Qual é a diferença entre uma lhama e uma alpaca?
Uma lhama observa a antiga cidade inca perdida de Machu Picchu, no Peru.
À primeira vista, uma lhama (lama glama) e uma alpaca (lama pacos) parecem iguais. De fato, elas podem até se confundir com outros camélidos da América do Sul como o guanaco ou a vicunha. No entanto, existem diferenças entre eles. Conheça quais são as características que distinguem esses animais e aprenda a reconhecê-los.
1. A altura das lhamas e das alpacas é diferente
As lhamas são as mais altas da espécie (cerca de 1,2 metro), informa a página Peru Travel, um site oficial do Ministério de Comércio Exterior e Turismo (Mincetur) do Peru. As alpacas medem aproximadamente a metade do tamanho das lhamas.
2. A forma das orelhas
É possível distinguir os dois animais pela forma das suas orelhas. As lhamas possuem orelhas largas e com forma de banana. Já as alpacas têm orelhas simétricas e com o formato de pera. Além disso, estão cobertas de uma pelagem muito fina e uma cor mais uniforme do que as lhamas.
3. A pelagem
Uma característica fundamental na hora de diferenciar as lhamas das alpacas é a sua pelagem. As primeiras possuem um pelo mais fino e menos uniforme que os seus parentes camelídeos, de acordo com o Peru Travel. Por outro lado, as alpacas possuem uma pelagem mais suave e de grande qualidade, fazendo com que sua lã seja muito valorizada.