Animais

Vídeo raro mostra leões sendo expulsos do próprio bando

A prosaica morte de uma zebra teve fim diferente para dois membros do grupo. Quinta-feira, 26 Outubro

Um guia de safari e alguns turistas assistiam a um leão caçando uma zebra – algo rotineiro na África do Sul – quando a situação tomou um rumo inesperado.

Depois que umas das leoas matou a zebra para que o bando pudesse se banquetear, duas outras se viraram contra dois jovens leões e os expulsaram do grupo, impedindo que os machos comessem a caça.

“A caçada terminou rapidamente, e todo o bando parecia se juntar para a comilança”, disse Rodney Nombekana, o guia. “Tinha dois jovens machos no grupo, e eles estavam na idade de serem excluídos do bando. Esse provavelmente foi o motivo do ataque.”

O vídeo feito pelo guia na Reserva Privada Pilanesberg mostra o momento da expulsão. Apesar de todo jovem leão macho passar por essa situação, é muito raro que humanos a testemunhem.

Os dois jovens machos foram mandados embora logo após a morte da zebra. Por isso, é provável que a disponibilidade de comida tenha estimulado as leoas a expulsá-los.

Normalmente, leões machos deixam o bando quando ainda jovens e estabelecem o próprio grupo – muitas vezes lutando com outros machos, líderes de outros bandos, a fim de tomar-lhes o posto. Cada bando pode ter até três leões machos adultos.

As leoas continuam no mesmo bando por toda a vida, e, dentro dele, todas são parentes.

Continuar a Ler