Marte atinge o ponto de maior tamanho e mais brilho da década

Confira as dicas para ver o planeta vermelho conforme ele chega mais perto da Terra desde 2005.

Por Andrew Fazekas
Foto de Marte
O Telescópio Espacial Hubble fez esta imagem de Marte pouco antes da oposição em 2016.
Foto de NASA, Esa, The Hubble Heritage Team stsci, Aura, J. Bell ASU e M. Wolff Space Science Institute.

Prepare-se para explorar Marte do seu quintal. O planeta vermelho ficará em breve mais próximo da Terra, o que não acontecia desde novembro de 2005. E na mesma época do ano, os observadores do espaço também poderão ver nosso planeta vizinho mais iluminado.

Exatamente às 6 da manhã. ET (10 da manhã UT), no dia 22 de maio de 2016, Marte atingirá o que os astrônomos chamam de oposição. Isso ocorre quando o sol, a Terra e Marte estão alinhados em uma órbita reta, e assim Marte parece nascer no leste, enquanto o sol se põe no oeste, tornando a lateral iluminada do planeta visível a noite inteira.

Marte também fica mais próximo da Terra no dia 30 de maio, a apenas75,3 milhões de quilômetros. Os dois eventos juntos significam que o planeta vermelho parecerá atipicamente maior e mais nítido no telescópio nas próximas semanas.

Embora Marte não seja maior que a Lua cheia, como muitas informações online falsas sugeriram no passado, a oposição será a melhor oportunidade de ver o planeta vermelho até 2018.

Isso porque Marte atinge a oposição somente uma vez a cada 26 meses, quando a Terra ultrapassa o planeta em sua órbita menor em volta do sol. Porém, ao contrário da órbita mais circular da Terra, a órbita de Marte é mais elíptica. Isso significa que a distância entre os dois mundos varia, tornando algumas oposições melhores que outras.

A melhor aproximação que já ocorreu foi em agosto de 2003, quando Marte bateu o recorde e ficou a 35 milhões de milhas (56 milhões de quilômetros) de distância. Essas condições ideais só acontecerão novamente em 2287.

Mesmo não estando tão próximo durante a oposição, Marte brilhará mais do que as estrelas da primavera e estará lá no alto, fornecendo uma vista fantástica.

Uma ilustração mostra o sol, a Terra e Marte durante a oposição.
Foto de A.Fazekas, SkySafari

Além de oferecer um visual bonito, a oposição tradicionalmente dá início às explorações robóticas de Marte. Por causa da proximidade e do alinhamento de Marte com o nosso planeta, a fase da oposição é a melhor para enviar missões espaciais, para economizar com o tempo de viagem e combustível.

Neste ano, a ExoMars Trace Gas Orbiter da Agência Espacial Europeia foi lançada em março e segue agora para Marte, e planos estão sendo feitos para possíveis missões tripuladas no futuro durante a oposição.

Marte e a empresa

Muitos observadores já devem ter notado o planeta vermelho ficando mais nítido no céu à noite do que em meses atrás, facilitando sua identificação a olho nu, como um dos objetos mais brilhantes no céu.

Para encontrar o planeta, olhe para o céu logo após o poente em uma noite limpa e veja um círculo dourado brilhante, parecido com uma laranja, surgindo no horizonte ao leste. Marte se movimentará no céu durante a noite para o sul, e desaparecerá no oeste no início do dia.

Esta oposição favorece os observadores localizados no Hemisfério Sul, porque o planeta viajará pelas constelações do sul Ofiúco, Escorpião e Libra. Ainda assim, os observadores localizados no Hemisfério Norte também terão vistas impressionantes.

No dia 21 de maio, Marte estará próximo da lua cheia e formará um triângulo com o planeta Saturno e a estrela brilhante Antares.
kychArt by A.Fazekas, SkySafari

A lua cheia propiciará um pareamento espetacular com Marte na noite de 21 de maio, facilitando ainda mais a identificação do planeta vermelho. Os dois objetos brilhantes dominarão durante a noite, viajando juntos, parecendo manter apenas alguns graus de distância entre si, o equivalente a três dedos da mão.

Além do espetáculo cósmico, Marte terá a companhia de Saturno, planeta amarelo e com anéis, e da grande estrela vermelha Antares nas próximas semanas, com o trio formando um triângulo, nascendo no céu a leste no começo da noite.

Planeta vermelho mais próximo

Na maior parte do tempo, só é possível avistar Marte pelo telescópio, porque ele é apenas um pontinho laranja indistinto; porém, tudo isso muda durante a oposição, quando o planeta se torna um disco cheio de características tentadoras.

Mesmo um telescópio pequeno com espelho de aproximadamente seis polegadas pode mostrar detalhes da superfície, como a capa branca de gelo ao sul e regiões escuras e distintas que são campos rochosos varridos pelo vento.

Quando olhar para o céu, será incrível imaginar que a cor rosada de Marte vista a olho nu é provocada pela luz do sol refletido na poeira rica em ferro que cobre o árido, mas intrigante, planeta.

Siga Andrew Fazekas no Twitter e Facebook e visite seu site.

Publicado originalmente em 19 de maio de 2016

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Espaço
Astrônomos podem ter flagrado estrela morta sendo devorada por buraco negro
Árvores que estiveram no espaço em 1971 vivem atualmente na Terra
Espaço
Dois planetas que podem abrigar vida encontrados orbitando estrela próxima
Espaço
A espécie humana conseguirá se reproduzir em Marte? Pode ser mais difícil do que se imagina
Espaço
A espaçonave InSight, da Nasa, pousou com sucesso em Marte. E agora?

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados