Sapo Phyllobates terribilis: um dos animais mais venenosos da Terra

Coletivo: Anuros

Expectativa média de vida na natureza: 10 anos

Tamanho: Cerca de 2,5 centímetros

Peso: Menos de 28 gramas

O sapo Phyllobates terribilis é considerado um dos animais mais tóxicos da Terra. Um único espécime de cinco centímetros tem veneno suficiente para matar dez pessoas em idade adulta. O povo indígena emberá, da Colômbia, há séculos utiliza o poderoso veneno em suas zarabatanas durante a caça.

População

Esse sapo de cor vibrante é um dos maiores das mais de 100 espécies de sapos ponta-de-flecha, medindo cerca de 2,5 centímetros de comprimento. Eles vivem em um pequeno trecho de floresta tropical na costa da Colômbia banhada pelo Pacífico. E embora a população em sua pequena área seja abundante, a espécie é internacionalmente classificada como ameaçada de extinção devido à dizimação generalizada da floresta tropical.

Coloração e dieta

Sua coloração, que pode ser amarela, laranja ou verde-claro, dependendo de sua área de distribuição específica, é deliberadamente ostensiva para afastar possíveis predadores, uma tática conhecida como coloração aposemática. Sua dieta inclui moscas, grilos, formigas, cupins e besouros.

Toxicidade

Os cientistas desconhecem a origem da incrível toxicidade desse sapo, mas é possível que esses anfíbios absorvam o veneno das plantas, que é transportado por suas presas. Sapo Phyllobates terribilis criadas em cativeiro e isoladas dos insetos naturalmente encontrados em seu habitat nativo não desenvolvem veneno.

A comunidade de pesquisa médica tem explorado possíveis usos medicinais para as toxinas do Phyllobates terribilis. Uma versão sintética de um dos compostos do veneno já foi desenvolvida e promete ser um poderoso analgésico.