O que é Abya Yala, o nome dado ao continente americano?
Formações rochosas no Parque Nacional Chiribiquete.
Abya Yala é o termo que as organizações e instituições de povos indígenas adotaram para se referir ao continente americano, de acordo com o documento Povos Indígenas nas Américas (Abya Yala), publicado em 2017 pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
De acordo com o documento, "Abya Yala" é o nome dado ao continente pelo povo kuna (também conhecido como guna ou cuna), originário do Panamá e da Colômbia, antes da chegada de Cristóvão Colombo e dos europeus no século 15.
O que significa Abya Yala
Na língua kuna, Abya Yala significa "terra madura", "terra viva" ou "terra que floresce", e é sinônimo de América, acrescenta o capítulo “Abya Yala, el descubrimiento de América”, escrito pelo geógrafo e pesquisador brasileiro Carlos Walter Porto-Gonçalves, e publicado no livro Bicentenarios (otros): transiciones y resistencias, publicado em 2011.
Especificamente, o povo kuna é originário da Serra Nevada, no norte da Colômbia. Eles habitavam a região do Golfo de Urabá e as montanhas de Darién. Atualmente, vivem na costa caribenha do Panamá, na Comarca de Guna Yala (San Blas).
(Talvez seja do seu interesse: Quem são os yanomami e qual é o território que eles ocupam na Amazônia)
Qual é a implicação do nome Abya Yala?

Chloe Sait-Denis documentando a cultura e a vida tradicional dos Kuna Yala.
Embora cada um dos povos originais do continente tenha atribuído nomes diferentes às regiões que ocupavam (por exemplo, Tawantinsuyu, Anahuac ou Pindorama), a expressão Abya Yala é cada vez mais usada em uma tentativa de construir um senso de unidade e pertencimento, de acordo com o artigo de 2011.
No mesmo sentido, o documento da Cepal reconhece que o nome Abya Yala é um símbolo de identidade e respeito pela terra que se habita.
De acordo com Porto-Gonçalves, a primeira vez que "Abya Yala" foi usada em um sentido político foi na Segunda Cúpula Continental de Povos e Nacionalidades Indígenas de Abya Yala, realizada em Quito, no Equador, em 2004.
No entanto, em 2007, na 3ª Cúpula Continental dos Povos e Nacionalidades Indígenas de Abya Yala, realizada em Iximche, na Guatemala, decidiu-se criar uma Coordenação Continental das Nacionalidades e Povos Indígenas de Abya Yala como um espaço permanente de ligação e intercâmbio, para compartilhar experiências e propostas, e para se auto-denominarem Abya Yala.
