Qual religião tem mais datas comemorativas?

Com festas, jejuns e orações, as nove maiores religiões do mundo vão observar, no total, mais de uma centena de feriados em 2018.

Por Nina Strochlic
OS HINDUS TÊM MAIS FESTIVIDADES: O hinduísmo comemora o nascimento e os eventos importantes de centenas de divindades. E também celebra mudanças de estações, colheitas e lunações.
Esta reportagem é da edição de Dezembro de 2017 da National Geographic, publicada pela ContentStuff. Garanta já seu exemplar!

Neste momento, em alguma parte no mundo, uma refeição, um ritual ou uma oferenda está sendo preparada de acordo com as regras religiosas. Se os católicos celebrassem todos os dias santos ou se os hinduístas comemorassem o aniversário de todas as divindades, não restaria quase nenhum dia normal no calendário.

O calendário religioso judaico inclui dezenas de feriados – mas a Torá só requer a observação estrita dos cinco mais sagrados. Os muçulmanos também são minimalistas em termos de dias santos. No islamismo, as maiores celebrações ficam reservadas para os últimos dias do Id al-Fitr, no fim do Ramadã, e o Id al- Adha, que encerra a peregrinação a Meca.

Compilar um calendário dos feriados mais observados pelas nove maiores religiões do planeta (acima) não é tarefa simples. Diferentes países celebram as suas versões dos dias santos, além daquelas religiões que seguem um calendário próprio. O lunar chinês estende-se por um ciclo de 60 anos; os indianos adotam vários tipos de calendário.

“Todos os anos,um ou outro país mergulha numa batalha política pela adição ou modificação de um feriado”, diz o professor de religião J. Gordon Melton, autor da obra de referência Religious Celebrations (em inglês). 

Em muitos países, a adoção da linha internacional de data, em 1884, acabou por transferir para o dia seguinte feriados que começavam ao pôr do sol. Atualmente, a fixação dos feriados também é influenciada por outros fatores, como a produtividade econômica, o que explica o fato de a data de algumas celebrações variarem de um ano para o outro de modo a não caírem no meio da semana.

Nos Estados Unidos, o único feriado nacional religioso é o Natal. Outros países têm uma abordagem mais facultativa. Na Índia, os cidadãos podem escolher em uma lista de feriados cristãos, muçulmanos, sikhs e budistas, além dos 28 dias santos hinduístas. “No ambiente moderno de mescla religiosa, o reconhecimento oficial dos feriados é um passo para a aceitação pública de grupos religiosos menores”, diz Melton.

A ÍNDIA CELEBRA MAIS QUE OS EUA: Enquanto os cristãos seguem o calendário gregoriano, muitas tradições adotam outros calendários e festejam o Ano-Novo em meses distintos.
Estimativas de adeptos relativas a 2015. São mostrados apenas os dias de observação amplamente celebrados. As datas correspondem ao calendário solar. No caso do budismo, as datas referem-se a feriados na maior parte do Leste Asiático; Tibete e Sri Lanka celebram os mesmos feriados em outras datas. Além das cinco principais religiões, a Índia reconhece os dias sagrados do jainismo e do zoroastrismo.
Esta reportagem é da edição de Dezembro de 2017 da National Geographic, publicada pela ContentStuff. Garanta já seu exemplar!

FONTES: J. GORDON MELTON, UNIVERSIDADE BAYLOR, EUA; PAUL MIRECKI, DANIEL STEVENSON E SAMUEL HAYIM BRODY, UNIVERSIDADE DO KANSAS, EUA; BRIAN COLLINS, UNIVERSIDADE DE OHIO, EUA; SIMRAN JEET SINGH, COALIZÃO SIKH; GERALD FILSON E CEDRIC GABER, COMUNIDADE BAHA’I DO CANADÁ; JEFFREY RICHEY, FACULDADE BEREA, EUA; PORTAL NACIONAL DA ÍNDIA; DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL DOS ESTADOS UNIDOS; BANCO DE DADOS MUNDIAL SOBRE RELIGIÕES

Continuar a Ler