14 das bibliotecas mais incríveis do mundo
Amantes dos livros, esta é para vocês!
Publicado 7 de mar. de 2022, 07:49 BRT

SUÍÇA – Manuscritos com iluminuras do século 9 e o primeiro projeto arquitetônico desenhado em pergaminho são apenas alguns dos tesouros literários da resplandecente, e barroca, Abadia de St Gallen.
Foto de Heeb, Laif, ReduxREINO UNIDO – As bibliotecas de Bodleian, na Universidade de Oxford, guardam relíquias como o Manuscrito Vernon, o primeiro de Shakespeare, e o primeiro livro impresso em árabe com tipos móveis.
Foto de Joe Daniel Price, Getty ImagesJAPÃO – Toda criança é atraída pela capa dos livros da Biblioteca de Livros de Figura, em Iwaki, no Japão. Janelas altas oferecem vistas calorosas do Pacífico, todos os livros são expostos pela capa e largas escadas fornecem ótimos lugares para a leitura.
Foto de Kenji Shimizu, AP ImagesMARROCOS – A biblioteca da Universidade de al-Qaeawiyyin em Fez (uma das mais antigas em operação do mundo) foi fundada por uma mulher, Fatima al-Fihri, em 859 d.C. A arquiteta Aziza Chaouni recentemente restaurou o espaço e o abriu para o público revelando mosaicos antigos, painéis solares e um café.
Foto de Izzet Keribar, Getty ImagesDesfrute de leituras de poetas laureados, livros em braile e falados, além de tours temáticos gratuitos na Biblioteca do Congresso em Washington D.C. No Grande Salão, os murais do século 19 ilustram a "Evolução do livro".
Foto de Doug Armand, Getty ImagesNa Biblioteca de Alexandria, terraços, salas de leitura iluminadas pelo sol, planetário, uma exibição da imprensa oficial Bulaq e a maior coleção do mundo de manuscritos digitalizados. As enormes parades de hieróglifos homenageiam a antiga Biblioteca de Alexandria construída por Alexandre, O Grande.
Foto de Yann Arthus-BertrandFRANÇA – As inúmeras bibliotecas 'portáteis' da Lire à la Plage embelezam as praias de Seine-Maritime há uma década. As tendas vermelhas e brancas emprestam uma coleção de jogos de tabuleiro, quadrinhos, romances e, claro, poesia francesa.
Foto de Benoit DECOUT, ReduxTAILÂNDIA – No formato de uma enorme casa de árvore, a biblioteca infantil de Soneva Kiri exibe salas de leitura suspensas, abóbadas celestes que revelam a floresta, sala de música com instrumentos tailandeses e partituras nas paredes e livros sobre permacultura e tradições locais.
Foto de Marco Moretti, ReduxALEMANHA – Paredes brancas dão um toque pop de Yayoi Kusama ao panteão de livros na Biblioteca da Cidade de Stuttgart. Pare no café, depois passe pelo teto de vidro no caminho do terraço para acessar as incríveis vistas do centro de Stuttgart.
Foto de ioriyoshizuki, Getty ImagesVATICANO – A assinatura de Galileu em seu processo de 1633, as cartas de São Pedro escritas em rolos de papiro e a mais antiga Bíblia estão guardadas na Biblioteca do Vaticano em Roma. Para visitar, é preciso agendar um tour guiado.
Foto de Rex Features, AP ImagesBURUNDI – A primeira biblioteca de Muyinga foi construída pela comunidade com tijolos, telhas de barro e colunas de eucalipto coletados localmente. Jane;as As varandas tem vista para as "milles collines" e as crianças podem ler livros em uma enorme rede de sisal suspensa entre o primeiro e o segundo andar.
Foto de BC architects & studiesOriginalmente construído em 117 d.C sobre a tumba de Júlio Celso Polemeno, a biblioteca de mármore de Celso fica sobre as ruínas da cidade de Éfesus. As quatro figuras romanas da entrada, que simbolizam a inteligência do antigo governante, já chegaram a guardar mais de 12 mil rolos.
Foto de Monica Gumm, ReduxNa ativa desde 1959, a biblioteca-barco Epos, de 26 metros de comprimento, navega pelos fiordes todo verão. Cerca de 6 mil livros (entre os 53,3 mil itens da coleção) são compartilhados entre 150 cidades diferentes da costa oeste, repleta de ilhas, da Noruega.
Foto de Stian Vik, Bokbåten EposA biblioteca Mertz, no Jardim Botânico de Nova York, abriga a maior coleção de livros e materiais de botânica do mundo. Um túnel de tulipeiras leva do centenário tesouro de livros a um conservatório vitoriano tropical e ao segundo maior herbário do planeta.
Foto de Heeb, Laif, Redux