Primeiro registro de buraco negro e nossas outras fotos favoritas do espaço em 2019
Estrelas em explosão, um enorme buraco negro e uma infinidade de planetas estão entre as nossas escolhas para as imagens cósmicas mais surpreendentes do ano.
Publicado 3 de dez. de 2019, 16:27 BRT, Atualizado 4 de dez. de 2019, 11:20 BRT

Em 10 de abril, o telescópio “Event Horizon Telescope” fez história ao revelar a primeira imagem do contorno de um buraco negro, registrando o objeto supermassivo no coração da galáxia M87. Esse buraco negro é 6,5 bilhões de vezes mais massivo que o nosso Sol.
Foto de Event Horizon Telescope Collaboration, EsoChristina Koch, astronauta da Nasa, compilou esta impressionante imagem de longa exposição da Terra com estrelas em movimento ao fundo, enquanto a órbita da Estação Espacial Internacional passava sobre a Namíbia em direção ao Mar Vermelho, em julho.
Esta imagem em composição colorida ou falsa-cor divulgada em janeiro revela o que restou de uma supernova a cerca de 20 mil anos-luz de distância de nós na constelação de Sagitta, que significa flecha, no hemisfério celeste norte. A imagem combina dados de raios X e infravermelho captados por vários telescópios espaciais e terrestres.
Foto de NASA, JPL Cal-tech, cxc, Esa, Nrao, J. Rho SETI InstituteUtilizando imagens brutas da sonda Juno da Nasa, Kevin Gill, cientista amador, criou este visual impressionante no “Jet N6”, uma região com correntes de jato no hemisfério norte de Júpiter. A Juno reuniu esses dados em 12 de fevereiro, quando realizou seu 18º sobrevoo próximo ao planeta gigante.
Foto de NASA, JPLA luz de laser cria uma estrela-guia artificial para o telescópio “Very Large Telescope” do Observatório Europeu do Sul, no Chile, em uma foto tirada em março. Essa técnica corrige a perda do foco causada pela atmosfera da Terra, tornando nítidas as imagens de estrelas e outros objetos do espaço sideral observados pelo telescópio.
Foto de S. Stroebele, EsoEm 12 de maio, o rover Curiosity da Nasa tirou essa selfie em Marte. A imagem é uma foto panorâmica formada a partir de 57 imagens individuais, cada uma tirada com uma câmera na extremidade do braço robótico do veículo espacial.
Foto de NASA, JPL Cal-tech, MsssEste mosaico com cores acentuadas mostra o efeito provocado por Daphnis, uma das luas nos anéis de Saturno, formando três ondas na borda de um espaço vazio do anel. A imagem faz parte de um conjunto de fotos tiradas pela sonda Cassini da Nasa, agora fora de atividade. O conjunto revela novos detalhes sobre os anéis de Saturno, conforme anunciado pelos astrônomos em 14 de junho no periódico Science.
Foto de Image Mosaic by NASA, JPL Cal-tech, Space Science InsituteEm agosto, o Observatório Europeu do Sul captou esta imagem colorida da nuvem resplandecente Sharpless 2-296, que forma as “asas” de um berçário de estrelas chamado Nebulosa da Gaivota.
Foto de Eso, vphas+ Team, N.J. Wright Keele UniversityO furacão Dorian atingiu as Bahamas em setembro, como uma das tempestades mais intensas do Atlântico já registradas. O satélite Sentinel-3 do programa Copernicus da Agência Espacial Europeia testemunhou a tragédia mais de 800 quilômetros acima.
Foto de EsaA cápsula espacial Cygnus dos EUA aproxima-se da Estação Espacial Internacional transportando mais de quatro toneladas de experimentos científicos, suprimentos para a tripulação e equipamentos da estação nesta foto tirada no início de novembro.
Foto de NASAÉ possível ver a silhueta minúscula do planeta Mercúrio, no canto central inferior, ao passar na frente do Sol.
Foto de Bill Ingalls, NASA