Qual é o maior animal do planeta?

Ele pode ser encontrado nos oceanos Ártico, Antártico, Índico, Pacífico e Atlântico.

Uma mãe baleia azul empurra seu recém-nascido para a superfície para respirar.

Arte de Larry Foster
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 6 de jul. de 2023, 16:08 BRT

Há uma grande variedade de animais no mundo, desde as menores espécies até as maiores. Eles podem habitar a selva, a floresta, os mares e até mesmo o deserto.

De acordo com o site Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados on-line de história natural da Universidade de Michigan, Estados Unidos, a baleia-azul (Balaenoptera musculus) é o maior ser vivo do planeta. O cetáceo costuma ter entre 25 metros de comprimento (no caso dos machos) e 27 metros (fêmeas), e pode ser encontrado em todos os oceanos: Ártico, Antártico, Índico, Pacífico e Atlântico.

O maior exemplar já encontrado tinha 33,5 metros de comprimento, e o mais pesado tinha 190 toneladas.

Veja mais: (Conheça 5 animais marinhos perigosos)

Fatos divertidos sobre a baleia-azul

Esses animais estão presentes nos oceanos do mundo, Ártico, Pacífico, Atlântico, Índico e Atlântico, portanto, seu habitat pode ser em águas salgadas ou marinhas, bem como em zonas tropicais, temperadas e até mesmo polares.

O corpo das baleias é coberto por uma cor azul-acinzentada, com algumas manchas nas costas e nos ombros de um tom mais claro. Ao longo do queixo até um pouco acima do umbigo, elas têm cerca de 50 a 90 sulcos. A nadadeira delas, localizada na parte dorsal do corpo, mede aproximadamente 35 centímetros.

A ADW destaca que as fêmeas são fisicamente maiores do que os machos. O tempo de gestação é de cerca de 11 a 12 meses, dando à luz geralmente no inverno em áreas de águas quentes. Em média, elas têm um filhote a cada dois ou três anos.

A dieta da baleia-azul é baseada principalmente em krill (Euphausiacea); elas podem comer cerca de 4 toneladas por dia deste crustáceo. No entanto, essas baleias também comem plâncton.

A vida útil média das baleias-azuis é de aproximadamente 80 a 90 anos. Sua forma de comunicação é diferente da de outras baleias, com uma vocalização de 14 hertz e volume de até 200 decibéis. Esse nível de frequência pode atingir milhares de quilômetros na vastidão do oceano.