Com as fazendas de bile de urso fechando, animais cativos estão em risco

Fazendeiros vietnamitas podem matar centenas de ursos cativos com a queda da indústria de bile de urso no país.

Por Annie Roth
Publicado 17 de jul. de 2018, 17:13 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
urso-negro-asiático
Este urso-negro-asiático e outros sete foram resgatados em 2015 de uma fazenda e bile no nordeste do Vietnã. Centenas de outros continuam presos.
Foto de Hoang Dinh Nam, AFP, Getty

As vidas de quase mil ursos cativos foram colocadas em risco com o declínio da indústria de bile no Vietnã. Um estudo liderado pelo grupo de bem estar animal australiano Free The Bears descobriu que as fazendas de bile do Vietnã estão deixando seus ursos com fome e matando-os porque mantê-los vivos é muito caro. Lucros da bile de urso caíram devido à diminuição da demanda de bile de ursos cativos e excesso de oferta, de acordo com pesquisadores.

A bile de urso, um fluido digestivo secretado pelo fígado e armazenado na vesícula biliar, é cobiçado na China e em outros países asiáticos, onde praticantes da medicina tradicional acreditam que seja a cura para tudo, de ressacas a câncer. Estudos mostraram que a bile de urso pode ser eficaz no tratamento para doenças hepáticas, mas seu ingrediente ativo já é fabricado sinteticamente.

Um urso-negro-asiático dá um mergulho em uma piscina no centro de resgate Free The Bear no Vietnã.
Foto de Free The Bears

O estudo, publicado em 4 de julho na revista Oryx, descobriu que produtores de bile de urso vietnamita gastaram quase 90% menos em comida para seus ursos desde que o preço da bile de urso começou a cair em 2010. Relatos de ursos morrendo de fome em fazendas de bile vietnamitas deram suporte às suas descobertas. A Free The Bears agora teme que uma morte em massa dos ursos remanescentes esteja iminente.

A criação de ursos para colher a bile sancionada pelo governo começou na China em meados dos anos 1980 como uma maneira de diminuir a caça de ursos-malaios e ursos-negros-asiáticos selvagens, ambos vulneráveis à extinção. Em 2016, mais de 13 mil ursos eram mantidos em fazendas de bile na Ásia, inclusive no Vietnã, de acordo com a rede de monitoramento de vendas de vida selvagem TRAFFIC. No Vietnã, os esforços para reproduzir ursos cativos não tiveram sucesso. Como resultado, fazendas são abastecidas com ursos selvagens capturados por caçadores.

O Vietnã baniu a extração de bile de urso em 2005, mas dúzias de fazendas de bile de urso ainda operam. Em 2006, o Vietnã tinha aproximadamente 4 mil ursos em fazendas de bile. Isso porque a proibição tinha uma provisão que permitia que as fazendas existentes mantivessem os ursos que já tinham, com a condição de que os donos assinassem uma promessa de não extrair bile deles. Essa brecha legal, combinada com a falta de monitoramento, permitiu que a indústria persistisse, diz o estudo.

Em 2015, no entanto, o número de ursos em fazendas no Vietnã tinha caído para menos de 1,3 mil. Para descobrir para onde os ursos tinham ido e por quê, Brian Crudge – gerente do programa de pesquisa da divisão do Vietnã da Free The Bear e autor do estudo – junto com pesquisadores da ONG WildAct Vietnam e Vinh University passaram a maior parte de 2016 entrevistando produtores de bile de urso pelo país.

Mas de dois terços dos 66 atuais e antigos produtores com quem conversaram disseram que manter ursos para extrair bile não era mais lucrativo. Mais da metade disse que tinha parado com suas operações nas últimas duas décadas. E desses antigos produtores, metade admitiu ter matado seus ursos com o fechamento da fazenda.

mais populares

    veja mais

    “Não fico surpreso que eles não vejam mais valor em investir em comida para urso e os estejam matando”, diz Crudge. “Quando a bile não tem mais valor, manter os ursos não dá mais lucro, então eles matam e vendem as partes”.

    Um urso morto pode trazer um bom lucro para um produtor com dificuldades. Suas patas, vesículas, dentes e garras têm preços altos no mercado negro. Patas são usadas em sopa de pata, considerada uma iguaria, e vinho de pata de urso; dentes e garras são transformadas em bugigangas e joias; todas as vesículas biliares são usadas para fazer remédios tradicionais.

    Fazendas de bile são notoriamente desumanas – ursos são trazidos ainda filhotes e mantidos em jaulas onde mal conseguem de mexer. A bile é extraída diariamente dos animais através de um cateter, que pode ser extremamente doloroso, de acordo com Crudge.

    Veja o raro nascimento de um urso-malaio em cativeiro
    Os mamíferos foram resgatados de comerciantes ilegais no Camboja e levados para um zoológico inglês.

    Produtores de bile vietnamitas atribuem a diminuição da demanda por bile de urso à intervenção governamental, mudando as tendências de consumo e as preocupações sobre a potência da bile de fazendas. Bile de urso extraída de ursos selvagens vale até 12 vezes mais do que bile extraída de ursos de fazenda, de acordo com o relato dos produtores. Eles atribuem essa disparidade à crença de que ursos selvagens têm uma bile de qualidade superior. Mesmo assim, disseram que o preço da bile de urso, de fazenda ou selvagem, caiu em cerca de 13% nos últimos anos.

    “Acho que a tendência a longo prazo é a demanda continuar caindo. As pessoas que estão investindo nessa área ficarão com problemas”, diz Douglas MacMillan, professor de economia de biodiversidade no Durrell Institute of Conservation and Ecology na University of Kent, na Inglaterra. MacMillan, que não estava envolvido no estudo, diz que jovens consumidores asiáticos não gostam tanto da medicina tradicional quanto os mais velhos, o que ajuda a explicar a queda no mercado de bile de urso.

    Em 2017, o Vietnã solidificou seu comprometimento com o fim da prática ao jurar transferir todos os ursos remanescentes a centros de recuperação. Os ursos normalmente são muito traumatizados para serem devolvidos à natureza e, com aproximadamente 900 ursos ainda presos no Vietnã, encontrar espaço para todos será um desafio.

    “A única esperança para esses ursos é que eles sejam resgatados. Para isso acontecer, contudo, o governo teria que agir rapidamente”, diz Crudge.

    Free The Bears, Animals Asia e algumas outras organizações têm centros de resgate dentro e próximo ao Vietnã, a maioria está lotada. De acordo com Crudge, Free The Bears está construindo um centro de resgate adicional para acomodar os ursos remanescentes do Vietnã.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados