Chimpanzés na natureza podem nos ensinar sobre envelhecimento saudável

Pesquisas sobre a saúde de animais anteriormente utilizados em experimentos de laboratório revelam que, para os chimpanzés, e provavelmente também para as pessoas, “não é a atividade física, mas a falta de atividade, que nos enfraquece”.

Vídeos de falsos resgates tornaram-se a nova faceta do abuso de animais

O YouTube ainda hospeda vídeos retratando exploração e sofrimento de animais. Confira o que foi feito meses depois que a plataforma se comprometeu a adotar medidas enérgicas.

Mamães-chimpanzés são como nós: choram, fazem carinho e reservam um tempo só para elas

Novas pesquisas estão revelando mais informações sobre as mães chimpanzés. Esse conhecimento é fundamental para ajudar a conservar as espécies de chimpanzés que estão ameaçadas de extinção.

Por que gorilas machos batem no peito? Novo estudo oferece evidências curiosas

King Kong tornou esse comportamento famoso, mas cientistas ainda sabem pouco sobre por que os grandes símios realizam essa exibição de percussão.

Teriam os primatas primitivos convivido com o T. rex? Evidências apontam para a hipótese

Os fósseis de primatas mais antigos conhecidos foram datados logo após o evento de extinção, 66 milhões de anos atrás - sugerindo que alguns ancestrais primatas viveram ainda antes disso.

Grandes símios são os primeiros a receber vacina contra a covid-19 específica para animais

Segundo informações fornecidas à National Geographic, orangotangos e bonobos do zoológico de San Diego, nos EUA, foram vacinados contra o novo coronavírus, após gorilas do zoológico terem testado positivo para o vírus em janeiro.

Lêmure morre de tuberculose – possivelmente por aumento de comércio ilegal da espécie

A tuberculose, pela primeira vez relatada em lêmures na natureza, foi constatada em um lêmure-de-cauda-anelada.

Fotografias de turistas põem gorilas selvagens em risco de contrair covid-19

A maioria das fotografias com gorilas encontradas por pesquisadores no Instagram violavam regras de distanciamento social que deveriam proteger esses grandes símios ameaçados de extinção.

Macacos ainda são forçados a colher cocos na Tailândia, apesar de polêmicas

Meses após os relatos de que os produtores de coco da Tailândia dependem da mão de obra de macacos, uma nova investigação revela que pouco foi feito a respeito.

Gorilas testam positivo para covid-19 em zoológico – os primeiros casos no mundo

Eles são os primeiros primatas não humanos do mundo com casos confirmados de Sars-CoV-2.

Lêmures de Madagascar sob risco de extinção estão sendo mortos durante a pandemia

Dados preliminares mostram um cenário preocupante a esses animais e seu habitat.

Por que os geladas – ou macacos-de-coração-em-sangue – carregam uma marca no peito

Habitantes das Terras Altas da Etiópia, os geladas são um dos únicos primatas que passam a maior parte da vida sentados – um fator determinante para a evolução da espécie.

Primatas ameaçados de extinção enfrentam alto risco de contrair covid-19

Espécies cujas populações estão cada vez menores, como os orangotangos-de-sumatra e os gorilas-ocidentais-das-terras-baixas, poderiam contrair o novo coronavírus mais facilmente, segundo novo estudo.

Animais escolhem seus líderes com critérios que variam de força bruta à democracia

Em tempos de eleição, descubra como elefantes, abelhas e outro bichos mantêm suas sociedades organizadas.

Restam apenas 30 destes primatas no mundo – e uma ponte de corda pode salvá-los

A ponte feita por humanos ajudou os gibões-de-hainan a atravessarem seu habitat destruído — mas os conservacionistas alertam que é apenas uma solução de curto prazo.

Como os feromônios ajudam as abelhas-rainhas a governar e os lêmures a ‘flertar’

Os sinais químicos transmitidos pelo odor exercem uma forte influência sobre o comportamento de vários animais silvestres.

Pandemia ameaça meio século de iniciativas de proteção aos micos-leões-dourados

Propagação da covid-19 pelo Brasil suspendeu importante programa de vacinação contra a febre amarela para proteger o carismático primata ameaçado de extinção.

Golfinhos aprendem a usar ferramentas com outros golfinhos, assim como os grandes primatas

Estudo contesta a crença de que apenas as mães ensinam habilidades de caça, o que aumenta as crescentes evidências da inteligência dos golfinhos.

Encontradas novas espécies de primatas que passaram despercebidas diante de todos

Segundo pesquisa, três dos macacos do sudeste asiático são espécies distintas, colocando dois deles entre os primatas mais raros e mais ameaçados de extinção.