo ContestLUANGWA, ZÂMBIA
“Eles são inseparáveis e unidos. Mesmo nos momentos em que um desafia o outro, demonstram amor e paixão.”
Photograph and caption by WESAm Saka, 2019 National Geographic Travel Photo ContestMALDIVAS
“Um peixe-anêmona maldivo espreita de sua casa feita de anêmonas para ver um cardume de peixes-fusilier que passa sobre ele. A foto foi tirada durante o crepúsculo utilizando uma luz para isolar o peixe-anêmona. O cardume de peixes-fusilier deu o toque final ao cenário! Eu os vi passando por ali rapidamente e me posicionei para capturá-los no pequeno feixe de luz que perfurava a água.”
Photograph and caption by TherESA Guise, 2019 National Geographic Travel Photo ContestMASAI MARA, QUÊNIA
“O gnu em seu próprio mundo — essa foto foi tirada com a sensação de que a floresta e o animal fazem parte um do outro.”
Photograph and caption by Tapan Sheth, 2019 National Geographic Travel Photo ContestFLORESTA DE GREAT BEAR, COLÚMBIA BRITÂNICA
“Um urso-de-kermode — ou urso espírito — chamado Warrior (Guerreiro), faz uma bela pose na Floresta de Great Bear na Colúmbia Britânica. Observar essas criaturas impressionantes é uma experiência surreal na floresta. Essa espécie de urso-negro mesclado com branco somente pode ser visto nessa região.”
Photograph and caption by Michelle Valberg, 2019 National Geographic Travel Photo ContestILHA SNOW HILL, ANTÁRTICA
“Uma foca-caranguejeira está tentando achar uma saída na mesma banquisa de gelo que sua colega.”
Photograph and caption by Rita Kluge, 2019 National Geographic Travel Photo ContestLAGOA DE VENEZA, ITÁLIA
“Os flamingos são uma presença mais recente na Lagoa de Veneza, que começaram a chegar no local há 10 anos. A redução da poluição na Lagoa de Veneza facilitou a chegada de uma nova espécie que faz ninhos e se reproduz. É muito difícil conseguir vê-los porque eles vivem escondidos, mas quando conseguimos avistá-los, é muito emocionante.”
Photograph and caption by Giovanni Vecchiato, 2019 National Geographic Travel Photo Contest