O que é Lua do Lobo?

Nomenclatura especial ocorre anualmente apenas no mês de janeiro e tem uma série de significados.

Lua cheia sobre o Lago Saint Mary no Parque Nacional Glacier de Montana, Estados Unidos.

Foto de Keith Ladzinski
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 3 de jan. de 2023, 13:33 BRT

A Lua do Lobo é vista todos os anos somente em janeiro, como explica a Nasa. A agência espacial norte-americana informa que este nome é dado para a Lua cheia sempre no primeiro mês do ano, seguindo o que foi apresentado pela primeira vez pela publicação Maine Farmers' Almanac

O almanaque é considerado uma fonte confiável pela Nasa por ser publicado anualmente nos Estados Unidos desde 1818 apresentando informações sobre o clima. O Farmer’s Almanac passou a publicar nomes nativos norte-americanos para cada Lua cheia a partir da década de 1930 –  e um deles foi a designação Lua do Lobo.

Esta fase da Lua recebeu a nomenclatura em questão por ocorrer em uma época na qual matilhas de lobos eram ouvidas uivando fora das aldeias, em meio à neve, nas noites frias do inverno norte-americano em janeiro, conforme explica a Nasa.

Já uma Lua cheia, por definição, ocorre quando o satélite da Terra está oposto ao Sol, revelando o lado diurno dele. Em 2023, a Lua do Lobo ocorrerá na noite do dia 6 de janeiro.

(Veja também: O que é a "lua negra" e com que frequência ela ocorre?)

Os outros nomes da Lua do Lobo

A Lua do Lobo, informa a Nasa, também recebeu outras nomenclaturas populares ao longo dos anos, dependendo da região que se refere a ela. 

Ainda de acordo com a agência espacial, a primeira Lua cheia de janeiro também pode ser chamada de Lua do Gelo; Lua após o Yule; Lua Velha; Shakambhari Purnima; Paush Purnima; Lua do Festival Thaipusam; Lua do Festival Ananda Pagoda; Duruthu Poya; e, por fim, Lua Cheia de Tu B'Shevat. E as explicações para todas essas designações são as mais diversas.

Filhote de lobo ártico na tundra. Ilha Ellesmere, Nunavut, Canadá.

Foto de Ronan Donovan

Em uma parte da Europa, por exemplo, a tradição era chamar a Lua do Lobo de Lua após o Yule, em referência a um festival de inverno de três dias típico dos povos germânicos. Na Inglaterra, ainda de acordo com o site da Nasa, ela já recebeu a nomenclatura de Lua Velha.

O calendário hindu também traz outros nomes para a Lua do Lobo, como é o caso da designação Shakambhari Purnima, informa a agência espacial norte-americana. 

Este nome também é dado ao último dia do feriado de oito dias de Shakambari Navratri, data que celebra Shakambhari, considerada a deusa da nutrição indiana, responsável por trazer comida a todas as pessoas. 

A Lua do Lobo ainda recebe nomes distintos que estão relacionados a eventos que ocorrem em Myanmar e Sri Lanka. Ou seja, dependendo do país ou da cultura, esse mesmo evento astronômico pode soar de forma diferente, ainda que todas estas formas de chamar se refiram à primeira Lua cheia de janeiro.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados