22 fotos fascinantes da arquitetura ao redor do mundo
De prédios de apartamentos a obras-primas antigas, essas estruturas representam um pouco da vida na cidade em todo o planeta.
Publicado 23 de jun. de 2019, 17:00 BRT

TÓQUIO, JAPÃO
Luzes coloridas contrastam com as janelas escuras de um prédio de apartamentos ao lado da Baía de Tóquio, no Japão. Sendo a maior cidade do Japão, Tóquio tem mais de nove milhões de habitantes e os apartamentos são uma escolha popular para muitos deles.
Foto de Massimo Rumi, National Geographic Your ShotJAIPUR, ÍNDIA
A vestimenta azul vibrante de uma mulher se destaca entre as escadarias ao estilo Escher do Panna Meena ka Kund em Jaipur, na Índia. Construídas no século 16, as escadarias entrelaçadas são palco de reuniões da comunidade.
Foto de Nishu Barolia, National Geographic Your ShotSEVILHA, ESPANHA
As linhas modernas da construção Metropol Parasol modelam os prédios históricos de Sevilha, na Espanha, criando um contraste entre o antigo e o novo. Também chamado de “Os Cogumelos da Sevilha”, a Metropol Parasol foi projetada pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer para ser a maior construção de madeira do mundo.
Foto de Saurav Paswan, National Geographic Your ShotPYONGYANG, COREIA DO NORTE
Prédios coloridos circundam o Monumento à Fundação do Partido na capital da Coreia do Norte. O monumento é uma homenagem ao Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte e utiliza um martelo, um pincel e uma foice para representar trabalhadores, intelectuais e fazendeiros, respectivamente.
Foto de Absent Ink || https://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1886457/, National Geographic Your ShotSINGAPURA
Essa visão de um prédio de apartamentos em Singapura mostra um pouco da vida de seus residentes. Em uma cidade de arranha-céus, muitos optam pela decoração com plantas — o Singapore Garden Festival tem até um expositor de Jardim na Varanda para inspirar seus participantes a transformar seus próprios espaços.
Foto de John Kimwell Laluma, National Geographic Your ShotSTUTTGART, ALEMANHA
Claraboias iluminam uma leitora na Biblioteca da Cidade de Stuttgart em Stuttgart, Alemanha. Por fora, a biblioteca é um grande cubo que parece branco durante o dia e se transforma em um brilhante azul-royal à noite.
Foto de Katica Kapulica, National Geographic Your ShotBRASÍLIA, BRASIL
Catedral Metropolitana de Brasiília (DF). Os traços de Oscar Niemeyer são vistos em muitos dos edifícios da capital federal.
Foto de Eurípedes Afonso da Silva Neto, Sua FotoMILÃO, ITÁLIA
A luz entra através das janelas da Galleria Vittorio Emanuele II, um dos shoppings mais antigos do mundo. Sua popularidade entre a elite da cidade nos séculos 19 e 20 deu ao prédio o apelido de “Sala de Estar de Milão."
Foto de Dave Kessel, National Geographic Your ShotKUALA LUMPUR, MALÁSIA
Clientes andam pela complexa escada rolante no shopping Nu Sentral, em Kuala Lumpur. Repleto de lojas de marcas e restaurantes famosos, e localizado ao lado da central de transportes KL Sentral, é um passeio proveitoso tanto para residentes quanto para visitantes.
Foto de Raymond Tang, National Geographic Your ShotNOVA YORK, NOVA YORK
Reflexos das luzes do fim de tarde dançam em um prédio em Midtown Manhattan. Midtown, um dos maiores distritos comerciais do mundo, é conhecido por seus prédios icônicos, incluindo os edifícios Empire State e Chrysler.
Foto de Montgomery Gilchrist, National Geographic Your ShotBERLIM, ALEMANHA
Um ciclista passa por trás do edifício da Chancelaria Federal, em Berlim. A arquitetura moderna do edifício ostenta grandes paredes de vidro cuja intenção é enfatizar a transparência do governo.
Foto de Jonas Nordberg, National Geographic Your ShotISTAMBUL, TURQUIA
Vista do interior dos hipnotizantes fractais da Faculdade de Teologia da Universidade de Marmara na Mesquita em Istambul. Localizada no bairro Altunizade, a arquitetura é uma versão moderna do design otomano clássico.
Foto de Corneliu Cazacu, National Geographic Your ShotCASABLANCA, MARROCOS
Visitantes caminham pela Mesquita Hassan II, uma das maiores mesquitas do mundo. A Hassan II ostenta o mais alto minarete, ou torre, entre todas as mesquitas — a estrutura tem mais de 198 metros de altura e se localiza no Oceano Atlântico.
Foto de Shevaun Williams, National Geographic Your ShotSÃO FRANCISCO, EUA
As linhas de uma elaborada escultura combinam com os andares do hotel Hyatt Regency San Francisco, criando uma combinação de formas e luzes. A escultura, chamada Sphere, foi criada pelo artista Charles O. Perry e consiste em 1,4 mil tubos de metal que chegam a 12 metros de altura.
Foto de Robin Wechsler, National Geographic Your ShotLIÈGE, BÉLGICA
Um solitário passageiro sobe pela escada rolante na estação de trem Liège-Guillemins, na Bélgica. O arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava utilizou o teto abobadado para combinar de forma física e simbólica uma parte urbana e residencial da cidade.
Foto de Mitchell Van Eijk, National Geographic Your ShotPARIS, FRANÇA
Os edifícios históricos da Rue de Rivoli em Paris, na França, nesta imagem estão refletidos em uma ondulação moderna. Uma das ruas mais famosas da cidade, a Rue de Rivoli, está repleta de lojas de roupa e galerias de arte, principalmente nas proximidades do Louvre.
Foto de Martina Biccheri, National Geographic Your ShotBASILEIA, SUÍÇA
Um close nos detalhes estonteantes da praça de exposições Messeplatz na Basileia, Suíça. Embora muitos visitem o edifício para ver instalações de arte em grande escala, a arquitetura em si já é uma obra de arte.
Foto de Erberto Zani, National Geographic Your ShotCONGONHAS, BRASIL
A arquitetura colonial de Congonhas do Campo (MG), junto da arte escultórica de Aleijadinho, é considerada Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco.
Foto de Leonardo AguiarPUGLIA, ITÁLIA
Cores primárias despontam pela janela em uma praia da Itália. Limitada pelo mar Adriático e Jônico, a região sul de Puglia ostenta mais de 800 quilômetros de costa e tem algumas das melhores praias do país.
Foto de Luigi Chiriaco, National Geographic Your ShotKANAZAWA, JAPÃO
Um visitante explora os corredores iluminados do Museu de Arte Contemporânea do Século 21 no Japão. O edifício circular foi projetado sem uma entrada frontal para que as pessoas não se aproximassem da arte “por apenas uma direção."
Foto de Ari Beser, National Geographic Your ShotISFAHAN, IRÃ
Vista do enredado teto do Music Hall do grande palácio de Ali Qapu, no Irã. Os incomuns recortes do teto são belos e funcionais — foram projetados para reduzir os ecos e aumentar a acústica durante apresentações musicais.
Foto de Hamidreza Bagheri, National Geographic Your ShotPARIS, FRANÇA
Um vulto anda pelo La Grande Arche de la Défense, um monumento projetado para ser uma “janela para o mundo." O Grande Arche pesa mais de 33 mil toneladas e precisou de 125 mil m³ de concreto para ser construído.
Foto de Alberto Mateo, National Geographic Your Shot