
Filhote de macaco da espécie Macaca sinica se segura na mãe no Santuário Katagamuwa. Esse macaco do velho mundo, endêmico do Sri Lanka, é classificado como ameaçado pela IUCN. O habitat deles está sob pressão crescente: cada vez mais as florestas do Sri Lanka estão se transformando em terras agrícolas.
Foto de Senthi Aathavan SenthilverlA girafa chacoalha a cabeça para se secar depois de beber água no Lago Masek, na Tanzânia. O fotógrafo Andrew D. lembra de te-la avistado há apenas 550 metros de onde ele e seu grupo estavam acampados. "Eu tinha acabado de trocar minha lente de 400 mm para uma de 200 mm, o que acabou sendo um golpe de sorte, já que eu não teria conseguido fazer a foto se não tivesse feito a troca", disse. "Às vezes, é melhor ser sortudo do que ser bom!"
Foto de Andrew D.Um pastor leva seu rebanho para fora da vila de Bran, na Transilvânia, região central da Romênia. Os animais selvagens e a agricultura prosperam na região, que é limitada pelas montanhas dos Cárpatos ao leste e ao sul.
Foto de Eduard Gutescu, National Geographic Your ShotAs belas árvores são refletidas em uma lagoa azul em Hokkaido, no Japão. O tempo de exposição de 25 segundos fez com que esta foto pareça uma pintura.
Foto de Masahiro Hiroike, National Geographic Your ShotO dia começa em Varanasi, a cidade mais importante da Índia para os Hindus. Localizada às margens do Rio Ganges, milhões de peregrinos a visitam todo ano para tomar banho nas águas sagradas. "Como a cidade continuamente habitada mais antiga da Índia, Varanasi é caótica e colorida, intensa e frenética", disse o fotógrafo Yan Li. "Apesar de ser o lugar mais sagrado dos Hindus, o cotidiano dos locais não é diferente se comparado com o nosso."
Foto de Yan Li, National Geographic Your ShotDois filhotes de urso brincam em uma floresta nos Cárpatos ucranianos. O fotógrafo Volodymyr Burdiak diz que não esperava vê-los surgir entre os arbustos e teve apenas alguns segundo para tirar esta foto antes dos dois correrem de volta à mãe no meio da mata.
Foto de Volodymyr Burdiak, National Geographic Your ShotTodo ano, a cidade de Amadeu, nas Filipinas, promove um festival para celebrar a colheita do café. Conhecido como Festival Pahimis, a festa dura três dias tem como atração desfiles de dançarinos como estes da foto.
Foto de Ryan Malabonga, National Geographic Your ShotEsta foto mostra em detalhe o olho de um elefante e os longos cílios que o protegem da poeira e de detritos. Elefantes têm uma visão razoável, mas as orelhas grandes os impedem de ver o que está atrás.
Foto de Vasanth Selvaraj, National Geographic Your ShotA cidade de Meca, na Arábia Saudita, é o lugar mais sagrado para o islamismo. Apenas os muçulmanos podem entrar na cidade e, a cada ano, cerca de 15 milhões de peregrinos visitam o local. A torre no meio da foto é parte de um complexo de hotéis que recebe os crentes. O edifício é um dos mais altos do mundo e sustenta o maior relógio do planeta, com 43 metros de diâmetro.
Foto de Ammar Alamir, National Geographic Your ShotLegong é uma dança tradicional de Bali, na Indonésia. A performance conta histórias através de movimentos de mãos e pés coreografados e sincronizados com a música.
Foto de Robert Lie, National Geographic Your ShotNévoa da manhã encobre a região noroeste do estado do Novo México, nos EUA, onde a formação rochosa Shiprock – rocha em formato de navio, em português – atinge 483 metros de altura. A formação tem um significado especial para o povo Navajo, que governa a região.
Foto de Henry Do, National Geographic Your ShotNo mar próximo às Filipinas, um pequeno peixe se protege no meio dos tentáculos de uma água-viva. "O peixinho que você observa nessa imagem, no entanto, também não é imune às picadas", diz o fotógrafo Henley Spiers. "Enquanto usa a água-viva para se proteger, ele precisa ficar atento e nadar na posição correta!"
Foto de Henley Spiers, National Geographic Your ShotA rua Fa Yuen (ou rua Jardim, em português) em Hong Kong é uma área de compras lotadas de turistas e locais. Apesar da rua, fechada para carros, ser ótima para barganhar roupas e calçados, existe um setor dedicado à compra e venda de produtos de hortifruti.
Foto de Zachary Law, National Geographic Your ShotUma manada de 350 renas migra para novas pastagens na Suécia. Elas são guiadas para o norte por pastores de renas Sami que usam rios e lagos para ajudar na navegação.
Foto de Adam Cunningham-White, National Geographic Your ShotO Santuário de Yasaka, em Kyoto, no Japão, existe há tanto tempo quanto a própria cidade – desde o século 6 ou 7. "Você vê muitos turistas durante o dia", diz o fotógrafo Takeshi Ishizaki. "Mas quando a escuridão chega e o silêncio toma conta, dá para ter uma visão do seu lado tradicional e misterioso."
Foto de Takeshi Ishizaki, National Geographic Your ShotFormandos da Academia da Força Aérea em Colorado Springs, nos Estados Unidos, comemoram o fim da cerimônia de outorga de grau – e o fim de quatro anos de trabalho duro e perseverança. Enquanto caças sobrevoam o estádio, os cadetes jogam seus quepes para o alto. Como tradição, eles colocam dinheiro dentro dos chapéus. Depois que começam a jogar tudo para cima, crianças de até 12 anos podem ir atrás dos quepes, pegar o dinheiro e devolver o chapéu par ao cadete.
Foto de AJ Lee, National Geographic Your ShotCamarões-limpadores e moreias participam de uma relação de mutualismo. O camarão cata algas e pequenos insetos na pele da moreia – matando a fome ao mesmo tempo em que mantém a moreia limpa e saudável.
Foto de Natalie Bondarenko, National Geographic Your ShotTeatro abandonado encontra vida nova como uma agitada livraria. O fotógrafo Thomas Martin McShane conta que "este exemplo inspirador de desenvolvimento urbano feito do jeito correto, no centro de Buenos Aires, é hoje – além de um lugar para relaxar, tomar um café e folhear livros novos e usados – uma das livrarias mais bonitas do mundo".
Foto de Thomas Martin McShane, National Geographic Your ShotEman Al Majali é membra da primeira equipe de mulheres da Jordânia que tentará escalar até o topo do Monte Everest. Há um ano da expedição, a equipe precisa se preparar praticando montanhismo de grande altitude em outros lugares. Aqui, ela atravessa uma crevasse no Vale Hinku, no trecho nepalês dos Himalaias.
Foto de Ali Barqawi, National Geographic Your Shot"A visão dessa supercélula monstruosa era como um sonho para mim", disse o fotógrafo Will Eades. Originalmente da Austrália, ele "tinha viajada desde o outro lado do mundo para ver o maior e mais fotogênico fenômeno climático do planeta e, enquanto me preparava para essa tempestade que caía nas Grandes Planícies, tudo que eu podia fazer era estimular a fera e gritar ao vento."
Foto de Will Eades, National Geographic Your ShotTradicional fogueira do Memorial Day queima bandeiras americanas em Syracuse, Nova York. O fotógrafo Stefanio Reynolds explica a prática: "Depois de uma batalha, havia uma tradição antiga de fazer uma grande fogueira na esperança de que ela levaria os soldados mortos para onde eles deveriam ir. Hoje, a fogueira do Memorial Day homenageia essa tradição e os soldados que serviram o exército, ao respeitosamente queimar bandeiras americanas que não podem mais ser usadas."
Foto de Stefani Reynolds, National Geographic Your ShotA ponte Cần Thơ se apresenta acima da neblina no Vietnã. A ponte de quase 2,5 quilômetros tem quatro faixas para carros e duas para bicicletas.
Foto de Akira Takaue, National Geographic Your ShotUma afegã deslocada internamente segura sua filha em um campo de refugiados em Cabul, Afeganistão. De acordo com a Anistia Internacional, 1,2 milhões de afegãos foram deslocados internamente em 2016.
Foto de Ali Hamed Haghdoust, National Geographic Your ShotDepois de uma trilha, um caminhante saúda o Sol no Vale Yosemite, Califórnia. O fotógrafo Eric Harris diz que "a adrenalina de ficar na beirada de um penhasco de 300 metros de altura me ajuda a despertar."
Foto de Eric Harris, National Geographic Your ShotA fotógrafa Torie Hilley não achou que pudesse ver algo tão interessante na grama alta em um safári na Zâmbia. "Então, o grupo de leões caminhou em nossa direção", diz, "aproveitando a estrada para viajar. Eles também pareciam estar cansados da grama alta que batia na cara deles".
Foto de Torie Hilley, National Geographic Your Shot"Estou sempre à procura de novos ângulos e perspectivas", diz o fotógrafo Your Shot Rodney Bursiel. Ao clicar o surfista profissional Donavon Frankenreiter em Fiji, ele decidiu dar de esperto. "Fiz você olhar duas vezes", relata Bursiel.
Foto de Rodney Bursiel, National Geographic Your ShotAs janelas coloridas brilham em uma rua em Cingapura que geralmente está cheia de movimento. O fotógrafo Your Shot Andrei Z queria capturar a cena, mas o trânsito tornava a missão impossível. "No meu último dia, eu estava caminhando novamente e percebi que todo o bloco estava deserto. Incrível", ele lembra. "Eu tirei algumas fotos do edifício em toda a sua glória, mas faltava a vida. Ironicamente, fiquei esperando até que algum sinal humano entrasse em quadro".
Foto de Andrei Z., National Geographic Your ShotÀs vezes, a arte exige sacrifício. A fotógrafa do Your Shot Katherine Henderson conta a história por trás desta cena bela e simples: "Achei esse lindo verme de chifre de tomate comendo minhas plantas e permiti que ele ficasse para fotografá-lo. O problema é que esta planta estava em pleno sol. Então, eu tive de esperar as condições perfeitas para obter o melhor clique. Um ou dois dias depois, o sol estava atrás de algumas nuvens, não ventava, e eu tirei a foto. Perdi todos os tomates e as folhas, mas essa imagem valeu a pena ".
Foto de Katherine Henderson, National Geographic Your ShotEm Bogra, Rajshahi, Bangladesh, as mulheres colhem, classificam as pimentas vermelhas e as secam ao sol. O fotógrafo Your Shot MD Tanveer Hassan Rohan conta que "há quase 100 fábricas e mais de 2 mil pessoas trabalham todos os dias. Eles recebem quase US$ 2 após 10 horas de trabalho e, em alguns lugares, obtêm menos do que esse valor. Eles trabalham muito para manter a melhor qualidade ".
Foto de Md Tanveer Hassan Rohan, National Geographic Your ShotSer um guarda-florestal no Parque Nacional Mago da Etiópia é um negócio sério. Os homens e as mulheres que assumem esse trabalho arriscam suas vidas para defender a terra e os animais, como elefantes e girafas, de caçadores.
Foto de Yan Li, National Geographic Your ShotA erupção do vulcão Etna em 2002 jorrou lava suficiente para devorar esta floresta na Sicília, Itália. Foi um evento tão intenso e dramático que as imagens dele podem ser vistas no filme Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith, como parte da paisagem do planeta Mustafar.
Foto de Placido Faranda, National Geographic Your ShotA migração anual de salmão é praticamente um buffet "coma à vontade" para os ursos no Alasca. A jornada para rio acima tem, às vezes, centenas de quilômetros, e os peixes devem saltar da água para superar cachoeiras. Quando um urso está no lugar certo e no momento certo, o jantar é servido.
Foto de Nick Dale, National Geographic Your ShotAo pôr do sol na cidade de Kanazawa-shi, Ishikawa, no Japão, um táxi leva três gueixas a um evento. Parte da tradição japonesa, as gueixas de hoje se apresentam em festas, cantando e tocando instrumentos.
Foto de Rosanna U, National Geographic Your Shot