O que é Abya Yala, o nome dado ao continente americano?

O termo vem do povo kuna, oriundo do Panamá e da Colômbia.

Formações rochosas no Parque Nacional Chiribiquete.

Foto de Steve Winter
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de ago. de 2023, 10:14 BRT

Abya Yala é o termo que as organizações e instituições de povos indígenas adotaram para se referir ao continente americano, de acordo com o documento Povos Indígenas nas Américas (Abya Yala), publicado em 2017 pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

De acordo com o documento, "Abya Yala" é o nome dado ao continente pelo povo kuna (também conhecido como guna ou cuna), originário do Panamá e da Colômbia, antes da chegada de Cristóvão Colombo e dos europeus no século 15.

O que significa Abya Yala

Na língua kuna, Abya Yala significa "terra madura", "terra viva" ou "terra que floresce", e é sinônimo de América, acrescenta o capítulo “Abya Yala, el descubrimiento de América”, escrito pelo geógrafo e pesquisador brasileiro Carlos Walter Porto-Gonçalves, e publicado no livro Bicentenarios (otros): transiciones y resistencias, publicado em 2011. 

Especificamente, o povo kuna é originário da Serra Nevada, no norte da Colômbia. Eles habitavam a região do Golfo de Urabá e as montanhas de Darién. Atualmente, vivem na costa caribenha do Panamá, na Comarca de Guna Yala (San Blas).

(Talvez seja do seu interesse: Quem são os yanomami e qual é o território que eles ocupam na Amazônia)

Qual é a implicação do nome Abya Yala?

Chloe Sait-Denis documentando a cultura e a vida tradicional dos Kuna Yala.

Foto de CHLOE SAINT DENIS

Embora cada um dos povos originais do continente tenha atribuído nomes diferentes às regiões que ocupavam (por exemplo, Tawantinsuyu, Anahuac ou Pindorama), a expressão Abya Yala é cada vez mais usada em uma tentativa de construir um senso de unidade e pertencimento, de acordo com o artigo de 2011.

No mesmo sentido, o documento da Cepal reconhece que o nome Abya Yala é um símbolo de identidade e respeito pela terra que se habita.

De acordo com Porto-Gonçalves, a primeira vez que "Abya Yala" foi usada em um sentido político foi na Segunda Cúpula Continental de Povos e Nacionalidades Indígenas de Abya Yala, realizada em Quito, no Equador, em 2004. 

No entanto, em 2007, na 3ª Cúpula Continental dos Povos e Nacionalidades Indígenas de Abya Yala, realizada em Iximche, na Guatemala, decidiu-se criar uma Coordenação Continental das Nacionalidades e Povos Indígenas de Abya Yala como um espaço permanente de ligação e intercâmbio, para compartilhar experiências e propostas, e para se auto-denominarem Abya Yala.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados