Fotos exclusivas de Jane Goodall por National Geographic retratam seu trabalho intimista nas selvas africanas

NatGeo foi uma das principais parceiras da famosa primatóloga em seus primeiros passos, em sua pesquisa sobre chimpanzés e em seu trabalho de conservação. A carreira de Jane mudou para sempre a forma como entendemos o comportamento animal.

Por Redação National Geographic
Publicado 2 de out. de 2025, 08:39 BRT
Goodall com o chimpanzé Freud nos Parques Nacionais da Tanzânia. Quando Goodall viu pela primeira vez ...

Goodall com o chimpanzé Freud nos Parques Nacionais da Tanzânia. Quando Goodall viu pela primeira vez um chimpanzé usando um galho para pescar cupins, ela enviou um telegrama animado para seu mentor Louis Leakey. Ele respondeu: “AGORA PRECISAMOS REDEFINIR A FERRAMENTA, PARAR DE REDEFINIR O HOMEM OU ACEITAR OS CHIMPANZÉS COMO HUMANOS”. 

Foto de Derek Bryceson

A Dra. Jane Goodall, famosa conservacionista e etóloga britânica, faleceu aos 91 anos após uma carreira lendária iluminando a complexa vida social dos chimpanzésdefendendo os direitos dos animais e do meio ambiente. 

Numa época em que as mulheres eram desencorajadas a seguir carreiras científicas, Goodall tornou-se uma das cientistas mais reconhecidas de seu tempo após receber apoio da National Geographic Society para estudar chimpanzés em 1961.

Jane também possui o título de Dame Commander of the Order of the British Empire (da sigla DBE), uma condecoração dada pela Coroa Britânica que é o equivalente a "Sir" para os homens. O título de nobreza honorário foi dado a ela pela Rainha Elizabeth 2ª, em 2004, em reconhecimento aos seus serviços à ciência, à conservação ambiental e ao bem-estar animal.

O fotógrafo Michael Nichols capturou Jane Goodall enquanto ela estudava o comportamento dos chimpanzés na natureza ...

O fotógrafo Michael Nichols capturou Jane Goodall enquanto ela estudava o comportamento dos chimpanzés na natureza em 1990. “Devemos ser gentis com os animais porque isso nos torna seres humanos melhores”, disse Goodall certa vez a Mary Smith, editora de fotografia da National Geographic que ajudou a moldar suas matérias para a revista.

Sua pesquisa inovadora revelou muitas conexões sociaisemocionais entre humanos e primatas. Enquanto vivia entre chimpanzés na Reserva de Caça Gombe Stream, na Tanzânia, ela observou mães cuidadosasmachos alfa intimidadoresgestos de amizade, bem como violência. Ela foi a primeira pessoa a observar chimpanzés usando gravetos como ferramentas. 

Nos últimos anos, ela passou seu trabalho de campo para colegas para se concentrar em suas missões de sustentabilidade e bondade para com os animais. A organização sem fins lucrativos que ela fundou, Roots & Shoots, tinha o objetivo de impedir a destruição ambiental. Ela ganhou vários prêmios de prestígio ao longo de sua carreira. Seu legado perdurará na maneira como nos vemos em relação aos animais.

mais populares

    veja mais
    Nichols produziu um retrato etéreo de Goodall enquanto ela viajava de canoa para visitar um grupo ...

    Nichols produziu um retrato etéreo de Goodall enquanto ela viajava de canoa para visitar um grupo isolado de chimpanzés no Triângulo de Goualougo, na República do Congo. Na década de 1990, Goodall conseguiu persuadir a Conoco Oil a construir um centro de reabilitação para primatas órfãos no país.

    Foto de Michael Nichols
    Jane ao lado de rastreadores no Triângulo de Goualougo, que demonstram como os chimpanzés caçam cupins.

    Jane ao lado de rastreadores no Triângulo de Goualougo, que demonstram como os chimpanzés caçam cupins.

    Foto de Michael Nichols
    Jane Goodall, com binóculos nas mãos, observava chimpanzés na floresta da Tanzânia. O trabalho de Goodall ...

    Jane Goodall, com binóculos nas mãos, observava chimpanzés na floresta da Tanzânia. O trabalho de Goodall foi popularizado pela primeira vez em Miss Goodall and the Wild Chimpanzees, um filme produzido pela National Geographic e transmitido em 1965. Estima-se que 25 milhões de telespectadores na América do Norte assistiram ao programa.

    Foto de Hugo Van Lawick
    Jou Jou, um chimpanzé macho adulto, interage com Goodall de sua jaula no Zoológico de Brazzaville, ...

    Jou Jou, um chimpanzé macho adulto, interage com Goodall de sua jaula no Zoológico de Brazzaville, na República do Congo. Jou Jou, um animal social, ficou preso sozinho em uma jaula por anos e estava desesperado por contato com outros seres vivos.

    Foto de Michael Nichols
    Goodall uma batidinha na cabeça, como brincadeira, feita pela chimpanzé Mary (batizada em homenagem à Mary ...

    Goodall uma batidinha na cabeça, como brincadeira, feita pela chimpanzé Mary (batizada em homenagem à Mary Smith, editora de longa data de Jane na National Geographic) no Parque Nacional Gombe Stream, na Tanzânia.

    Foto de Michael Nichols
    “O chimpanzé preso atrás das grades é mal-humorado na maturidade, taciturno, temperamental e frequentemente bastante obsceno”, ...

    “O chimpanzé preso atrás das grades é mal-humorado na maturidade, taciturno, temperamental e frequentemente bastante obsceno”, escreveu Goodall para a National Geographic em 1963. “Em sua liberdade, ele é majestoso mesmo quando excitado e, na maioria das vezes, digno e bem-humorado.

    Foto de Michael Nichols

    mais populares

      veja mais
      O toque — um momento especial para Goodall — aconteceu quando Jou Jou, um chimpanzé adulto, ...

      O toque — um momento especial para Goodall — aconteceu quando Jou Jou, um chimpanzé adulto, estendeu a mão para cumprimentá-la. Ele havia sido mantido em cativeiro sozinho por anos no zoológico de Brazzaville, na República do Congo.

      Foto de Michael Nichols
      Goodall apareceu na capa da revista National Geographic várias vezes ao longo de sua carreira, incluindo ...
      A capa da revista National Geographic Magazine  de 1995 com Jane Goodall.
      À esquerda: No alto:

      Goodall apareceu na capa da revista National Geographic várias vezes ao longo de sua carreira, incluindo nas edições de dezembro de 1965 e dezembro de 1995.

      À direita: Acima:

      A capa da revista National Geographic Magazine  de 1995 com Jane Goodall.

      Jane Goodall toma um gole de sua bebida e observa um chimpanzé empoleirado em uma corda ...

      Jane Goodall toma um gole de sua bebida e observa um chimpanzé empoleirado em uma corda de sustentação.

      A National Geographic enviou o fotógrafo Hugo Van Lawick para capturar o trabalho de Goodall no ...

      A National Geographic enviou o fotógrafo Hugo Van Lawick para capturar o trabalho de Goodall no Parque Nacional Gombe Stream, na Tanzânia. Os dois acabaram se apaixonando e se casando; havia um modelo de argila de um chimpanzé no bolo de casamento deles.

      Foto de Hugo Van Lawick

      IEm memória da vida incrível de Jane e de sua contribuição para nossa compreensão do mundo natural, a National Geographic exibirá o documentário “Jane” nos Estados Unidos. Consulte sua região para saber se a atração também estará disponível.

      Dirigido por Brett Morgen, com trilha sonora do compositor Philip Glass, o documentário “Jane” usa imagens nunca antes vistas para contar a história da vida de Goodall. Assista ao filme no Disney+.

       

      mais populares

        veja mais
        loading

        Descubra Nat Geo

        • Animais
        • Meio ambiente
        • História
        • Ciência
        • Viagem
        • Fotografia
        • Espaço

        Sobre nós

        Inscrição

        • Assine a newsletter
        • Disney+

        Siga-nos

        Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados