Qual é o país mais infeliz da América Latina?

Publicado em março de 2022, o Informe Mundial da Felicidade lista os países mais e menos felizes. Que posições ocupam as nações da região?

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 18 de out. de 2022 15:04 BRT
Membros da família viajam na traseira de uma picape depois de deixar sua casa no Delta ...

Membros da família viajam na traseira de uma picape depois de deixar sua casa no Delta do Orinoco na Venezuela.

Foto de Federico Rios

A felicidade é um objetivo humano fundamental. De olho nesse conceito, a Organização das Nações Unidas (ONU) publica, anualmente, o Relatório Mundial da Felicidade. A publicação é realizada pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU, alimentada por dados da Gallup World Poll.

O relatório é produzido com informações de pesquisas globais para revelar como as pessoas avaliam suas próprias vidas em aproximadamente 150 países ao redor do mundo.

Para isso, o conteúdo é baseado nas respostas à principal questão sobre  avaliação de vida. Na avaliação, é utilizada a chamada “escada de Cantril”, em que se pede aos entrevistados que avaliem sua própria vida atual em uma escala de zero a 10. Os rankings vêm de amostras representativas nacionalmente entre os anos de 2019 e 2021.

No relatório de 2022, publicado em março deste ano, a Venezuela aparece entre os últimos países latinos da lista da América Latina, ocupando a posição número 108. Na região, é seguida pelo Equador (em 76º lugar), Peru (74), Paraguai (73), Bolívia (71), República Dominicana (69), Colômbia (66), Jamaica (63), Argentina (57), Honduras (55) e El Salvador (49).

Em contrapartida e de acordo com o relatório mundial, o país mais feliz da América Latina e do Caribe é a Costa Rica, que ocupa a 23ª posição do ranking global.

Por meio de um comunicado de imprensa divulgado no mês de publicação do relatório, as autoridades alertaram que a disponibilidade de dados oferece uma oportunidade única de fazer um balanço da realidade. Além disso, as informações podem ajudar os países a elaborar políticas destinadas a alcançar sociedades mais felizes.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Cultura
Líderes e ativistas muçulmanos enfrentam oposição às vacinas contra a covid-19
Cultura
O que é insegurança alimentar e quais são suas causas
História
Philip de Edimburgo, o primeiro amor da Rainha Elizabeth 2ª
História
Nos 200 anos da independência do Brasil, conheça mitos e verdades sobre o 7 de setembro
História
Bomba de Hiroshima: como foi o primeiro bombardeio nuclear da história

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados