O que é saúde mental segundo a OMS

Cada pessoa vivencia sua saúde mental de uma forma diferente. Mas o que é esse conceito e quais fatores o determinam?

Um veterano de dois turnos do Exército no Iraque faz parte de um estudo que explora como o companheirismo e os sons de um dorminhoco são expostos para afetar a recuperação de um trauma.

Foto de Magnus Wennman
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 7 de nov. de 2022, 12:12 BRT

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde mental como “um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidar com os momentos estressantes da vida, desenvolver todas as suas habilidades, aprender e trabalhar bem e contribuir para a melhoria de sua comunidade”.

Para a OMS, a saúde mental é parte do que sustenta as capacidades individuais e coletivas das pessoas para tomar decisões, estabelecer relações e moldar o mundo. Em suma, “a saúde mental é um direito humano fundamental. É um elemento essencial para o desenvolvimento pessoal, comunitário e socioeconômico”, afirma a organização.

As condições que alteram a saúde mental incluem transtornos e deficiências psicossociais, bem como outros estados mentais associados a um alto grau de sofrimento, incapacidade funcional ou risco de comportamento autolesivo, completa a OMS.

Retrato do marido de uma fotógrafa, que a apoiou durante a gravidez durante a pandemia de COVID-19.

Foto de Bethany Mollenkof

O que determina a saúde mental

Cada pessoa vivencia a saúde mental de uma maneira diferente. Existem muitos fatores individuais, sociais e estruturais que a influenciam, tais como os psicológicos e biológicos individuais; as habilidades emocionais; o abuso de substâncias; e a genética Todos eles podem tornar as pessoas mais vulneráveis ​​a certas condições de saúde mental.

Os riscos de sofrer com doenças ligadas ao estado da saúde mental podem se manifestar em qualquer fase da vida. Mas aqueles que acontecem na primeira infância são particularmente prejudiciais à saúde da mente, alerta a OMS.

Em contrapartida, os fatores de proteção aumentam a resiliência e também ocorrem ao longo da vida. “Isso inclui habilidades e atributos sociais e emocionais individuais, bem como interações sociais positivas, educação de qualidade, trabalho decente, bairros seguros e coesão social, entre outros”, define o órgão.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados