Animais

13 fotos antigas mostram por que filhotes derretem corações

No dia das crianças, exploramos a ciência da fofura com a ajuda de antigas fotos da National Geographic. Quarta-feira, 8 Novembro

Por Heather Brady

Para o Dia das Crianças, fizemos uma adorável galeria de fotos que mostra filhotes brincando uns com os outros, posando para câmera e interagindo com humanos em sua volta. Mas o que torna esses bichinhos tão fofos, a ponto de derreter nossos corações?

A teoria mais aceita, conhecida como efeito "baby schema", diz que quando humanos olham para filhotes, nosso cérebro libera dopamina e oxitocina. Os mesmos hormônios são ativados quando olhamos para bebês, e componentes químicos semelhantes são liberados quando nos apaixonamos.

A liberação química é ativada pela aparência de filhotes de mamíferos – como cabeça grande em relação ao corpo, olhos grandes, formato arredondado do corpo e pele macia. Como bebês humanos são indefesos por muitos meses, nossa resposta biológica nos estimula a protegê-los. Trata-se de uma vantagem evolutiva da nossa espécie. 

O Dia da Criança no Brasil foi criado pelo deputado Galdino do Valle Filho na década de 1920, inspirado pelo 3º Congresso Sul-Americano da Criança que aconteceu em 1923 no Rio de Janeiro.

Continuar a Ler