Estes simpáticos bichos são os mais espertos do reino animal
Medir inteligência é tão complexo que é quase impossível comparar a inteligência de um animal com a de outro.
Publicado 15 de set. de 2019, 09:30 BRT

Kanzi, um bonobo de 39 anos, tornou-se conhecido por suas habilidades linguísticas. Ele consegue se comunicar usando centenas de símbolos que se relacionam com palavras.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge CollectionOs porcos vietnamitas são, como todos os porcos, altamente sociais. Estudos mostram que eles enganam outros porcos para mantê-los longe da comida.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge CollectionAlguns peixes ciclídeos africanos, nativos do Lago Tanganyika na África Leste, conseguem distinguir peixes familiares de estranhos pelos padrões faciais. Estudos mostram que eles passam mais tempo rastreando os movimentos de estranhos do que de peixes que conhecem.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge CollectionO scrub jay, um pássaro nativo do oeste da América do Norte, consegue se lembrar de mais de 200 lugares diferentes onde estocou comida, assim como os itens específicos em cada esconderijo.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge CollectionEstudos destacaram as habilidades de memória dos border collies. Até sua morte em julho de 2019, um border collie chamado Chaser lembrava de 1.022 substantivos — o maior vocabulário testado de qualquer cachorro.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge CollectionPesquisadores documentaram uma grande variedade de comportamentos em elefantes asiáticos que indicam inteligência, incluindo a habilidade de usar ferramentas e imitar sons.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge CollectionNa natureza, os saguis, um tipo de macaco encontrado na América do Sul, são extremamente cooperativos. Eles geralmente gritam para saber onde os outros estão e dividem a comida entre os membros do grupo.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge CollectionTalentosos construtores de ferramentas (eles transformam gravetos em ganchos para cavar, por exemplo) corvos da Nova Caledônia, com o nome de uma nação-ilha no Pacífico Sul, conseguem planejar vários passos à frente para garantir uma refeição.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge CollectionPopulações individuais de orangotangos na natureza têm comportamentos aprendidos únicos — como usar galhos com muitas folhas como "guarda-chuvas", que passam de geração a geração.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge CollectionGolfinhos nariz-de-garrafa são considerados altamente inteligentes. Brincadeiras são uma parte importante da vida social dos golfinhos e acredita-se que são cruciais para o desenvolvimento cognitivo deles.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge CollectionEstudo de 2009 mostrou que cacatuas-de-crista-amarela, como essa mostrada aqui, conseguem sincronizar seus movimentos com a batida da música.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge Collection, Photographed at Bird Lovers Only, Duncan, South CarolinaPolvos gigantes do Pacífico aprenderam a abrir potes, imitar outros polvos e resolver labirintos em testes de laboratório.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge CollectionEstudos mostraram que ovelhas são hábeis em reconhecer umas às outras e se lembrarem dos rostos das ovelhas ao longo do tempo.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge CollectionPapagaios-cinzentos africanos são renomados por sua habilidade de imitar discurso humano. Estudos também mostraram que eles são capazes de raciocínio abstrato na busca de comida.
Foto de Vincent J Musi, Nat Geo Imge Collection