Baleias não borrifam água de seus espiráculos — e outros mitos desmentidos

Esclarecemos os equívocos mais comuns sobre esses mamíferos marinhos — algo essencial para mantê-los seguros e saudáveis.

Jubarte presa em rede de pesca sai 'acenando' depois de ser solta em Ilhabela

Presença de baleias no canal de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, é cada vez mais comum – assim como o encontro de animais marinhos com lixo plástico.

Baleia-cinzenta estabelece novo recorde ao atravessar meio mundo

O macho de 12 metros viajou do Pacífico Norte até a Namíbia, onde ocorreu o primeiro avistamento da espécie no Hemisfério Sul.

#SegredoDasBaleias – Para que serve o mítico chifre dos narvais?

Habitantes das águas gélidas do Oceano Ártico, os narvais são raros e possuem um chifre que ainda intriga cientistas.

#SegredoDasBaleias – Cachalotes têm comportamento misterioso nas profundezas do oceano

As cachalotes estão entre os animais que conseguem mergulhar mais fundo. E lá, nas profundezas do oceano, são exímias caçadoras.

#SegredoDasBaleias – Jubartes e suas nadadeiras peitorais gigantes

As enormes nadadeiras peitorais das jubartes permitem que elas produzam empuxo suficiente para tirar o corpo inteiro da água ao saltarem.

#SegredoDasBaleias – Veja como as orcas se camuflam no oceano

As orcas são os maiores mamíferos predadores da Terra e usam diferente táticas para caçar.

#SegredoDasBaleias – Belugas criam redes de amizade que duram a vida toda

Com uma capacidade impressionante de comunicação, as belugas formam enormes grupos e vivem nas águas geladas do Ártico.

Imagens raras mostram baleias ameaçadas de extinção se 'abraçando'

Restam menos de 400 baleias-francas-do-atlântico-norte no oceano; registrar esse comportamento incomum é um bom sinal.

O Segredos das Baleias

James Cameron produz e Sigourney Weaver narra esta série documental filmada ao longo de três anos em 24 locais para mostrar como as baleias fazem amizades para a vida toda, ensinam tradições do clã aos filhotes e sofrem pela perda de entes queridos.

Por que as baleias encalham? Nós também temos uma parcela de culpa

De marés enganosas à poluição sonora e pesca em excesso, há muitos motivos pelos quais as baleias — às vezes centenas ao mesmo tempo — acabem encalhando na terra firme.

Veja como funciona a ecolocalização – o sonar inerente da natureza

Desde baleias-brancas, morcegos e até humanos, diversos animais emitem sons que rebatem em objetos e auxiliam em seu deslocamento e na caça.

Fumaça dos incêndios florestais pode prejudicar baleias e golfinhos – veja como

Conforme os incêndios avançam pela costa oeste da América do Norte, os cientistas temem que os mamíferos marinhos sejam prejudicados pela inalação de fumaça, fenômeno ainda não estudado.

Baleias ameaçadas estão assustadoramente magras e preocupam estudiosos

As baleias-francas-do-atlântico-norte estão em pior forma do que suas primas do sul – parte disso se deve ao fato de ficarem presas em equipamentos de pesca.

Em busca de pinguins, expedição encontra show de baleias em Ilhabela

Reportagem acompanhou monitoramento de animais marinhos no litoral de São Paulo depois que um número recorde de pinguins-de-magalhães apareceram mortos ou debilitados em praias brasileiras.

Mares mais calmos devido à pandemia podem reduzir estresse e melhorar saúde das baleias

Cientistas têm a rara chance de estudar um mundo marinho praticamente livre de humanos e suas máquinas barulhentas.

Quanto valem as baleias vivas? No Brasil, 82,5 bilhões de dólares

Pesquisadores brasileiros se juntaram a economistas do FMI e da Universidade de Duke para calcular o valor dos serviços ambientais prestados pelas baleias.

Fotos revelam a exuberância e variedade de baleias pelo mundo

Recentemente, economistas do FMI e pesquisadores da Universidade de Duke calculara, que baleias prestam serviços ambientais no valor de US$ 1 trilhão. Só no Brasil, elas contribuem com US$ 82,5 bilhões.

Tempestades solares podem atrapalhar a navegação das baleias e fazê-las encalhar

O sol eventualmente libera rajadas de radiação eletromagnética, o que pode desorientar as baleias, segundo novo estudo.