Qual o significado da Quarta-Feira de Cinzas?

O dia marca o início de um período de reflexão e arrependimento que se estende até a Páscoa.

Por Nina Strochlic
Publicado 22 de fev. de 2023, 11:22 BRT

Uma mulher com uma cruz de cinzas na testa assiste a uma missa de Quarta-Feira de Cinzas na Catedral Metropolitana em San José, Costa Rica. O feriado cristão marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de penitência que culmina com a Páscoa.

Foto de Juan Carlos Ulate Reuters

Por que uma pequena cruz de cinzas marca a testa dos cristãos uma vez por ano? É possível vê-los com o sinal durante a Quarta-feira de Cinzas, momento de encerramento do carnaval e que também marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de penitência e reflexão que leva à Páscoa. Eis o que você precisa saber sobre o dia marcado por cruzes de cinzas e jejum.

Quando é a Quarta-Feira de Cinzas?

A Quarta-Feira de Cinzas sempre cai seis semanas e meia antes da Páscoa, que os cristãos de todo o mundo acreditam ser o dia em que Jesus Cristo foi ressuscitado – os domingos não são contados no período de 40 dias da Quaresma. Em 2023, a Quarta-Feira de Cinzas acontece no dia 22 de fevereiro.

As igrejas oriental e ocidental usam dias diferentes para marcar o início da Quaresma, no entanto. No ocidente, a Quarta-Feira de Cinzas abre o feriado. Nas igrejas ortodoxas orientais, a Quaresma começa na segunda-feira, sete semanas antes da Páscoa, e a Quarta-Feira de Cinzas não é observada. 

Devotos católicos oram na Quarta-Feira de Cinzas em uma igreja em Manila (Filipinas), no dia 6 de março de 2019.

Foto de Ted Aljibe AFP, Getty

O que é a Quarta-Feira de Cinzas?

As origens da Quaresma são de 325 d.C., quando era mais comumente usada como uma fase de preparação para batismos. A duração do feriado é uma homenagem aos 40 dias de jejum de Jesus Cristo enquanto ele viajava pelo deserto, depois de ser batizado e antes de começar seu ministério. Este período é considerado pelos cristãos como o teste de Deus para a espiritualidade de Jesus e sua capacidade de resistir à tentação.

Hoje, os cristãos usam o feriado tanto para arrepender-se quanto para refletir. A cruz de cinzas que marca a testa de alguns cristãos é destinada a representar a mortalidade e a penitência por seus pecados. É aplicada por um padre durante uma missa matinal, muitas vezes acompanhada de uma pequena bênção: "Lembre-se de que você é pó e ao pó você voltará". Muitos optam por manter a cruz durante todo o dia. 

A cinza em si é feita de folhas de palmeira queimadas utilizadas durante os cultos de Domingo de Ramos do ano anterior, data que comemora a chegada de Jesus a Jerusalém uma semana antes de ele ser crucificado e ressuscitado. Acredita-se que os residentes o receberam acenando com frondes de palmeiras.

Jejum e Quaresma

A Quarta-Feira de Cinzas dá o tom da Quaresma, que é considerada um momento de auto-aperfeiçoamento. Originalmente, os cristãos que observavam a Quaresma só podiam comer uma refeição por dia e eram proibidos de comer carne ou peixe durante todo o período. Esta tradição foi relaxada pelos católicos romanos durante a Segunda Guerra Mundial. 

Enquanto alguns ainda seguem uma versão rígida do jejum às sextas-feiras durante a Quaresma, muitos optam por desistir de indulgências como o álcool e as mídias sociais.

mais populares

    veja mais
    101| Cristianismo
    Saiba quais as bases de uma das maiores religiões do mundo, com quase 2 bilhões de seguidores.

    O cristianismo, uma religião baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo, tem cerca de dois bilhões de seguidores. Aprenda sobre a história de Jesus Cristo, onde a fé cristã se originou e como ela cresceu para se tornar a maior religião do planeta.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados