
Muito do sucesso de Herodes, o Grande, deve-se às relações conciliatórias com os romanos. Mas, setenta anos depois de sua morte, rebeldes da Judeia desafiaram abertamente o Império Romano. Depois de tomarem Jerusalém em 70 d.C., forças romanas cercaram Masada, o espetacular forte no Mar Morto onde os rebeldes se esconderam (na foto). Cerca de 15 mil soldados atacaram a fortificação por quase 2 anos antes de avançar. Os rebeldes, chamados Zelotes, supostamente preferiram cometer suicídio a serem capturados.
Foto de James L. StanfieldA estonteante fortificação de Masada fica no topo de uma mesa na costa oeste do Mar Morto. O Rei Herodes construiu dois palácios no lugar; um que se espalha pelo topo plano e outro construído em três plataformas na face norte do morro.
Foto de James L. StanfieldO porto de Cesareia, na Judeia, onde hoje é a costa mediterrânea de Israel, não tinha fontes seguras de água potável quando a construção da cidade começou em cerca de 22 a.C. Então, o rei Herodes encomendou a construção deste aqueduto para trazer água desde as fontes do Monte Carmelo, há 16 quilômetros de distância.
Foto de Ira BlockPara estimular o comércio pela Judeia, Herodes construiu um porto de águas profundas em mar aberto na Cesareia. Ele protegeu o lugar com muros gigantes de argamassa que se estendiam por 460 metros além da costa e eram ancorados ao solo marinho por um concreto hidráulico recém inventado trazido da Itália. Arqueólogos não têm certeza dos motivos que levaram as paredes do porto a desmoronar no mar, mas uma teoria sugere que elas podem ter caídos depois de atingidas por um terremoto ou tsunami.
Foto de Mark S. LittleMultidões se juntam durante o pôr do sol no Muro das Lamentações, tudo o que resta do maior feito arquitetônico de Herodes: o complexo do Segundo Templo no Monte do Templo, em Jerusalém. Arrasado em 70 d.C. pelos romanos, as ruínas do Templo estão entre os lugares mais sagrados para os judeus.
Foto de Richard NowitzAs orações dos judeus que vão ao Muro das Lamentações incluem a esperança de um dia o magnífico Segundo Templo do Rei Herodes seja um dia restaurado.
Foto de Annie GriffithsA cidade portuária de Cesareia, da época de Herodes, o Grande, foi uma maravilha arquitetônica construída em homenagem ao primeiro imperador de Roma, César Augusto. A cidade murada possuía um palácio, um teatro para 3500 pessoas, um hipódromo e um novo porto de águas profundas protegido por enormes muros de concreto, cujos vestígios podem ser vistos sob a água.
Foto de Bill CurtsingerVista aérea de um antigo palácio fortificado no topo de um monte artificial no Deserto da Judeia, próximo a Jerusalém. O complexo, chamado Heródio, foi construído pelo Rei Herodes, o Grande, durante seu reinado de 33 anos, de 37 a 4 a.C. O palácio era adornado com reluzentes construções de calcário, jardins em terraços e banhos ritualísticos. Lá também está um mausoléu muito procurado onde Herodes teria sido enterrado.
Foto de Jodi CobbO túmulo de Herodes, o Grande, Rei da Judeia, foi descoberto por uma equipe de arqueólogos da Universidade Hebraica em 27 de abril de 2007. Reverenciado e odiado em seus 33 anos de reinado, Herodes foi sepultado em 4 a.C. no seu complexo Heródio, próximo a Jerusalém. Em cerca de 64 d.C., rebeldes judeus que resistiam ao Império Romano se esconderam no Heródio. Enquanto estavam lá, destruíram grande parte do mausoléu de Herodes em retaliação aos acordos entre a Judeia e os imperadores romanos.
Foto de David Silverman/Getty Images