Cobra-real

Por REFERENCE
As cobras-reais são as maiores entre todas as espécies de cobras venenosas. Por enfrentarem diversas ameaças ...

As cobras-reais são as maiores entre todas as espécies de cobras venenosas. Por enfrentarem diversas ameaças decorrentes de atividades humanas, essas cobras estão vulneráveis à extinção.

Foto de Joël Sartore NATIONAL GEOGRAPHIC PHOTO ARK

Nome comum: Cobra-real

Nome científico: Ophiophagus hannah

Tipo: Répteis

Dieta: Carnívora

Coletivo: Bando

Expectativa média de vida na natureza: 20 anos

Tamanho: 3,9 metros

Peso: Até 9 quilos

O que é a cobra-real?

A cobra-real, uma das cobras mais venenosas do planeta, pode literalmente “se levantar” e encarar uma pessoa adulta. Quando confrontadas, as cobras-reais podem levantar até um terço de seu corpo do solo e ainda avançar para atacar.

Felizmente, as cobras-reais são tímidas e evitam os humanos sempre que possível. Em situações em que se sentem ameaçadas, elas também exibem seu icônico capuz e emitem um silvo semelhante ao rosnado de um cachorro.

As cobras-reais podem atingir cerca de 5,4 metros de comprimento, o que faz desta espécie a mais cumprida de todas as espécies de cobras venenosas.

Veneno

A cobra-real não possui o veneno mais potente entre as cobras venenosas, mas a quantidade de neurotoxina que elas podem liberar em uma única mordida, até 59 mililitros, é suficiente para matar 20 pessoas, ou até mesmo um elefante. O veneno da cobra-real afeta os centros respiratórios do cérebro, causando parada respiratória e insuficiência cardíaca.

Habitat e comportamento

As cobras-reais vivem principalmente nas florestas tropicais e planícies da Índia, sul da China e sudeste asiático, e sua coloração pode variar bastante de acordo com a região. Elas se adequam a diversos tipos de habitats, como florestas, matagais de bambu, manguezais, pastagens de alta altitude e rios.

Esta espécie se alimenta principalmente de outras serpentes, tanto venenosas como não venenosas. Também se alimentam de lagartos, ovos e pequenos mamíferos. É a única espécie de cobras no mundo que constrói ninhos para seus ovos, protegendo-os ferozmente até o nascimento dos filhotes.

Encantadores de serpentes

As cobras-reais são bastante conhecidas por serem a espécie escolhida pelos encantadores de serpentes do sul da Ásia. Embora consigam ouvir, elas são surdas aos ruídos do ambiente e sentem as vibrações do solo. O encantamento de serpentes é “muitas vezes um jogo triste em que uma cobra exausta é colocada na defensiva, mas condicionada (com dor) a não atacar o flautista”, diz o Zoológico Nacional Smithsonian.

Ameaças à sobrevivência da espécie

A União Internacional para a Conservação da Natureza listou a cobra-real como vulnerável à extinção. Essas cobras enfrentam diversas ameaças decorrentes das atividades humanas. O intenso desmatamento no sudeste da Ásia destruiu os habitats de muitas cobras-reais; elas também são capturadas em grande escala para fins medicinais, alimentares e cosméticos. Também são capturadas para o comércio internacional de animais de estimação. Além disso, são perseguidas por humanos amedrontados por sua reputação ameaçadora.

Conservação

No Vietnã, a cobra-real é uma espécie protegida. Áreas protegidas dentro do alcance geográfico da espécie provavelmente fornecem algumas salvaguardas, e organizações como a King Cobra Conservancy (Conservação da Cobra-real, em tradução livre) trabalham estudando o comportamento da espécie a fim de educar o público e proteger o habitat desses répteis. O governo indiano implanta microchips em cobras-reais cativas para permitir que as autoridades identifiquem quaisquer cobras que tenham sido capturadas recentemente (o que foi proibido) a fim de reduzir o comércio ilegal de animais selvagens.

 

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Animais
Cobras-cegas
Animais
Por que cobras têm dois pênis e jacarés-americanos estão sempre com ereção
Animais
Quais são os efeitos do veneno de uma cobra no corpo humano
Animais
Tartaruga-de-couro
Animais
Iguana

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados