Múmias pelo mundo
Preservados intencional ou acidentalmente, esse cadáveres sempre despertaram interesse da humanidade.
Publicado 21 de out. de 2019, 18:17 BRT

Visitantes observam os restos mumificados de Ramsés II no Museu Egípcio do Cairo. O faraó, que reinou de 1279-1213 a.C., é considerado um dos governantes mais poderosos do Império Egípcio.
Foto de Kenneth Garrett, National Geographic CreativeO Homem de Grauballe é uma múmia natural formada por séculos de submersão em uma turfeira. O homem teve a garganta cortada e foi jogado em um pântano há mais de 2 mil anos, na atual região da Dinamarca.
Foto de Robert Harding Picture Library, National Geographic CreativeUma múmia de crocodilo sorri de forma enigmática milhares de anos após sua morte. Os animais eram mumificados no antigo Egito como animais de estimação queridos ou representações vivas de um deus.
Foto de Kenneth Garrett, National Geographic CreativeO corpo vestido de Jeremy Bentham, coberto de feno e com uma cabeça de cera, em exposição na University College, em Londres. O filósofo inglês, falecido em 1832, pediu para ser preservado como um 'memorial vivo'.
Foto de Bruce Dale, National Geographic CreativeUm arqueólogo remove artefatos próximos a uma múmia inca. Milhares de múmias com 500 anos contêm restos humanos envoltos em tecidos e, por vezes, com cabeças falsas em cima.
Foto de Ira Block, National Geographic CreativeUma perna encontrada em um pântano em 1944. Partes de corpos em pântanos, preservadas por milhares de anos na turfa, são comumente descobertas por agricultores que cortam a rica matéria orgânica para usar como combustível.
Foto de Robert Clark&& National Geographic CreativeA gazela de estimação de uma rainha egípcia foi preparada para a eternidade com o mesmo cuidado luxuoso que um membro da família real. Ela acompanhou sua dona até a morte aproximadamente em 945 a.C.
Foto de Richard Barnes, National Geographic CreativeUma múmia inca desenrolada em Lima, Peru. Homens, mulheres e crianças eram enrolados em metros de elaborados tecidos e naturalmente mumificados após séculos no clima árido.
Foto de Ira Block, National Geographic CreativeOs restos mumificados de Rosalia Lombardo, com dois anos de idade, repousam nas Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo. Apesar de sua morte por pneumonia em 1920, seu corpo está surpreendentemente preservado.
Foto de Vincent J Musi, National Geographic CreativeHatshepsut, que governou o Egito de 1479 a 1458 a.C., é mais conhecida por ser uma líder retratada como um faraó do sexo masculino. Embora sua tumba tenha sido descoberta em 1903, sua múmia foi identificada apenas em 2006.
Foto de Kenneth, National Geographic Creative