Galeria: Peças de foguete recicladas na Rússia são salva-vidas tóxicos
O equipamento espacial descartado de um cosmódromo soviético outrora secreto ganha uma segunda vida como ferramenta útil – e possivelmente poluída.
Publicado 8 de ago. de 2018, 16:25 BRT

Um foguete em miniatura fica de guarda perto da estação ferroviária de Plesetsk, uma cidade a cerca de 4 km do cosmódromo de mesmo nome.
Foto de Raffaele PetrallaO morador local Pavel Popov estica as peles de rena sobre um trenó que ele construiu com partes de foguetes recuperadas.
Foto de Raffaele PetrallaEmbora a Rússia tecnicamente proíba a prática, os moradores recuperam componentes de ouro de foguetes como estes, os derretem e depois os vendem por peso na cidade de Arkhangelsk.
Foto de Raffaele PetrallaDmitri e Misha, moradores do vilarejo de Dolgoshchelye, observam o horizonte para além do rio Kuloi, onde certa vez viram um foguete cair na Terra.
Foto de Raffaele PetrallaPavel Popov ostenta um componente de foguete que contém ouro.
Foto de Raffaele PetrallaUm pescador em seu barco rocketa desembarca com sua carga. Ele mora em uma localidade com apenas quatro habitantes, a dez horas de barco da vila de Bychye. Ele leva três dias no rio para chegar a vilas maiores, vender seus achados e voltar para casa.
Foto de Rafaelle Petralla