Assine a newsletter
Programação na tv
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Magnus Wennman
Enquanto não houver vacina disponível, o segredo é reduzir o risco de contrair infecções o máximo possível para se prevenir contra a covid-19. Dormir mais pode ajudar.
O termo japonês inemuri, ou “dormir sem se ausentar”, é uma forma distinta de cochilar, na qual a pessoa tira uma soneca num lugar não destinado ao sono, como o metrô, num jantar ou no escritório. “Como você não está oficialmente dormindo”, diz Brigitte Steger, uma especialista em cultura japonesa, “para ser socialmente aceitável, deve se comportar de maneira apropriada à situação específica.” Por exemplo, numa reunião, você finge escutar ou esconde a cabeça adormecida atrás da papelada. “Se você não é considerado preguiçoso”, acrescenta Steger, um pouco de inemuri pode até melhorar sua reputação profissional, pois mostra que está trabalhando de maneira exaustiva.
Na clínica de sono infantil em Washington, Michael Bosak, de 8 anos, dorme numa posição que ajuda a evitar o estreitamento repetido das vias aéreas superiores – a causa do seu ronco. (A foto foi feita no escuro, com uma câmera de infravermelho, para não perturbá-lo.) O sono é crucial para a saúde na infância; durante o sono, é liberado o hormônio do crescimento e as proteínas que combatem as infecções. O sono ruim gera obesidade e problemas de aprendizagem.
O sono é visto como uma interrupção da vida, mas o verdadeiro flagelo é a insônia. No Japão, cerca de 40% da população dorme menos que seis horas por noite. O cochilo em público, como neste restaurante de Tóquio, é um comportamento socialmente aceito.
Wile, o filho de sete anos do fotógrafo Magnus Wennman, assiste a desenhos animados em seu iPad, um ritual moderno para alguns na hora de dormir. O estímulo pode afastar o sono, assim como sua tela iluminada. A presença de luz durante a noite inibe a produção de melatonina, o hormônio que ajuda a regular nosso ciclo biológico diário.
As novas memórias são consolidadas no sono. O que ocorre no cérebro? Na Universidade de Tsukuba, no Japão, Takeshi Sakurai estuda a questão com a ajuda daoptogenética – um laser ativa células cerebrais em camundongos geneticamente modificados para adquirirem tal sensibilidade.
Descansando em seu beliche no U.S.S. Paul Hamilton, um marinheiro usa óculos iluminados por um curto período de tempo depois de acordar. Nita Shattuck, da Escola Naval de Pós-Graduação em Monterey, Califórnia, testa os dispositivos para ver se conseguem redefinir o relógio interno dos marujos, sincronizando-os aos seus turnos em vez do ciclo solar.
Uma bomba destruiu a casa de Lamar em Bagdá, mas ela ainda se lembra dos seus brinquedos. Com sua família, ela cruzou o mar da Turquia para Hungria e agora dorme sob um cobertor na floresta fria.
Madhi tem um ano e meio e só conhece lutas e guerras. Enquanto ele dorme, centenas de refugiados em sua volta discutem com a polícia húngara na fronteira. Assim que ele acordar, a polícia vai atacar os refugiados com gás lacrimogênio e canhões de água.
Fara, 2, largou tanto sua casa como seu verdadeiro amor, o futebol. Seu pai tenta manter viva sua paixão pelo esporte fazendo bolas de tudo que consegue.