Nasa planeja missão rumo a Vênus pela primeira vez em décadas

Duas naves espaciais ambicionam resolver alguns dos mistérios profundos sobre o planeta próximo, incluindo por que ele se assemelha a uma versão infernal e tóxica da Terra.

Earth Day Eve 2021: Celebração virtual do Dia da Terra

Confira as apresentações de Angélique Kidjo, AURORA, José González, Maggie Rogers, Rostam, Valerie June, Willie Nelson, Yo-Yo Ma, Ziggy Marley e a estreia mundial novo videoclipe de My Morning Jacket.

Antes da existência de plantas ou animais, uma rocha de 250 mil toneladas caiu na lama

Diversas gerações de cientistas já visitaram a antiga paisagem e agora podem ter descoberto o desabamento de rochas mais antigo já encontrado na superfície terrestre.

Pode haver uma nova super-Terra orbitando a estrela ao lado

Mudanças sutis no movimento da nossa estrela vizinha, Proxima Centauri, sugerem a possibilidade de ela acomodar não um, mas dois mundos alienígenas.

Vinte vezes mais pesada que o Sol, estrela colossal pode estar prestes a explodir

A gigante vermelha Betelgeuse apresenta o brilho mais fraco observado em anos, e o comportamento anormal está deixando os astrônomos alvoroçados.

Grande elevação vulcânica encontrada na Lua é diferente de tudo que já se viu

Cientistas que investigam a superfície lunar em busca de pistas sobre a frequência de impactos no passado descobriram algo que deixou os geólogos completamente confusos.

Erupção vulcânica na Nova Zelândia pegou todo mundo de surpresa

O evento foi definido como o pior cenário possível, de acordo com geólogos.

Boneca russa? Impressionante diamante encontrado dentro de outro diamante intriga cientistas

A configuração inédita e incomum de uma pedra preciosa encontrada em uma mina russa sugere a ocorrência de misteriosos fenômenos a quilômetros de profundidade.

Campo magnético da Terra muda com muito mais frequência do que imaginávamos

Cerca de 500 milhões de anos atrás, os polos magnéticos do planeta trocavam de lugar a uma frequência impressionante. Isso oferece pistas sobre a formação do núcleo e os efeitos do fenômeno nas primeiras formas de vida.

Último dia do reinado dos dinossauros capturado em detalhes impressionantes

Rochas do interior da cratera de Chicxulub mostram o que aconteceu nos minutos e horas após um dos eventos mais catastróficos do planeta.

Núcleo interno da Terra está fazendo algo estranho

Dados de antigos testes de armas nucleares soviéticas estão ajudando cientistas a terem uma visão em alta resolução do interior do nosso planeta.

Este é o maior vulcão do mundo atualmente, afirmam geólogos

Nova análise do Maciço de Tamu demonstra que ele não detém mais o recorde, já que talvez não seja mais considerado um vulcão.

Dois planetas que podem abrigar vida encontrados orbitando estrela próxima

“No fim, veremos se eles realmente são habitáveis e, talvez, se até mesmo já são habitados,” preveem astrônomos.
Meio Ambiente

Vulcão que formou as Bermudas é diferente de qualquer outro na Terra

Amostras de rocha da ilha sugerem que o vulcão seja um estranho híbrido que representa uma forma completamente nova de formação de vulcões.

Meteoro interestelar pode ter colidido com a Terra

Se confirmada, a bola de fogo que ziguezagueou em nossa atmosfera em 2014 terá sido nada menos que o segundo visitante conhecido de fora do sistema solar.
Meio Ambiente

'Avalanches' vulcânicas se movimentam sobre o ar, tornando-se ainda mais destruidoras

Fluxos piroclásticos são os principais responsáveis por vítimas fatais em erupções. Agora, testes laboratoriais revelam por que esses fluxos são projetados pelos vulcões com tanta velocidade.

101| Terra

Saiba mais sobre como se formou o nosso incrível e fascinante planeta.

Terremoto na Turquia durou 50 dias, mas ninguém sentiu os tremores

"É possível chamá-los de tremores-fantasma", afirma geóloga sobre o fenômeno tectônico conhecido como evento de movimentação lenta.

Nossa galáxia está destinada a colidir com sua vizinha — mas quando?

Medições do observatório espacial Gaia ajustaram a previsão de quando e como a Via Láctea colidirá com nossa galáxia vizinha de Andrômeda.