Como acontecem as câimbras musculares e o que a medicina indica para evitá-las
As câimbras estão relacionadas com a deficiência de certos nutrientes no organismo e também com a exaustão muscular. Entenda porque acontecem e como evitar esses espasmos.
Um homem se alonga para evitar câimbras. Píer de Santa Mônica, Estados Unidos.
As câimbras são espasmos musculares bastantes comuns e que podem ocorrem em qualquer região do corpo humano revestida de tecido muscular.
Isso quer dizer que é possível sentir câimbra em pernas, pés, braços e até mesmo na área abdominal, explica Silvina Tasat, nutricionista e membro do subcomitê científico da Sociedade Argentina de Nutrição.
Segundo Tasat, essas contrações musculares podem ser motivadas por:
- Exaustão muscular por excesso de atividade física;
- Falha em se alongar corretamente após o exercício;
- Excesso de calor e desidratação.
Além disso, esses espasmos também podem estar ligados a deficiências nutricionais, conforme explica a especialista.
O que causa câimbras no corpo?
Quando uma pessoa é fisicamente ativa, diz a nutricionista, os músculos se contraem e produzem uma substância chamada ácido lático, que se acumula no tecido do músculo caso o corpo não seja alongado adequadamente após o exercício. É justamente a retenção desse ácido que pode levar à ocorrência de câimbra.
Além disso, a nutricionista explica que algumas câimbras também ocorrem devido a uma deficiência de quatro minerais: cálcio, magnésio, potássio e sódio. O cálcio, por exemplo, é importante porque "está envolvido na transmissão de impulsos nervosos e na contração e relaxamento sucessivos dos músculos", explica a especialista.
Batatas estão na lista de alimentos que ajudam a evitar as câimbras.
Frutas ricas em potássio também ajudam a combater o desconforto muscular.
Que alimentos ajudam a para evitar câimbras
A nutricionista recomenda seguir alguns hábitos alimentares para evitar o aparecimento de câimbra, como manter uma dieta que contenha os quatro minerais indicados pela especialista. Entre esses alimentos estão:
- Laranja, tomate, batatas, brócolis e banana, que são frutas e vegetais ricos em potássio;
- Leguminosas, nozes e castanhas: fontes de magnésio;
- Produtos lácteos (leite, iogurte, queijo), peixes e vegetais de folhas verdes que funcionam como fonte de cálcio.
Além disso, a nutricionista diz que a alimentação deve ser acompanhada de uma hidratação adequada e uma rotina de exercícios que considere o alongamento para relaxar os músculos do corpo, principalmente após a atividade física.