Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Zeb Hogan
Cientistas marcam e soltam um bagre gigante no rio Mekong, no Camboja. Esta espécie criticamente ameaçada de extinção pode crescer até ter pelo menos 2,7 metros de comprimento e pesar 293 quilos.
Além do bagre gigante do Mekong, restaurantes no Vietnã começaram a servir barbelas gigantes de Mekong, também conhecidas como “peixinho dourado de 270 kg”. Um restaurante em Danang anunciou que a carne da barbela gigante era “boa para os homens”.
Um homem do Khmer exibe uma arraia gigante do Mekong – possivelmente a maior espécie de peixe de água doce do mundo, com uma “envergadura” que pode chegar a mais de 1,80 m. Ela foi capturada perto da fronteira do Camboja com o Vietnã, em 2002. Populações de arraias gigantes e outros peixes de grande porte do Mekong estão em declínio acentuado, em parte porque aparecem cada vez mais em cardápios em todo o Vietnã.
Graças à enormidade e à produtividade do rio Mekong, cerca de uma dúzia de espécies de peixes crescem até alcançaram proporções recorde. Este bagre gigante do Mekong – uma espécie agora estritamente protegida – foi capturado no rio Tonle Sap, em 2002. Embora esses gigantes ainda sejam encontrados em partes do Camboja e do Laos, eles desapareceram do Vietnã.