6 lugares selvagens e lindos para praticar ioga

Alguns dos destinos mais preservados do mundo oferecem espaços dedicados à atividade que conecta respiração, corpo, mente e espírito.

Por Kelly Barrett
Publicado 20 de jul. de 2018, 16:17 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Um iogue medita na Praia Preta de Kerala olhando para o mar.
Foto de Andrea Artz, Laif, Redux

Alguns dos destinos mais preservados do mundo oferecem espaços dedicados à atividade que conecta respiração, corpo, mente e espírito.

A palavra “ioga”, em sânscrito, significa “união”. Para alguns praticantes, isso pode significar a união da respiração, corpo, mente ou espírito. Para os iogues viajantes, pode ser sobre essa união especial com um lugar especial. Como a prática da ioga incentiva a busca de uma consciência completa de si mesmo, talvez seja uma das maneiras mais gratificantes de se aproveitar a solidão na natureza. Felizmente, alguns dos locais mais lindos e preservados do mundo também oferecem espaços dedicados para preencher seu espírito.

Querala, Índia

Se quiser vivenciar a forma mais pura da ioga, talvez uma jornada ao seu local de nascença seja necessária. Na Índia, o estado de Querala, no sudoeste, oferece os melhores locais do mundo para a prática de Ayurveda, um sistema de medicina alternativa e prática “irmã” da ioga, que data de séculos atrás, dos primeiros livros hindus focados em medicina. Enquanto alguns viajantes podem apostar nos poderes da medicina ayurveda, outros escolhem este local apenas para aprofundar suas práticas de ioga, na serenidade de seus muitos ashrams famosos. Muitos centros oferecem programas holísticos que incluem um programa individualizado de cura por ayurveda, completo com “receitas” de refeições e movimentos, enquanto outros oferecem aulas de culinária, para você levar essa noção de saúde e bem-estar para casa com você.

Montezuma, Costa Rica

Praias da Costa Rica, como a Playa Cocolito, são lugares naturais para combinar ioga e surfe.
Foto de HAUSER, LAIF/REDUX

Há uma combinação natural entre surf e ioga – ambos demandam alta concentração, controle da respiração e, é claro, paciência. A Costa Rica pode ser o melhor lugar para aproveitar o melhor dos dois mundos. Viajantes amam Montezuma por seus locais convidativos e clima artístico, sem falar na deliciosa comida com opções vegetarianas. Com um litoral acidentado e rochoso, é menos movimentada do que outras cidades próximas, como Santa Teresa. Para o melhor surf da região, faça uma pequena caminhada pelo litoral em direção ao Norte para Playa Grande e teste seu equilíbrio nas ondas. Como compensação por seus esforços, tome um smoothie de avocado com vista para o Golfo de Nicoya.

Costa Amalfitana, Itália

A Costa Amalfitana vai até depois de Positano e Napoles, Itália.
Foto de Nigel Hicks, National Geographic Creative

Se você estiver em um retiro em uma fazenda com vista para o Mar Tirreno na Costa Amalfitana, saberá que fez uma boa decisão. Cidades como Ravello, Praiano e La Selva oferecem o cenário ideal para essa aventura. Para uma verdadeira experiência espiritual, passe um dia caminhando pelo Caminho dos Deuses, que liga a cidade pitoresca de Agerola a Nocelle, com uma descida suave e vistas magníficas do litoral e da ilha de Capri. Sinta o cheiro dos tomates na videira, manjericão, olivais e árvores cítricas entre sessões uma sessão de ioga e outra, depois seja servido de refeições vindas direto da terra.

Koh Yao Noi, Tailândia

Mais lugares sem turistas, locais como Wat Chalong em Phuket, Tailândia, oferecem um retiro de paz para iogues.
Foto de Günter Standl, Laif, Redux

Com uma prática de ioga voltada para a sintonização (e desprendimento) dos sentidos, você terá várias formas de praticas na ilha sonolenta e imaculada de Koh Yao Noi. Oferecendo um escape bem vindo das áreas mais turísticas da Tailândia, os professores locais de Koh Yao Noi dão aulas variadas de ioga, de hatha a Yin, assim como pranayama (técnicas de respiração) e meditação. Aumente sua prática física com uma aventura de escalada ou faça um passeio de caiaque nos mangues com plantas tropicais coloridas, palmeiras verdes e borboletas de cores vibrantes. Encerre seu dia em uma praia secreta e isolada para meditar ao ritmo do oceano.

Vale Sagrado dos Incas, Peru

Vistas panorâmicas do Vale Sagrado dos Incas preenchem as janelas do centro de retiro Pachamama Wasi.
Foto de Kelly Barrett

A maioria dos visitantes fazem a peregrinação para o Peru para visitar as ruínas enigmáticas, inclusive Machu Picchu. Desacelere por algumas noites para se recarregar mental e espiritualmente na solidão do Vale Sagrado dos Incas. Muitos dos centros dentro do Vale são propriedades familiares, oferecendo um escape para você seguir sua própria jornada espiritual. Também é comum encontrar uma série de atividades que abrangem antigas tradições xamânicas, desde cerimônias comunitárias de cabanas de suor, até a antiga prática inca da medicina de San Pedro, que os líderes espirituais andinos acreditavam que facilitava a conexão com a Pachamama, ou Mãe Terra. Para ajudar seu corpo a se acostumar à altitude alguns curandeiros tradicionais recomendam beber chá de folha de coca ou simplesmente mastigar a folha. Depois, vá até a paisagem e respire o ar de um dos lugares mais lindos e históricos do mundo. Pela manhã, acorde para uma vista 360 graus dos Ades e se pergunte se você está sonhando.

Sedona, Arizona

Uma mulher pratica ioga sob a Via Láctea perto de Sedona, Arizona.
Foto de TWILDLIFE, GETTY IMAGES

Talvez não importe se você acredita na sabedoria na Nova Era que gravita em torno desse “centro de vórtices.” Quando você chegar, vai sentir seu magnetismo – seja traduzido na variedade de medicinas alternativas disponíveis ou através dos impressionantes morros de rocha vermelha e paredes do cânion que se espalham pelo terreno do deserto. Enquanto estiver na área, visite o Amitabha Stupa and Peace Park, aninhado entre pinheiros de pinon e zimbro na base da Thunder Mountain. Pela tradição budista, stupas representam a Mente Iluminada, e servem como um espaço para renovação espiritual.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados