Por que as pessoas se fantasiam no Dia dos Mortos

Os dias 1 e 2 de novembro são datas de homenagens aos mortos no México – onde se celebra com danças, fantasias e cores.

Um trio macabro celebra o Dia dos Mortos em Guanjuato, México.

Foto de Pete McBride
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 28 de out. de 2022, 11:31 BRT

Todos os anos, as comunidades mexicanas celebram o “Dia dos Mortos”. É uma festa que une a cultura dos povos originários e a religião católica, e que deu origem a diversas expressões populares, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês).

Na cosmovisão indígena, esse momento implica o retorno transitório das almas dos falecidos, que voltam ao mundo dos vivos para conviver com seus familiares e se nutrir com a essência dos alimentos que são oferecidos nos altares colocados em sua honra.

Quando se celebra o Dia dos Mortos

“A data acontece nos dias 1 e 2 de novembro. Segundo o calendário católico, o primeiro dia do mês corresponde a Todos os Santos, dia dedicado aos 'mortos pequenos' ou crianças; e no dia 2 de novembro aos ‘Fiéis Defuntos’, ou seja, aos adultos", destaca o Instituto Nacional de Federalismo e Desenvolvimento Municipal do México (Inafed), em seu site oficial.

Por que as pessoas se fantasiam durante o Dia dos Mortos

As festividades, nestes dias, incluem práticas como a decoração de túmulos, altares em lápides ou a preparação das comidas favoritas do falecido.

Além disso, é comum ver pessoas fantasiadas, com máscaras ou pinturas no rosto e no corpo, que têm conexões passadas pré-hispânicas, explica a antropóloga Amparo Rincón Pérez, em um comunicado de 2017 da Secretaria da Cultura do México.

“Uma festa é feita para acolher os mortos e espantar a morte, para que ela não leve ninguém embora. As pessoas saem para dançar, se fantasiam e vestem roupas gastas e cortadas. Nas comunidades afro-mestiças, existe a tradição de El Descarnado ou El Viejo, em que se usa máscaras para assustar as pessoas”, finaliza explicando o documento da Secretaria da Cultura mexicana.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados