Rã-touro-americana fotografada no zoológico de Denver, Colorado, Estados Unidos
Nome comum: Rã-touro-americana
Nome científico: Lithobates catesbeianus
Tipo: Anfíbio
Dieta: Carnívora
Coletivo: Anuros
Expectativa média de vida na natureza: Entre 7 e 9 anos
Tamanho: Entre 8,9 a 15,2 centímetros (fêmea adulta)
Peso: Cerca de 500 gramas
O chamado barítono da rã-touro é tão profundo e ressonante que se assemelha ao mugido de um touro, razão de seu nome. Somente machos emitem esse ruído característico, que pode ser ouvido durante o dia ou a noite.
Tamanho
Maior de todos os anuros norte-americanos, esse gigante pode ultrapassar 20 centímetros de comprimento e pesar até 680 gramas. Até mesmo girinos dessa espécie podem atingir cerca de 17 centímetros de comprimento.
Área de distribuição da população
Sua área de distribuição está entre as mais extensas dentre todos os anfíbios norte-americanos, sendo encontrados em lagoas de água doce, lagos e pântanos da Nova Escócia, no Canadá, em todo o território continental dos Estados Unidos, México e Cuba. Já foram encontrados até mesmo na Europa, América do Sul e Ásia.
Rã-touro-americana fotografada em Bennet, Nebraska, Estados Unidos
Comportamento
As rãs-touro geralmente são verdes ou marrom-acinzentadas, com manchas marrons, e possuem tímpanos circulares facilmente identificáveis em ambos os lados da cabeça.
Predadores noturnos, os anfíbios emboscam e se alimentam praticamente de tudo que couber em suas grandes bocas, incluindo insetos, camundongos, peixes, aves e cobras. Aguardam sentados e em silêncio pela presa, então, se lançam à frente com as poderosas patas traseiras e com a boca aberta.
Os machos são bastante territoriais e protegem agressivamente seu território. As fêmeas são discretamente maiores que os machos.