Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Ahmad Jarrah
Seu Baixinho pilota barco pelo rio Roosevelt. Antes da queda do preço do látex natural, ele ganhava R$ 1 mil ou mais trabalhando como seringueir. Hoje Baixinho precisa se virar com bicos como o de barqueiro de turismo.
Seu Francisco continua trabalhando de seringueiro mesmo depois que o baixo preço do látex natural expulsou muitos da profissão.
Dona Raimunda recebeu a reportagem em sua casa na colocação Novo Mundo, às margens do rio Roosevelt, dentro da Resex. Ela diz se sentir completa com a vida e o lugar onde escolheu viver.
Chico Preto em sua tradicional casa ribeirinha, numa colocação às margens do Rio Roosevelt, na fronteira entre Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.
Dona Francisca e Seu Francisco das Chagas, coletores de castanhas e moradores da Resex Guariba-Roosevelt, posam ao lado da estrada que percorrem para ir de casa ao trabalho.
Ana Terra e Maria Kakim, mãe e filha, em frente a casa que vivem no território cinta-larga na cidade de Aripuanã (MT).
Seu Carlos, mais conhecido como Vavá, coletor de castanhas na região da Resex.
Ailton Pereira dos Santos, presidente da Associação dos Moradores Agroextrativistas da Resex Guariba-Roosevelt Rio Guariba, segura o ouriço da castanha-do-brasil.
Dona Raimunda recebeu a reportagem com uma refeição preparada no fogão a lenha: peixe pintado marinado no leite de castanhas-do-brasil.
Raimunda Rodrigues da Silva, seringueira e agricultora familiar da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, em sua casa na colocação Novo Mundo, no município de Colniza (MT).