Assine a newsletter
Programação na tv
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Ary Bassous
A enfermeira Glória Maria de Moraes posa para foto em frente ao hospital Antônio Pedro, em Niterói, Rio de Janeiro. “Se Deus é brasileiro, não é mais. É até um pecado falar isso, mas tivemos um governo que diz para não usar máscara; as pessoas querendo usar cloroquina; a soma de tudo isso impacta diretamente na gente.”
A médica Tarlice Nascimento Peixoto Guimarães no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi ela quem atendeu a primeira paciente com covid que chegou no hospital.
A paciente Jacira Braz de Araújo, 64 anos, é afagada pela fisioterapeuta Natália Garbeto Rodrigues, 25. Jacira ficou internada por quatro meses devido à covid-19 e sua recuperação é considerada um milagre pela equipe médica que a tratou.
Arinda da Silva Azevedo, paciente de 86 anos diagnosticada com Covid-19, faz sessão de fisioterapia com a profissional Dilma Fernandes. Mesmo com a idade avançada, um câncer curado, diabetes e hipertensão, Dona Arinda sobreviveu. O médico e fotógrafo Ary Bassous acompanhou o cotidiano de uma UTI em hospital no Rio de Janeiro.
A fisioterapeuta Eloise realiza aspiração das vias aéreas superiores em um paciente no CTI de covid-19 do HUAP/UFF.
Técnico observa o equipamento de hemodiálise no CTI de covid-19 do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Segundo Sociedade Americana de Nefrologia, entre 20 e 40% dos pacientes com covid-19 hospitalizados sofrem com alterações nos rins.
O estudante de medicina Luis Henrique Xavier Santos, do penúltimo período, coloca máscara facial antes de seu primeiro plantão como voluntário na área de covid-19 do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.
O médico intensivista Celso Homero Siqueira dos Santos veste equipamento de proteção antes de começar o trabalho no CTI exclusiva para casos de covid-19 do Hospital Universitário Antônio Pedro. Durante a pandemia, Homero tem trabalhado seis dias por semana.
O médico intensivista Fúlvio Pessoa assiste um paciente em pronação ativa no CTI do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (HUAP/UFF). A posição melhora a ventilação dos pulmões em alguns casos, podendo evitar a intubação.
Equipe comandada pela médica intensivista Renata Veggiano se prepara para mudar paciente intubado da posição de pronação – com a barriga para baixo – para a posição de supinação – barriga para cima – no CIT de covid-19 do HUAP. A manobra requer cuidado e sincronia dos sete profissionais envolvidos; se não for bem feita, pode provocar acidentes potencialmente letais.