A vida segue em Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear do mundo

Embora tenha havido evacuações em massa após a catástrofe radioativa, Chernobyl nunca ficou totalmente desabitada.

Veja como a Rainha Vitória reconstruiu a monarquia britânica

Ela assumiu o trono em meio a pedidos para substituir a realeza por uma república. Mas a Rainha Vitória manteve o poder por meio de reformas ambiciosas e políticas imperialistas, e seu legado perdura até hoje.

A vida de príncipe Philip, Duque de Edimburgo, em fotos

Recipiente da Medalha Especial de Ouro, hoje Medalha Hubbard, da National Geographic Society, príncipe Philip morreu nesta sexta-feira, 9 de abril, aos 99 anos.

Outrora segredos de estado, bunkers albaneses agora são museus

Arte e ideias criativas transportam Tirana, a movimentada capital da Albânia, para longe de seu passado comunista.

Tocando de cabeça fria: esses artistas fazem música usando instrumentos de gelo

Utilizando trompetes, harpas e tambores congelados, uma nova forma de arte segue as trilhas da natureza.

Rios e lagos são os ecossistemas mais degradados do planeta. Será possível salvá-los?

A humanidade depende de água doce para seu consumo, alimentação e saneamento, mas suas fontes estão ameaçadas. Agora, a pauta da água doce está se tornando prioridade a conservacionistas.

Mulher pode ter sido poderosa líder europeia – sugere um tesouro de quatro mil anos

As novas descobertas podem refutar a ideia de que o poder estatal é quase exclusivamente um produto de sociedades dominadas por homens, segundo pesquisadores.

Análise de DNA de vítimas de massacre de 6,2 mil anos traz mais perguntas do que respostas

Arqueólogos presumiram que uma família inteira foi morta violentamente há milhares de anos, mas o maior estudo genético de um assassinato em massa já conduzido até hoje refuta a hipótese.

Surto de covid-19 em visons gerou lições preocupantes sobre a pandemia

A disseminação do novo coronavírus expôs problemas em criadouros para produção de peles e em nossa resposta a esses surtos.

Os inestimáveis fósseis de primatas encontrados em um depósito de lixo

À medida que o aterro de Can Mata se expande na Catalunha, paleontólogos estão descobrindo ossos de espécies antigas que são os precursores dos macacos — e nossos.

Estereótipos impulsionaram aumento do turismo em região gélida do norte da Europa

Por décadas, experiências turísticas, como passeios de trenó puxado por cães, criaram uma falsa narrativa das tradições dos indígenas sami.

Enormes partes de Stonehenge podem ter sido transportadas de monumentos mais antigos

Anos de pesquisas arqueológicas sugerem que os britânicos do Neolítico arrastaram pesadas partes do icônico monumento de lugares longínquos da ilha.

Maior coruja do mundo está ameaçada de extinção — mas ainda há tempo de salvá-la

Encontrada na Rússia e em partes da Ásia, a população de corujas-pescadoras-de-blakiston está em declínio devido à perda de habitat e às mudanças climáticas.

Bichos de estimação ajudam donos a enfrentar pandemia, mas talvez estejam estressados

Alguns donos de animais de estimação estão notando mudanças comportamentais neles, ao mesmo tempo em que se preocupam ainda mais com o bem-estar dos animais durante confinamento.

Parisienses querem recuperar rio lendário soterrado sob concreto

O rio Bièvre fluía pela Paris de Victor Hugo. Esforços de preservação podem trazer de volta esse rio histórico.

Famoso navio funerário anglo-saxão foi provavelmente o último de seu tipo

A descoberta arqueológica em Sutton Hoo — um feito retratado no filme “A Escavação” —  talvez seja tudo o que restou de uma suntuosa tradição funerária medieval inglesa.

Enorme bagre devorador de pombos causa devastação em ecossistemas europeus

O maior peixe de água doce do continente, originário do Leste Europeu, é uma espécie invasora que ameaça peixes nativos já em declínio.

Na Alemanha, novo museu reacende uma polêmica colonial

O novo Fórum Humboldt de Berlim levanta novamente o debate sobre quem tem o direito de possuir e exibir o patrimônio oriundo da África.

Este monumento comunista em ruínas ainda atrai turistas na Bulgária

Buzludzha foi construído para homenagear a fundação do Partido Social Democrata Búlgaro e é considerado um marco da arquitetura brutalista, mas foi abandonado depois da queda do comunismo no país em 1990.