Pastor em Beyşehir, na Turquia, dá mamadeira ao cordeiro orfão de mãe. Ele vai ter que continuar amamentando o filhote – o cordeiro não aceitou o leite da ovelha à direita. Ele veste um kepenek, um avental de pastor tradicional feito de feltro que o cobre dos ombros aos tornozelos.
Foto de Seyit KonyaliRaios de sol brilham dentro da água enquanto o mergulhador nada em cenote no México. "É uma experiência incrível e única na vida de um fotógrafo subaquático", disse o fotógrafo Fabrice Guerin. "O misticismo, a beleza e a exuberância dessas paisagens subaquáticas fazem me sentir como se tivesse descoberto um novo mundo".
Foto de Fabrice GuérinA ponte Akashi Kaikyō liga a ilha Awaji a Honshu, a maior ilha do Japão. A estrutura tem quase 4 quilômetros de extensão – cerca de 23 mil carros a cruzam diariamente.
Foto de Tomoshi HaraFazendeiro coloca touro em caminhão na pequena cidade italiana de Montanesi. O festival que homenageia o dia de São Roque, santo padroeiro da cidade, oferece comida, música, festas e um pequeno desfile que inclui o touro carregando um crucifixo gigante.
Foto de Andy MoorPróximos à cidade de Kalambaka, na Grécia, seis monastérios da Igreja Ortodoxa foram construídos no topo de altas formações rochosas conhecidas como Meteora. Na foto, o monastério Roussanou, fundado em meados do século 16. Hoje, um pequeno grupo de freiras mora no lugar.
Foto de Veselin AtanasovEnquanto fotografava no Parque Nacional Serengeti, na Tanzânia, a fotógrafa Sonalini Khetrapal flagrou um grupo de guepardos comendo uma gazela. "Foi fascinante observar os irmãos se abraçarem e lamberem o sangue da cara uns dos outros enquanto a mãe mantinha a guarda", ela disse. "Essa imagem captura a dureza da vida selvagem, mas nos amacia quando vemos os fortes laços entre irmãos."
Foto de Sonalini KhetrapalO fotógrafo Øyvind Blomstereng disse que esperou anos por essa foto em sua cidade natal de Trondheim, Noruega. "Tinha lua cheia e baixa pressão perto do litoral onde moro na Noruega", ele explica. "É comum que exista uma distância entre os cais e o rio... mas não nessa manhã."
Foto de Øyvind BlomsterengEnquanto dirigia pelo norte da Califórnia, o fotógrafo Josh Heidebrecht passou pela experiência de um acaso fotográfico depois que seu amigo parou o carro para ver o que encontraria no bosque. "Enquanto buscava, um esquilo gritou logo acima de mim e me forçou a olha para o alto", ele recorda. "Por sorte, estava com minha lente grande-angular e pude capturar esta perspectiva das sequoias parcialmente queimadas sobre nós em um misterioso silêncio.
Foto de Josh HeidebrechtDesde 1983, Coney Island, em Nova York, recebe o Desfile da Sereia, uma celebração do começo do verão. Mais de 1,5 mil pessoas se vestem em fantasias elaboradas, passeando pelo bairro e pela orla. Nessa foto, um folião posa para o retrato.
Foto de Matías GonzálezNo Mar Morto, próximo à costa do Egito, mergulhador livre nada perto de um recife artificial com formato de elefante. Enquanto os recifes de corais do mundo inteiro sofrem com as mudanças climáticas, recifes artificiais podem ajudar o ecossistema e dar um toque artístico para o deleite de mergulhadores.
Foto de Guillaume BihetCrianças da etnia Nenet posam para foto na zona rural da Rússia. Os Nenet são indígenas nômades que vivem no Ártico. O fotógrafo Kamil Nureev disse que todo ano as crianças Nenet partem para internatos, "e sempre sonham sobre quando estarão de volta".
Foto de Kamil NureevNa Índia, mulheres ficam cobertas de pó durante o trabalho em uma olaria. À medida que a urbanização da Índia gera mais edifícios, a demanda por tijolos aumenta. O trabalho é muitas vezes feito sob péssimas condições, com jornadas de 18 horas e baixos salários.
Foto de Tejal MewarTreinadora italiana de leões descansa com um dos felinos com quem trabalha. O fotógrafo Nader Saadallah a fotografou enquanto trabalhava e afirma: "Ela trata os leões como se fossem seus filhos. Ela dorme e brinca com eles todos os dias."
Foto de Nader SaadallahCrianças brincam nas águas de um poço em Jodhpur, na Índia. O poço, chamado Toorji ka jhalra, foi construído nos anos 1740, e ainda é um destino popular entre turistas e locais. O fotógrafo Shyam Prasad S. explica que "a arquitetura do poço é tão única e a água tão limpa que muitos vão apenas refrescar o corpo antes de voltar à ocupada rotina diária".
Foto de Shyam Prasad S.No Martin Mere Wetland Centre, em Burscough, na Inglaterra, flamingo-chileno para para comer. Em esforços de conservação, o centro trabalha com zoológicos da Inglaterra e da Irlanda para reproduzir e cuidar de flamingos saudáveis.
Foto de Ivan VidakovicJovem violoncelista segura o instrumento enquanto o fotógrafo Graham de Lacy faz seu retrato. De Lacy teve cinco minutos com cada membro da Orquestra de Cordas Buskaid Soweto em Johannesburgo, na África do Sul – programa que dá a crianças em desvantagem a chance de aprender um instrumento. De Lacy diz que o objetivo de fotografar os estudantes é "capturar a relação que cada músico tem com seu instrumento".
Foto de Graham de LacyRelatos dizem que o incêndio em Eagle Creek, na costa noroeste dos Estados Unidos, foi causado por adolescentes que lançaram fogos de artifício em um valse seco. Depois de um mês queimando, o fogo destruiu uma área de quase 200 metros quadrados no estado de Washington – apenas 46% do incêndio foi apagado. O fotógrafo Dylan Taylor capturou a destruição próxima às Fontes Termais Moffetts. O cânion do rio Columbia, ele disse, é, agora, uma cena apocalíptica.
Foto de Dylan TaylorO Holi, ou Festival das Cores, é um evento hindu que comemora a primavera. Durante as celebrações, participantes jogam pó colorido uns nos outros enquanto ouvem música e dançam. Um dos foliões em Vrindavan, em Uttar Pradesh, na Índia, era esta mulher com paralisia. O fotógrafo Raj Sarkar disse que é provável que ela tenha 102 anos, "mas sua coragem é imensa".
Foto de Raj SarkarNo Paquistão, próximo à fronteira com o Afeganistão, caçador de patos e seu cachorro esperam a oportunidade em uma manhã calma. Chamarizes flutuam na superfície para atrair os patos durante a migração anual.
Foto de Irfan TuriPara migrar da Tanzânia ao Quênia, gnus precisam cruzar o rio Mara. "Os gnus estavam um pouco hesitantes de atravessar porque um leão caminhava pelo local momentos antes", disse o fotógrafo Matt Grimsley. "O nível da água estava mais alto que o normal, por isso a travessia teve mais sucesso que a do dia anterior."
Foto de Matt GrimsleyQuando encontram salinas, os pântanos de água salgada de Cádiz, na Espanha, formam padrões curiosos. A fotógrafa Aya O. tirou as fotos de um pequeno avião durante o por do sol, dando várias voltas para capturar a imagem com a luz ideal.
Foto de Aya O.No Parque Nacional Chobe, em Botsuana, elefante toma um banho de areia. Usando a tromba para espalhar a poeira sobre o corpo, ele mantém sua pele saudável e espanta os parasitas.
Foto de Nick DalePara o fotógrafo Tim Durkan, nascido e criado em Seattle, fotografar a icônica Space Needle (Agulha do espaço) nunca é demais. No último verão, Durkan estava no lugar certo na hora certa para capturar esta imagem. "A lua cheia subiu logo depois do sol se por", ele comenta, "e adquiriu um aspecto soturno atrás das nuvens."
Foto de Tim DurkanLeão-marinho brinca com as bolhas que saem do tanque de oxigênio da fotógrafa Camallonga Emmanuelle. Emanuelle tirou fotos dos bichos enquanto mergulhava próxima a Los Islotes, ilha na costa da Baja California, México. O bigode dos leões-marinhos os ajudam a navegar águas escuras e encontrar comida.
Foto de Camallonga EmmanuelleHomem prepara o balão de ar para decolagem na Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã. Abastecido e no ar, o balão médio pode pesar mais de duas toneladas.
Foto de Trung Pham, National Geographic Your ShotNo Parque Nacional Tanjung Puting, orangotango cruza o rio. O fotógrafo Jayaprakash Joghee Bojan ficou com água na altura do peito para tirar esta foto. Ele explica que orangotangos evitam a água, especialmente nestas situações, quando crocodilos espreitam. No entanto, diz, "o aumento das plantações de dendezeiros tem destruído o habitat dos bichos. Essas criaturas inteligentes aprenderam a, quando pressionadas, adaptar à paisagem modificada".
Foto de Jayaprakash Joghee Bojan, National Geographic Your ShotAs Filipinas são formadas por mais de 7 mil ilhas. O nome desta, Snake, ou Cobra, faz referência ao banco de areia que é visível somente em maré baixa.
Foto de Andrej Afrikantov, National Geographic Your ShotFuncionário do Fundo de Vida Selvagem Sheldrick, no Quênia, troca carinhos com um filhote de elefante. O fotógrafo I. Ogila explica que, "quando caçadores matam os adultos pelo marfim, os filhotes ficam desesperados e têm poucas chances de viver por conta própria na natureza". Mas ao serem cuidados pelo Fundo, "ganham uma chance de viver e morrer velhos."
Foto de I. Ogila, National Geographic Your ShotA linha de trem Tadami percorre 135 km no Japão. "A vista do trem é magnífica", disse o fotógrafo Teruo Araya. "Ele passa por várias pontes e cruza cerejeiras em flor na primavera, paisagens verdes no verão, folhas secas coloridas no outono e neve no inverno."
Foto de Teruo Araya, National Geographic Your ShotFoca se aquece com os primeiros raios a atingir Skagen, na Dinamarca. O vilarejo de pescadores fica no ponto mais ao norte do país, e assistir às focas relaxando e brincando é uma atração turística comum.
Foto de Lars Lykke, National Geographic Your Shot