Dicas de treino: corrida de rua

A atleta olímpica e multicampeã de maratonas Deena Kastor dá 5 dicas para você melhorar seu desempenho.

Por Kate Siber
Publicado 12 de mar. de 2018, 17:19 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Deena Kastor corre com o horizonte de Boston ao fundo.
Foto de Pcn Photography, Duomo, Corbis

Deena Kastor, da Califórnia, é considerada realeza das corridas. Ela estabeleceu o recorde americano para a meia maratona – duas vezes –, ganhou os campeonatos nacionais de 10 mil metros quatro vezes e conquistou um bronze na maratona nos Jogos Olímpicos de 2004, além de muitas outras conquistas.

1. MUDE A SUA ROTINA

Os seres humanos são criaturas de hábitos, mas quando se trata de correr, esses hábitos podem ser um obstáculo. "Eu acho que o erro mais comum, independente do esporte, é que entramos em uma rotina, seja ir ao mesmo lugar ou manter o mesmo ritmo", diz Kastor. "O conselho que dou para aqueles que se sentem travados ou desmotivados é mudar as coisas. Entre no carro e dirija até um lugar novo, mesmo que seja um outro bairro, ou escolha um local a 100 metros de distância e corra rapidamente até lá e depois retorne na velocidade normal”. Kastor diz que correr no mesmo ritmo todos os dias não só leva ao desgaste, mas também pode contribuir para o excesso de lesões, então divirta-se. "O importante é ter energia e um espírito saudável, quer seja por uma mudança de cenário ou por uma mudança de ritmo", diz Kastor.

2. COMA CALORIAS

Quando Deena Kastor termina suas corridas de treinamento duas vezes por dia, ela só tem uma coisa em mente: comida. "Parece estranho, mas quando você está se exercitando, você está destruindo tecidos", diz ela. "É na fase da recuperação que seu corpo se adapta e fica mais forte." Kastor sempre carrega uma barra de proteína, uma maçã e um saco de castanhas para obter uma mistura de proteínas e carboidratos. Ela come algo 30 minutos após uma corrida para parar o processo de quebra. Ela também é uma gourmet pós-treino e atualmente está escrevendo um livro de receitas saudáveis, como a sopa de abóbora e as enchiladas de abacate – talvez seja essa a motivação dela para chegar ao final da corrida.

3. CONTRATE UM TREINADOR

Às vezes, para sair da rotina, é preciso ter uma segunda opinião, e Kastor diz que os treinadores não são apenas para atletas de elite. "Eu realmente acho que um treinador ou um mentor pode trazer um grande benefício para qualquer um", diz Kastor. "Se você realmente só quiser entrar em forma, você não precisará necessariamente de uma equipe ao seu redor, mas você precisará de alguém em quem você possa confiar para criar um plano de treinamento para você". Hoje em dia, os treinadores online são relativamente baratos e podem criar planos de exercícios para corridas ou objetivos específicos. Muitas vezes eles treinam várias pessoas para a mesma corrida, buscando criar uma comunidade. "Se um treinador online estiver treinando cinco a seis pessoas para uma corrida, alguém estará lá para responder as suas perguntas, seja seu treinador ou um colega de equipe", diz. Kastor. "É bom saber que você não está sozinho".

4. ENCONTRE SEU COMBUSTÍVEL PESSOAL

Qualquer esporte exige muito do lado mental e a corrida não é exceção. Para Kastor, a inspiração pode ser tão simples como a letra de uma música – uma de suas preferidas é do U2: "Está um dia lindo, não deixe ele escapar" – mas ela também escolheu frases de seus treinadores. Uma frase, de fato, a incentivou a uma vitória que mudaria a sua carreira – sua primeira medalha de ouro em maratonas, em Chicago, 2005. "Meu treinador é muito inspirador, calmo e filosófico, mas naquela manhã ele simplesmente disse: ‘Vá lá e defina quem você é’", diz Kastor. "Apenas essas palavras – defina quem você é – aquilo ficou ecoando na minha mente a corrida inteira." Sempre procure uma nova inspiração em sua própria vida, seja uma frase de um livro, uma expressão de um amigo, ou uma música eletrizante, aconselha Kastor.

5. SONHE ALTO

Sem sonhar não há incentivo para realizar algo especial. "Quando você tem esse objetivo em sua mente, você está fazendo escolhas positivas para chegar lá todos os dias", diz Kastor. Para alguns, é completar um Ironman ou a São Silvestre. Para outros, é um evento de caridade, uma corrida de destino, ou mesmo uma corrida durante as férias em um local distante. “O valor, no entanto, não está apenas no objetivo, mas também no esforço”, diz ela. "Mesmo que você não atinja esses sonhos, você se tornará alguém muito melhor ao buscá-los".

mais populares

    veja mais

    Participe da Nat Geo Run 2018

    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados