Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Brian Finke
Na foto, um chocolatier (ou seja, um especialista em chocolate) mergulha bolas de ganache em chocolate líquido, em um ateliê na cidade de Bayonne, na França.
Uma enfermeira coleta sangue em um centro de Grove City, distrito localizado no estado norte-americano de Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Carline Raphael (à esquerda), funcionária da área de saúde pública na cidade de Nova York, visita a nova mãe Marisela Bravo Berrera e sua filha de dois meses, Angel, para dar conselhos sobre amamentação e bons hábitos de sono para recém-nascidos. Pesquisas mostram que o estresse crônico altera os componentes nutricionais do leite materno, portanto, o controle do estresse para mães de bebês é fundamental para o desenvolvimento saudável dos bebês.
Em um estudo separado, Beattie mediu as penas dos pardais em busca de corticosterona – o hormônio relacionado ao estresse nas aves. "Gostamos de compará-lo aos anéis das árvores, que podem fornecer informações sobre como uma árvore cresceu retrospectivamente", explicou ela. As penas registram um momento estressante no tempo.
A estudante de doutorado da Universidade Tufts, em Massachusetts, nos Estados Unidos, Ursula Beattie, segura um pardal recém-capturado. Para um estudo, ela submeteu pássaros semelhantes a estresse, como ficar em uma gaiola rolando pelo laboratório. Amostras de sangue revelam danos ao DNA, sugerindo que os mecanismos de reparo ficam sobrecarregados.
Agentes do centro de detenção participam de uma sessão de treinamento de atirador ativo em uma antiga escola de ensino médio no Texas, Estados Unidos. Os agentes da lei têm um risco maior de doenças cardiovasculares em comparação com a população em geral. Até mesmo situações que os policiais sabem que são exercícios demonstraram aumentar os marcadores fisiológicos de estresse.
Antes de seu marido, Tommy, que sofre do mal de Alzheimer, mudar-se para uma casa de repouso assistido este ano, cuidar dele consumia quase todo o tempo e energia de Ellen Ebe. Ela participou de um estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, sobre como esse tipo de cuidado afeta a capacidade do corpo de combater doenças, bem como o risco de depressão e ansiedade.
O estresse na infância altera a forma como o cérebro dos ratos funciona. Examinando fatias finas de tecido cerebral, os pesquisadores da Universidade de Amsterdã observaram anormalidades na microglia – células cuja função é regular a reação imunológica no cérebro e manter o cérebro limpo, removendo os neurônios que estão morrendo e outros resíduos.
Em um laboratório de Amsterdã, nos Países Baixos, um rato procura o buraco que lhe permite escapar de um labirinto. Os pesquisadores estressaram as fêmeas que estavam amamentando, limitando o material de nidificação, para ver os efeitos em seus filhotes. Depois de crescidos, os camundongos foram testados no labirinto. Em contraste com os camundongos que tiveram um parto mais fácil, os camundongos criados por mães estressadas se saíram mal, levando mais tempo para lembrar onde estava o buraco de fuga.
Zainab Khorakiwala, aluna do segundo ano do ensino médio, é submetida a uma ressonância magnética funcional como parte de um estudo do Laboratório de Estresse e Desenvolvimento da Universidade de Harvard (Estados Unidos), que examina como o estresse diário afeta o desenvolvimento do cérebro dos adolescentes.