Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Hugo Van Lawick
O chimpanzé da foto é David Greybeard, que recebeu esse nome por Goodall. Em uma de suas observações, Jane descobriu que esse animal usava caules de grama para capturar cupins. Essa observação revolucionou o mundo em 1960, pois até então o que distinguia os seres humanos de outras espécies era a sua capacidade de criar ferramentas.
A etóloga dedicou sua vida a estudar os chimpanzés, seu comportamento, emoções e personalidades, entre outras coisas. Ela chegou a passar noites em claro para observá-los, como pode ser visto nesta imagem tirada no Parque Nacional Gombe Stream, na Tanzânia.
Jane Goodall publicou seu primeiro artigo sobre chimpanzés em 1963. E, em 1965, ela apareceu na capa da revista National Geographic acompanhada por um grupo de primatas.
Na reserva Gombe Stream, na Tanzânia, um dos objetivos da primatologista era se aproximar desses animais para ganhar sua confiança. A foto mostra um chimpanzé selvagem aceitando bananas entregues por Jane Goodall.
Foi sua mãe, Margaret Myfanwe Joseph (carinhosamente conhecida como Vanne), que estimulou o apreço de Jane pelos animais. A foto mostra a etóloga na Reserva do Córrego Gombe, na Tanzânia, onde ela chegou acompanhada por Vanne.
Jane Goodall, com binóculos na mão, sobe em uma árvore para ver melhor os chimpanzés no Parque Nacional Gombe Stream, na Tanzânia.
Jane Goodall se diferenciou dos pesquisadores da época. Como mostra esta fotografia, em que um chimpanzé selvagem aceita algumas bananas, ela conviveu de perto com esses primatas, o que lhe permitiu entender melhor sua natureza.
Um jovem chimpanzé senta-se em cima de seu pai reclinado em seu ninho na árvore. Parque Nacional Gombe Stream, Tanzânia.
Desde os primeiros dias em Gombe, Jane ocasionalmente acampava em um ponto alto da reserva para observar os chipanzés à noite e cedo pela manhã. Esta fotografia provavelmente foi reencenado a pedido de Hugo quando ele foi contratado pela National Geographic para retratar a vida e o trabalho da cientista.
Com a ajuda de David David Greybeard, Jane mostra a bandeira da National Geographic Society em uma foto publicada em 1965. Nos primeiros anos em Gombe, o suporte financeiro da Society ajudou Jane a continuar o trabalho dela. A popularidade da cientista atraiu muita audiência para as transmissões e publicações da NG.