Jiboia fotografada no zoológico Lincoln Children’s Zoo em Nebraska, Estados Unidos
Nome comum: Jiboia
Nome científico: Boa constrictor
Tipo: Répteis
Dieta: Carnívora
Coletivo: Grupo, bando
Expectativa média de vida na natureza: Entre 20 e 30 anos
Tamanho: Cerca de 4 metros
Peso: Aproximadamente 27 quilos
As jiboias possuem as manchas corporais mais distintas de todos os répteis. Dependendo do habitat em que vivem, sua coloração pode assumir tons de marrom, verde, vermelho ou amarelo e exibir padrões enigmáticos com linhas irregulares, formas ovais, losangos e círculos.
Comportamento
As jiboias são serpentes constritoras não venenosas encontradas nas regiões tropicais da América Central e do Sul. Assim como a sucuri, elas são excelentes nadadoras, mas preferem ficar em terra firme, vivendo principalmente em troncos ocos e tocas abandonadas de mamíferos.
Bem menores do que as sucuris, as jiboias podem atingir até quatro metros de comprimento e pesar mais de 45 quilos. Suas mandíbulas possuem pequenos dentes em forma de gancho para agarrar e segurar a presa, que é então contida pelo corpo musculoso da jiboia até o sufocamento. As jiboias se alimentam de quase tudo que conseguem capturar, incluindo aves, macacos e porcos selvagens. A abertura de suas mandíbulas permite engolir uma presa grande inteira.
Reprodução e conservação
As jiboias fêmeas incubam ovos dentro de seus corpos e dão à luz até 60 filhotes vivos. Ao nascer, possuem cerca de 60 centímetros de comprimento e não param de crescer ao longo da vida, cuja expectativa varia de 25 a 30 anos. A maior jiboia já encontrada media 5,5 metros.
Caçadas por sua pele elegante e ornamentada e para venda no comércio de animais exóticos, essas serpentes são protegidas em algumas regiões.