A volta dos fiéis ao Círio de Nazaré em Belém do Pará em fotos

Reportagem acompanhou as homenagens a Nossa Senhora, que reuniram mais de 500 mil pessoas mesmo com as restrições impostas pela pandemia. 
6:07

Fiéis voltam às ruas de Belém para o Círio de Nazaré

Reportagem acompanhou as homenagens a N. Sra. na capital do Pará. Apesar da programação oficial reduzida devido à pandemia, centenas de milhares de devotos retornaram às ruas em 2021.
8:30

Davi Kopenawa: "A força da natureza colocou meu pensamento no campo de luta"

O xamã e líder yanomami conversou com a reportagem durante visita à Brasília, onde participou da mobilização indígena contra o marco temporal. Neste vídeo ele conta um pouco da sua história a partir das imagens do livro A Queda do Céu.

Fotógrafa conta o que viu durante a queda de Cabul, seu lar de longa data

Kiana Hayeri narra a tensão na capital afegã, sua fuga e a culpa que sente por ter deixado pessoas para trás.

Peregrinações podem ser a próxima tendência de viagem no pós-pandemia

Tradicionalmente religiosas, as rotas de peregrinação podem oferecer uma oportunidade de encontrar paz interior e reconexão com o mundo a tipos variados de viajantes.

Líderes e ativistas muçulmanos enfrentam oposição às vacinas contra a covid-19

Programas de conscientização para combater a desinformação sobre a vacina contra a covid-19 produzem efeitos nas taxas de vacinação em algumas comunidades muçulmanas nos EUA.

Esvaziada pela pandemia, 'Meca' da umbanda pede ajuda para não fechar

O Santuário Nacional da Umbanda, um patrimônio cultural imaterial e parque ecológico na cidade de Santo André, em São Paulo, fechou as portas completamente por sete meses. Agora reaberto, ainda espera pela volta dos fiéis.

Túmulo de criança é o mais antigo sepultamento humano encontrado na África

Com o corpo aparentemente envolto em uma mortalha e a cabeça depositada sobre uma almofada, os restos mortais da criança desenterrada no Quênia podem esclarecer as origens remotas do sepultamento como ritual funerário.

Por que o Ramadã é o mês mais sagrado na cultura islâmica

O avistamento da lua crescente marca o início do Ramadã, momento de piedade e autorreflexão para os muçulmanos.

A histórica visita do papa ao Iraque pelos olhos de um fotógrafo

Membros da comunidade cada vez menor de cristãos no Iraque renovam as esperanças durante a primeira visita papal da história do país – apesar da pandemia e das questões de segurança.

Um ano após início da pandemia, desconhecidos encontram consolo compartilhando seu luto

Um ano se passou desde que a OMS declarou a covid-19 como uma pandemia. Milhões de famílias estão tentando enfrentar as perdas para seguir em frente.

Brasileiros se entregam à religião para aplacar angústia em meio à pandemia

Cenário de caos na saúde e crise econômica leva homens e mulheres a se apegarem à fé para seguir em frente. Formas de conectar-se à espiritualidade se transformaram durante a pandemia de covid-19.

Famoso navio funerário anglo-saxão foi provavelmente o último de seu tipo

A descoberta arqueológica em Sutton Hoo — um feito retratado no filme “A Escavação” —  talvez seja tudo o que restou de uma suntuosa tradição funerária medieval inglesa.

Por que praticamos rituais? Doenças e perigos podem ter originado tais comportamentos

Embora as origens de muitos rituais permaneçam desconhecidas, novas pesquisas sugerem que desenvolvemos tais práticas sociais para afastar ou enfrentar ameaças comuns.

Quanto trabalho é necessário para fabricar folhas de ouro? 20 mil golpes de martelo

Utilizada em rituais budistas, a folha dourada que decora pagodes é cerca de 30 vezes mais fina que um fio de cabelo humano.

Do olho grego ao sagrado coração: amuletos da sorte em todo o mundo

Talismãs de boa sorte — gatos japoneses que acenam, escaravelhos egípcios — servem como lembranças de viagem e símbolos significativos de esperança em tempos difíceis.

Por que temos árvores de Natal? A surpreendente história por trás da tradição

Antes um símbolo pagão, o objeto assumiu formas inusitadas em praticamente todos os continentes – até na Antártida.

Os objetos sagrados de religiões afro-brasileiras apreendidos pela polícia

Um total de 521 objetos sagrados recolhidos entre 1890 e 1945 por batidas policias em terreiros cariocas foram transferidas do Museu da Polícia Civil para o Museu da República. 

Peças sagradas de religiões afro-brasileiras deixam guarda da polícia após 75 anos

Objetos sagrados recolhidos entre 1890 e 1945 por batidas policias em terreiros cariocas foram transferidos para o Museu da República. Fotos mostram alguns dos 521 itens, que contam a história de religiões como candomblé e umbanda.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados