32 fotos incríveis de uma carreira feita embaixo d’água
O fotógrafo David Doubilet quer impressionar as pessoas com suas imagens – e inspirar a conservação. Veja como nesta galeria retrospectiva.
Publicado 27 de jun. de 2018, 12:30 BRT

Leões marinhos australianos brincam em uma cama de algas perto de Hopkins Islands no Golfo Spencer, no sul da Austrália. Esses leões marinhos são encontrados apenas na Austrália e são um dos Pinípedes mais ameaçados do mundo.
Foto de David Doubilet, National GeographicBarracudas Chevron formam um círculo quase perfeito em volta de um mergulhador em um momento raro no mar perto de Nova Irlanda, Papua-Nova Guiné. Barracudas formam cardumes durante o dia como uma defesa contra predadores e se separam à noite para caçar.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm nadador passa por Devils Eye Spring, onde se mistura com as águas ricas em tanino do Rio Santa Fé na Flórida central. Moradores da Flórida são muito dependentes de seus aquíferos rasos de água doce, mas são ameaçados pelo bombeamento excessivo, poluição e intrusão de sal.
Foto de David DoubiletO submarino alemão U-532 no fundo do Atlântico perto de Morehead City, Carolina do Norte. O submarino foi afundado por bombas de profundidade implantadas pela Guarda Costeira em 9 de maio de 1942 e só foi descoberto em 1945. Esta imagem é composta de 33 frames.
Foto de David Doubilet, National GeographicUma tartaruga-de-pente nada com cardumes de peixes-morcego e barracudas em Kimbe Bay, Papua-Nova Guiné. Papua-Nova Guiné, indonésia e Filipinas formam uma área chamada de Triângulo dos Corais, uma região do pacífico conhecida por sua grande biodiversidade marinha.
Foto de David Doubilet, National GeographicUma fêmea de leão marinho australiano espreita através do mar perto de Hopkins Island no Golfo Spencer, sul da Austrália. Essas criaturas curiosas e amigáveis são presas ocasionais de tubarões brancos, e é aconselhável sair da água quando isso acontece.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm peixe Uranoscopidae, conhecido como “observador de estrelas”, lembra uma máscara maia enterrada nas areias vulcânicas do Estreito de Lembeh, Indonésia. Essas criaturas indescritíveis são incríveis caçadores de emboscada que explodem das areias macias para devorar presas desavisadas.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm dragão-marinho-folhado nada em uma floresta de algas nas águas temperadas da Tasmânia. Essas criaturas extravagantes e místicas se alimentam de camarões. Seu status de conservação é de quase ameaçado, graças a degradação de seu habitat, poluição e coleção para comércio de aquários.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm esfomeado leão marinho de Galápagos juvenil nada em um cardume de salemas em Cousins Rock, Ilhas Galápagos. As presas normalmente abundantes do leão marinho foram empurradas para o fundo em busca de águas mais frescas durante o El Niño de 1998.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm peixe palhaço macho protege agressivamente sua ninhada de ovos em Anilao, Filipinas. Os machos arejam os ovos, removem detritos e espantam predadores por 7 a 10 dias até que eles eclodam. Esses peixes coloridos também são alvo do comércio para aquários e são impactados pelos danos aos recifes de coral. (Veja também: Como os Corações dos Corais das Filipinas Continuam Batendo)
Foto de David Doubilet, National GeographicUm peixe-palhaço-castanho olha para fora da tampa protetora de seu anfitrião em Kimbe Bay, Papua-Nova Guiné. A anêmona branca perdeu sua coloração rosa original quando a água se aqueceu rapidamente, fazendo com que ela liberasse algas simbióticas. Esses eventos de branqueamento estão se tornando mais comuns e ameaçam muitos recifes de coral pelo mundo.
Foto de David DoubiletUm caboz procura por detritos no tecido do manto colorido de um molusco gigante em Papua-Nova Guiné. Moluscos gigantes vivem mais de um século, mas estão ameaçados pela colheita, poluição e pancadas de âncoras.
Foto de David Doubilet, National GeographicO biólogo marinho William Hammer surge em meio a uma nuvem densa de águas-vivas sem veneno em Palau, Micronésia. Esta população única em um lago marinho está agora em risco graças ao clima mais quente.
Foto de David Doubilet, National GeographicPeixes coloridos Garibaldi e señorita forrageiam sob as florestas de algas em Anacapa Island no Santuário Marinho Nacional Channel Islands na Califórnia. A pesca excessiva dos predadores do ouriço roxo na última década permitiu que a população crescesse e devastasse a população de algas que antes prosperava.
Foto de David Doubilet, National GeographicPescadores assassinam sistematicamente golfinhos selvagens que foram levados até o Porto Futon na Península de Izu no Japão durante a temporada anual de caça de golfinhos. Caçadores cortam as artérias carótidas dos golfinhos e deixam eles sangrarem até a morte. Seu choro de pânico penetram o concreto sob nossos pés.
Foto de David Doubilet, National GeographicUma raia e um barco a vela podem ser vistos em North Sound, Grand Cayman. Este banco de areia protegido se tornou um dos locais mais populares do mundo para mergulho, onde milhares de turistas são recebidos todos os dias por esses embaixadores do oceano. Doubilet espera que essas imagens revelem uma nova perspectiva sobre o oceano que nem todos podem ver e que mostra como nós estamos conectados ao nosso planeta azul.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm cardume de lingueirões se escondem entre os longos galhos de um coral de chicote vermelho em Kimbe Bay, Papua-Nova Guiné.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm Chromodoris nudibranch em Bali, Indonésia, usa sua coloração brilhante para alertar sobre sua toxicidade aos predadores em potencial. Nudibrânquios são lesmas marinhas de corpo mole que recebem esse nome devido às suas guelras nuas. Não são muito conhecidos pelo público em geral, mas têm um papel importante no ecossistema marinho.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm elefante marinho submerge nas águas frias do Okavango Delta em Botswana. O elefante desceu ao fundo por vários minutos, depois se ajoelhou e enterrou suas presas no fundo várias vezes, até que o marfim brilhasse. É esse marfim que tem alimentado uma crise de caça de elefantes.
Foto de David Doubilet, National GeographicA silhueta de um mergulhador é mostrada na Caverna do Candelabro, Palau, Micronésia. Mergulhar em cavernas pode ser perigoso, mas permite que os exploradores acessem ambientes únicos e históricos e artefatos arqueológicos.
Foto de David Doubilet, National GeographicUma raia manta se alimenta de uma galáxia de plânctons atraída por luzes subaquáticas na costa de Kona, Havaí. Observar mantas é um grande negócio em Kona. Os animais gentis são muitas vezes caçados pelo mundo para atender a demanda por suas guelras – que são vendidas para limpar o sangue (apesar da falta de evidência científica).
Foto de David Doubilet, National GeographicO SS Nord, um petroleiro de 82 metros afundado em 1915. O navio naufragado fica na vertical perto de Tasman Island, Tasmânia.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm pequeno xaréu busca proteção contra predadores se escondendo em uma medusa-da-lua, nas águas frias da Tasmânia.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm pescador Bayei em uma mokoro, em silhueta no sol de meio-dia, projeta uma longa sombra nas águas de Okovango Delta, Botswana.
Foto de David Doubilet, National GeographicQuatro mergulhadores mergulham em Ewens Pond, sul de Mount Gambier, Austrália.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm peixe-papagaio exibe dentes quase perfeitos enquanto dorme sob uma borda de coral perto de Heron Island na Grande Barreira de Coral. Peixes-papagaio são herbívoros de coral, consomem as algas do coral e excretam areia.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm crocodilo-americano patrulha os canais do mangue do Parque Nacional Jardines de la Reina, Cuba, à noite. Esses répteis antigos são chamados de engenheiros dos mangues porque seus movimentos criam e mantêm canais que melhoram a circulação de água e nutrientes.
Foto de David Doubilet, National GeographicUm trio de tartarugas-comuns ameaçadas acasalam no fundo do mar perto de Key Largo na Santuário Marinho Nacional de Florida Keys. Essas tartarugas, assim como todas as tartarugas marinhas, estão ameaçadas, apesar dos esforços da conservação estarem mostrando resultado.
Foto de David Doubilet, National GeographicPeixes aterinídeos rodopiam através dos manguezais, formando uma corrente viva no mar. A densa mata de raízes proporciona refúgio a estes peixinhos de poucos centímetros, que formam grandes cardumes na tentativa de despistar os predadores. Os mangues ajudam os recifes ao oferecerem um viveiro para animais vulneráveis, e ao reterem sedimentos que poderiam sufocar os corais.
Foto de David Doubilet E Jennifer HayesDavid Doubilet, com 13 anos, mostra seu presente de aniversário, uma roupa de mergulho e um arpão.
Foto de David Doubilet, National GeographicDavid Doubilet fotografa icebergs perto de Red Island, Scoredbysund Fjord, Leste da Groenlândia.
Foto de David Doubilet, National Geographic