Conheça um dos balés mais icônicos da Rússia

O famoso Teatro Mariinski, em São Petersburgo, recebe obras-primas há séculos.

Por Lane Nieset
Publicado 15 de jun. de 2018, 12:33 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Bailarinas dançam no teatro de balé Mariinski, visto dos bastidores.
Foto de Tommaso Bonaventura, Contrasto, Redux

MASHA, com seus cabelos infantis presos e sua camisola branca ondulante, desliza em frente a uma árvore de Natal agarrada ao seu novo presente - um quebra-nozes de madeira - enquanto faz um elegante arabesco sobre uma sapatilha pontuda de balé. A plateia, envolta em lantejoulas e peles cor de castanha, olha admirada, enquanto a primeira bailarina ergue-se graciosamente do palco, segurando sua boneca tão firmemente quanto um ursinho de pelúcia.

Hoje sinônimo das festas de fim de ano, Rudolph, a rena do nariz vermelho, uma batalha de balé entre camundongos super crescidos e soldados de brinquedo de Peter Tchaikovsky, estreou em 1892 no histórico Teatro Mariinski, em São Petersburgo.

“O Teatro Mariinski é uma das joias da coroa da Rússia, e está profundamente enraizado na cultura local”, diz Xander Parish, a primeira bailarina britânica a se juntar ao Balé Mariinski. “Os habitantes de São Petersburgo parecem ter balé e artes no sangue”. As crianças são levadas ao Teatro Mariinski com apenas dois ou três anos para assistir a pequenas apresentações antes de serem apresentadas a clássicos como o Quebra-Nozes.

Inaugurado em 1783, o teatro russo já abrigou algumas das máquinas de palco mais modernas do país e contou com apresentações da Companhia de Ópera Russa. Com o nome da imperatriz Maria Alexandrovna, esposa do czar Alexandre II, o Teatro Mariinski, com suas espumas verdes, foi o local onde o Lago dos Cisnes renasceu pela primeira vez (após a morte de Tchaikovsky) e onde a Bela Adormecida teve sua primeira apresentação.

No dia de Ano Novo em 1811, a fachada foi destruída em um incêndio que durou dois dias. Em seguida, o teatro foi reconstruído e renasceu como uma fênix durante sua época de ouro - até que o local foi mais uma vez consumido pelas chamas em 1859. Um ano depois, o teatro dourado foi reconstruído como um auditório de inspiração italiana em forma de U com um dos maiores palcos do mundo (e uma cortina inspirada na cauda do vestido da imperatriz).

“Visitar São Petersburgo e não ver um balé no Teatro Mariinski é como visitar a cidade e não visitar o Museu Hermitage”, diz Natalia Ivanova-Slavianskaia, professora de turismo da Universidade Estatal de São Petersburgo, comparando o teatro do século 18 com o histórico museu de arte da cidade. “Este teatro é verdadeiramente o berço do balé russo, que é quase tão antigo quanto São Petersburgo”.

 

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados