Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Edilson Rodrigues
Ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello depõe na Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado, que investiga os erros no enfrentamento da pandemia no Brasil.
Essas gravuras em baixo-revelo encontradas no Sítio Arqueológico do Bisnau, em Formosa (GO), são chamadas de petróglifos.
Cerrado pré-histórico: o Sítio Arqueológico do Bisnau, em Formosa (GO), abriga em paredões rastros dos primeiros habitantes do Planalto Central.
Os proprietários deixam as porteiras da Toca da Onça fechadas – visitas precisam de autorização. O local é procurado por praticantes de rapel, que nem sempre entendem a importância da preservação dos vestígios pré-históricos.
Os habitantes da região usaram ferramentas para 'desenhar' os petróglifos nestas rochas frágeis chamadas de arenito.
A Toca da Onça, também na região de Formosa (GO), é um raro caso de sítio arqueológico sinalizado com uma placa na entrada.
Os desenhos rupestres deixados nos paredões de pedra da Toca da Onça mostram animais, retratos rústicos do ser humano e representações do céu.
Para aumentar a visibilidade dos petróglifos do Bisnau, alguns turistas riscam o baixo-relevo com giz, tinta e outras pedras, o que acaba por deteriorar o registro histórico.