Por que as pessoas se fantasiam no Dia dos Mortos

Os dias 1 e 2 de novembro são datas de homenagens aos mortos no México – onde se celebra com danças, fantasias e cores.

Um trio macabro celebra o Dia dos Mortos em Guanjuato, México.

Foto de Pete McBride
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 28 de out. de 2022 11:31 BRT

Todos os anos, as comunidades mexicanas celebram o “Dia dos Mortos”. É uma festa que une a cultura dos povos originários e a religião católica, e que deu origem a diversas expressões populares, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês).

Na cosmovisão indígena, esse momento implica o retorno transitório das almas dos falecidos, que voltam ao mundo dos vivos para conviver com seus familiares e se nutrir com a essência dos alimentos que são oferecidos nos altares colocados em sua honra.

Quando se celebra o Dia dos Mortos

“A data acontece nos dias 1 e 2 de novembro. Segundo o calendário católico, o primeiro dia do mês corresponde a Todos os Santos, dia dedicado aos 'mortos pequenos' ou crianças; e no dia 2 de novembro aos ‘Fiéis Defuntos’, ou seja, aos adultos", destaca o Instituto Nacional de Federalismo e Desenvolvimento Municipal do México (Inafed), em seu site oficial.

Por que as pessoas se fantasiam durante o Dia dos Mortos

As festividades, nestes dias, incluem práticas como a decoração de túmulos, altares em lápides ou a preparação das comidas favoritas do falecido.

Além disso, é comum ver pessoas fantasiadas, com máscaras ou pinturas no rosto e no corpo, que têm conexões passadas pré-hispânicas, explica a antropóloga Amparo Rincón Pérez, em um comunicado de 2017 da Secretaria da Cultura do México.

“Uma festa é feita para acolher os mortos e espantar a morte, para que ela não leve ninguém embora. As pessoas saem para dançar, se fantasiam e vestem roupas gastas e cortadas. Nas comunidades afro-mestiças, existe a tradição de El Descarnado ou El Viejo, em que se usa máscaras para assustar as pessoas”, finaliza explicando o documento da Secretaria da Cultura mexicana.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Cultura
Como nasceu a tradição das fantasias de Halloween
Cultura
Indígenas veem tradição e cultura se perderem à medida que coronavírus vitima os guardiões dos saberes antigos
Cultura
Acompanhe três melhores amigos atravessando a fronteira do México em caravana de migrantes
Cultura
Conheça as mulheres que estão lutando pela igualdade nos Andes
Cultura
Religião que funde espiritualismo com antigas civilizações atrai seguidores no Planalto Central

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados