10 decorações iluminadas de Natal pelo mundo
Além de iluminar as cidades, estas decorações homenageam antigas tradições e levantam o clima natalino.

Gotemburgo, Suécia | O aroma de amêndoas tostadas e vinho quente celebra a chegada de Santa Lúcia nesta charmosa cidade ribeirinha iluminada por todo o inverno. Cinco milhões de luzes brilham nos prédios e nas 700 árvores de Natal do mercado natalino do parque de diversões de Liseberg, o maior da Escandinávia. Corais e casais apaixonados cantam embaixo do túnel de luzes de 3 km que leva até o porto no começo de dezembro.
Jardins de Tivoli, Copenhagen | O Pagode Japonês, restaurante popular no lago Tivoli, está entre as muitas estruturas vestidas para o Natal no parque de diversões e "jardim dos prazeres" da Dinamarca, fruto do sonho de um diretor de design da Tiffany construído em 1843. Além passear pela área asiática, próxima ao espaço de shows, visitantes podem aproveitar uma montanha russa de 1914 e se deliciar com vinho quente e bolinhos de maçã.
Viena, Áustria | O Natal reforça o lado romântico de Viena: luxuosas guirlandas de luzes iluminam as alamedas enquanto as lojas exibem galhos de pinheiro e laços de fita. Enormes lustres levam à catedral de Santo Estéfano, e concertos diários do advento natalino acontecem no Plácio Schönbrunn.
Bruxelas, Bélgica | Durante o Plaisirs d’Hiver, o evento natalino de Bruxelas, luzes dramáticas iluminam os prédios ao som de órgão no histórica praça Grand-Place. No mercado de Natal, 240 barracas servem waffles belas e balas em formato de cone.
Jardins Callaway, Geórgia, EUA | Oito milhões de luzes brilham na paisagem florestal deste resort, onde anualmente acontece a Fantasia de Luzes. Telas no meio das árvores mostram cenas típicas do feriado como a marcha dos soldados de brinquedo ou temas de natureza como o vale do floco de neve. Duas cenas de praia com luzes em movimento contam as histórias do livro Uma visita de São Nicolau e a natividade cristã. Na vila natalina, que fica dentro do complexo, há lojas, restaurantes e um Papai Noel.
Medelín, Colômbia | Esta cidade antes dominada pelo tráfico agora pulsa com nova vitalidade e, durante o natal, luzes fantásticas. Árvores são enfeitadas com ornamentos gigantes; figuras 3D navegam pelo rio Medelín e por uma rua repleta de barracas de comida.
Hong Kong, China | O Natal é exagerado em Hong Kong, onde as luzes brilham na Main Street da Disneylândia, as lojas tentam se superar para chamar a atenção dos fregueses (a Roppongi Hills Galleria criou uma Via Láctea de luzes no chão certa vez) e o skyline do centro da cidade dança com luzes coloridas e música. O centro, coroado com uma árvore gigante de cristal da Swarovski, fica cheio de corais cantando e o porto Victoria é coberto por uma iluminação fantástica.
Madri, Espanha | A Praça Maior ostenta lindas luzes sem o brilho cegante. O mercado natalino existe desde meados do século 19 e abriga vários presépios, ou Belenes, que ficam a mostra por toda a cidade. Os eventos culminam em um desfile em 5 de janeiro, véspera da Epifania do Senhor.
Kobe, Japão | Depois do terremoto de 1995 em Kobe, a Itália emprestou milhares de lâmpadas para a construção de uma intricada luminarie – estruturas em estilo góticos cheias de luzes. A tradição continua: quatro milhões de foliões celebram a resiliência japonesa próximos do parque Higashi-Yuenchi entre 1 e 12 de dezembro.
Saint Augustine, Flórida, EUA | Antes uma colônia espanhola, esta cidade do século 16 tem orgulho de sua herança. Em tempos coloniais, velas brancas brilhavam das janelas de colonos. Hoje, durante a Noite das Luzes, o distrito histórico brilha com dois milhões de lâmpadas.
