Sapo Phyllobates terribilis: um dos animais mais venenosos da Terra

Por Photo Ark
Sapo Phyllobates terribilis fotografado em Everett, Washington, Estados Unidos

Sapo Phyllobates terribilis fotografado em Everett, Washington, Estados Unidos

Foto de Joël Sartore NATIONAL GEOGRAPHIC PHOTO ARK

Nome científico: Phyllobates terribilis

Tipo: Anfíbios

Dieta: Carnívora

Coletivo: Anuros

Expectativa média de vida na natureza: 10 anos

Tamanho: Cerca de 2,5 centímetros

Peso: Menos de 28 gramas

O sapo Phyllobates terribilis é considerado um dos animais mais tóxicos da Terra. Um único espécime de cinco centímetros tem veneno suficiente para matar dez pessoas em idade adulta. O povo indígena emberá, da Colômbia, há séculos utiliza o poderoso veneno em suas zarabatanas durante a caça.

População

Esse sapo de cor vibrante é um dos maiores das mais de 100 espécies de sapos ponta-de-flecha, medindo cerca de 2,5 centímetros de comprimento. Eles vivem em um pequeno trecho de floresta tropical na costa da Colômbia banhada pelo Pacífico. E embora a população em sua pequena área seja abundante, a espécie é internacionalmente classificada como ameaçada de extinção devido à dizimação generalizada da floresta tropical.

Coloração e dieta

Sua coloração, que pode ser amarela, laranja ou verde-claro, dependendo de sua área de distribuição específica, é deliberadamente ostensiva para afastar possíveis predadores, uma tática conhecida como coloração aposemática. Sua dieta inclui moscas, grilos, formigas, cupins e besouros.

Toxicidade

Os cientistas desconhecem a origem da incrível toxicidade desse sapo, mas é possível que esses anfíbios absorvam o veneno das plantas, que é transportado por suas presas. Sapo Phyllobates terribilis criadas em cativeiro e isoladas dos insetos naturalmente encontrados em seu habitat nativo não desenvolvem veneno.

A comunidade de pesquisa médica tem explorado possíveis usos medicinais para as toxinas do Phyllobates terribilis. Uma versão sintética de um dos compostos do veneno já foi desenvolvida e promete ser um poderoso analgésico.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Animais
Cobras
Animais
Sapo-pipa
Animais
Gavial
Animais
Psitaciformes
Animais
Arraia

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados