Astrônomos identificam estrelas de onde alienígenas conseguiriam observar a Terra

Se realmente dividimos a galáxia com extraterrestres, eles não conseguiriam ver a Terra passar na frente do Sol a menos que vivessem em um desses sistemas estelares.

Objeto misterioso encobriu estrela gigante por 200 dias

Algo enorme e opaco escureceu uma estrela em nossa galáxia, e os astrônomos não sabem como explicar o fenômeno.

Misteriosa rajada de ondas de rádio do espaço está estranhamente próxima

Uma rajada rápida de rádio, um dos fenômenos mais enigmáticos vistos por astrônomos, foi detectada entre uma população próxima de estrelas antigas.

Buraco negro recém-descoberto pode ser o mais próximo da Terra

Apelidado de “unicórnio”, o singular objeto também está entre os menores buracos negros já encontrados e pode ajudar a solucionar um dos mistérios mais duradouros da astrofísica.

10 fenômenos astronômicos espetaculares para observar em 2021

Este ano promete muitas maravilhas celestes, como encontros planetários próximos, chuvas de meteoros deslumbrantes e um eclipse de Lua de Sangue.

Caçadores de ETs detectam estranho sinal vindo de estrela vizinha

É muito pouco provável que se trate de uma mensagem alienígena. No entanto, as ondas que parecem se originar nos arredores da anã-vermelha Proxima Centauri ajudarão astrônomos a refinar suas técnicas de busca.

Sinal de rádio misterioso é registrado pela primeira vez na Via Láctea

Três novos estudos rastrearam a explosão até uma estranha “estrela magnética” — e estão ajudando a resolver um grande quebra-cabeça astronômico.

Essas podem ser as últimas explosões antes de o universo escurecer por completo

Se estiverem corretas as novas previsões sobre os vestígios de estrelas semelhantes ao Sol, tudo terminará com uma série de explosões seguidas por um lamento final.

Misterioso objeto cósmico é engolido por buraco negro e confunde astrônomos

O corpo celeste não identificado, revelado em ondas gravitacionais, desafia as noções do que acontece quando grandes estrelas morrem em explosões extremas.

Com 40 vezes a massa da Terra, novo planeta é o maior mundo rochoso conhecido

Possivelmente o núcleo de um gigante gasoso fracassado, o incomum objeto desafia teorias da formação de planetas defendidas por astrônomos.

Estranho objeto interestelar pode ser fragmento de um planeta morto

Primeiro objeto conhecido a ter origem fora do Sistema Solar, o 'Oumuamua pode ter adquirido seu formato oblongo com a destruição de um planeta por uma estrela distante.

No fim das contas, estrela da constelação de Orion não está prestes a explodir

Após semanas de diminuição do brilho, a Betelgeuse está se recuperando e não deve se transformar em supernova tão cedo.

Pode haver uma nova super-Terra orbitando a estrela ao lado

Mudanças sutis no movimento da nossa estrela vizinha, Proxima Centauri, sugerem a possibilidade de ela acomodar não um, mas dois mundos alienígenas.

Vinte vezes mais pesada que o Sol, estrela colossal pode estar prestes a explodir

A gigante vermelha Betelgeuse apresenta o brilho mais fraco observado em anos, e o comportamento anormal está deixando os astrônomos alvoroçados.

Primeiro registro de buraco negro e nossas outras fotos favoritas do espaço em 2019

Estrelas em explosão, um enorme buraco negro e uma infinidade de planetas estão entre as nossas escolhas para as imagens cósmicas mais surpreendentes do ano.

De focas a escaravelhos, esses animais se orientam pelas estrelas

O céu noturno guia um pequeno e diverso grupo de espécies em busca de alimentos e parceiros.

Via Láctea possui bordas distorcidas, confirma novo mapa estelar

Se fosse possível vê-la por fora, nossa galáxia não seria um disco plano, mas se assemelharia a um ovo poché escorrendo de uma escumadeira.

Encontrada origem de curiosa rajada de rádio no espaço sideral

A descoberta aumenta o mistério das rajadas rápidas de rádio, que consistem em ecos de explosões cósmicas extremas.

Dois planetas que podem abrigar vida encontrados orbitando estrela próxima

“No fim, veremos se eles realmente são habitáveis e, talvez, se até mesmo já são habitados,” preveem astrônomos.