Nova Zelândia

Você ama queijos? Esses são os lugares para onde deve viajar.

França, Líbano, Canadá e... Minas Gerais: vivencie esta iguaria em toda a sua glória em diversas partes do mundo. Terça-feira, 19 Junho

Por Delaney Chambers

O queijo é importante em muitas culturas. A maneira como uma região aprecia seus queijos pode não apenas dar sabor aos pratos, mas também ser um reflexo de como as pessoas abordam a vida. De um acompanhamento bávaro de sabor rico que é melhor apreciado em um biergarten a uma suave mas saborosa iguaria árabe, normalmente dividida com toda a mesa, aqui estão algumas das melhores maneiras de comer queijo em viagens.

Belo Horizonte, Brasil

Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, no Brasil, é universalmente considerada o melhor lugar do país para se comer queijos. O Mercado Central tem centenas de barracas só de queijo e os brasileiros notoriamente amigáveis ficarão felizes em te contar sobre cada um deles. Antes que se sinta sobrecarregado, tem uma coisa que precisa experimentar como apresentação ao queijo brasileiro: o pão de queijo. Feito com polvilho, os bolinhos de queijo têm uma textura de borracha que acentua o sabor suave, mas memorável do queijo. Mesmo que não possa ir a Belo Horizonte, o queijo de Minas gerais, queijo minas, pode ser encontrado nos menus de todo o país, e você o encontrará de todas as formas, de grelhado a frito.

Munique, Alemanha

A Baviera oferece muito mais do que cervejas durante o Oktoberfest. Sentado em um biergarten da região, você vai encontrar o café da manhã de salsicha de vitelo e o popular Currywurst com influência indiana no menu. Para acompanhá-los, você também verá kaesespaetzle, um prato popular composto de macarrão e queijo, com uma consistência parecida com a do nhoque devido ao amido. Ao provar, você será recompensado com um delicioso snack repleto de carboidratos, cheio de queijo Emmental e coberto de cebolas. Foi descrito como “o que o macarrão com queijo está tentando ser”. A versão suíça pode ser um ancestral do popular prato americano.

Beirute, Líbano

Ande pelas ruas de Beirute, Líbano, e os cheiros de hommus e xauarma estarão saindo pelas janelas abertas, junto com uma junção de comidas ocidentais que estão disponíveis nessa cidade multicultural apelidada de “Paris do Oriente Médio”. Nas chapas de todo restaurante e esquina, você encontrará o aparentemente sem graça halloumi branco, um queijo suave feito de leite de cabra, ovelha e vaca, original do vizinho, Chipre. Não se engane pela sua aparência humilde. Esse queijo versátil suga os sabores da chapa e derrete na sua boca. Se você decidir experimentar em um restaurante ao invés de comê-lo na rua (onde pode comprar e comer puro, direto da chapa), vai encontra-lo em sanduíches, grelhado com frango e em espetinhos.

Paris, França

Peça para os parisienses compartilharem seu conhecimento sobre queijo e o entusiasmo deles vai te surpreender. Na exótica vizinhança de mercados de Rue Cler, lojas de queijos se enfileiram na rua. Entre em qualquer uma delas e faça esta pergunta ao fromager: Qual brie eu deveria experimentar? Você vai sair de lá com alguns dos melhores queijos que você já experimentou (e baguetes, é claro). Experimente do leve e firme ao pesado e pegajoso e sinta a variedade de sabores, do ácido ao suave.

Cidade de Quebec, Canadá

Caminhe ao longo do rio na histórica Cidade de Quebec e escolha qualquer bar ou café com vista para a água. É o lugar perfeito para experimentar um prato que não poderia ser mais canadense: poutine. Normalmente é servido com molho (experimente qualquer molho com xarope de bordo) e coberto com um delicioso cheddar local, o poutine é realmente um dos lanches mais versáteis. Originalmente da vila inglesa de Cheddar, o queijo cheddar hoje é produzido em muitos lugares do mundo, os mais famosos são Wisconsin e outras partes do norte dos Estados Unidos, inclusive a vizinha de Quebec, Vermont. O poutine com cheddar é uma delícia: você estará experimentando duas comidas típicas de uma só vez.

Continuar a Ler