10 maneiras de ver o mundo através de uma bolha de vidro

Seja por conforto, segurança ou praticidade, você pode escolher observar a natureza desta forma e vivenciar momentos e experiências inesquecíveis.

Por Bob Cooper
Publicado 8 de mai. de 2018, 12:06 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT

Normalmente, é melhor observar a natureza sem filtros, sem nada entre você e as árvores, abelhas e a brisa. Mas às vezes, seja por conforto, segurança ou praticidade, é melhor optar pela segunda melhor opção: observar o mundo natural através de uma parede ou bolha de vidro como proteção. É uma grande emoção observar tubarões a centímetros de distância em um túnel de vidro subaquático, e é um refúgio aconchegante observar a Aurora Boreal na Finlândia de uma cama king size em um “iglu” aquecido de vidro. Nestas 10 experiências de viagem, o vidro acrescenta um toque de classe.

Hospede-se em iglus

mais populares

    veja mais
    Saunas privadas e janelas do chão ao teto são características das suítes do Snowman World Glass Resort, na Aldeia do Papai Noel.
    Foto de Snowman Glass Resorts

    Saunas privadas e janelas do chão ao teto são características das suítes do Snowman World Glass Resort, na Aldeia do Papai Noel. Pisos aquecidos e tetos de vidro térmico lhe aquecerão nos Arctic SnowHotel & Glass Igloos. E no Northern Lights Village você verá um cercado de renas ao lado das cabines de teto envidraçado. Estas são apenas algumas das hospedagens em “iglus” que podem ser encontradas na região da Lapónia, no norte da Finlândia, que permitem aos hóspedes admirarem a Aurora Boreal em requinte aquecido.

    Pausa para o fundo do mar

    mais populares

      veja mais
      Dois túneis subaquáticos, com um total de 90 metros de extensão, são as atrações principais do Aquarium of the Bay, no Pier 39, em São Francisco.
      Foto de Chuck Haney, Danita Delimont, Alamy

      Os dois túneis subaquáticos, com um total de 90 metros de extensão, são as atrações principais do Aquarium of the Bay, no Pier 39, em San Francisco. Neles, você poderá caminhar sob enormes piscinas de água salgada banhadas pela baía e recheadas de esturjões, arraias-morcego e diversas espécies de tubarão, incluindo o cação-bruxa, o maior predador da Baía de São Francisco. Eles passam a centímetros de distância, na altura dos olhos e por cima de nossas cabeças.

      Que subida!

      O Elevador de Bailong, também conhecido como o Elevador dos Cem Dragões, tem mais de 300 metros de altura.
      Foto de Shao Ying, Imaginechina, AP Images

      No livro Charlie and the Great Glass Elevator, continuação do clássico infantil A Fantástica Fábrica de Chocolate, o elevador acidentalmente vai parar no espaço. O Elevador de Bailong, construído ao lado de um enorme pilar rochoso no sul da China, no Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, não chega tão longe, mas com 334 metros de altura, é quase tão alto quanto o Empire State Building. O passeio de 66 segundos é curto, mas memorável, subindo alto sobre o cânion.

      Não olhe para baixo!

      A Ponte de Vidro de Zhangjiajie é uma estrutura de vidro estonteante na província de Hunan, na China. Com quatrocentos metros de extensão, ela não foi construída para agradar aqueles com medo de altura.
      Foto de Long Hongtao Xinhua, Eyevine, Redux

      O Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie não é lar apenas do já mencionado elevador de vidro mais alto do mundo, mas também de seu companheiro horizontal, a maior ponte de vidro do mundo. Concluída em 2016, a Ponte de Vidro de Zhangjiajie tem 430 metros de extensão e 300 metros de altura, disparando o coração de muitos visitantes, como pode ser visto neste vídeo. Acrofóbicos também devem querer evitar o Grand Canyon Skywalk, uma passarela de vidro em formato de ferradura que se estende por 21 metros sobre os 1.200 metros de profundidade do cânion.

      Aninhe-se no céu

      Vivencie o famoso Vale Sagrado de Cusco enquanto relaxa em uma cápsula de vidro no Skylodge Adventure Suites.
      Foto de Skylodge Adventure Suites

      O Skylodge Adventure Suites confirma o significado da expressão “nas alturas”. Cada cápsula, totalmente fechada em vidro, fica pendurada à beira de um penhasco com vista para o Vale Sagrado de Cusco, no Peru. É necessária uma intensa caminhada com tirolesas ou uma escalada em Via Ferrata para chegar a estas acomodações elevadas, mas seu guia o recompensará com um jantar gourmet e vinho antes de deixá-lo sozinho com seus vizinhos condores.

      Passeando de helicóptero

      Ao reservar um passeio de helicóptero, não se esqueça de procurar um com espaço extra nas janelas dianteiras e laterais para uma vista melhor.
      Foto de Pete McBride, National Geographic Creative

      A melhor vista aérea de muitas belezas naturais é a partir de um helicóptero, com grandes janelas dianteiras e laterais que proporcionam aos passageiros imagens aéreas dignas do Instagram. Passeios de helicóptero são oferecidos em muitos parques nacionais, incluindo o Grand Canyon, Glacier, Yellowstone e Vulcões do Havaí. Os preços variam consideravelmente, com um voo de 15 minutos sobre o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, custando 285 dólares, enquanto um voo curto com vista para as Great Smoky Mountains custa apenas 29 dólares.

      Domos ferroviários

      Viajar de trem é uma forma eficiente e luxuosa de chegar de um local ao outro. Acrescente um teto abobadado para uma nova maneira de desfrutar as paisagens ao seu redor.
      Foto de Eric Martin, Figarophoto, Redux

      Tetos abobadados em vagões de trem estão se tornando tão comuns quanto perucas em políticos. Enquanto a peruca foi feita para cobrir um domo careca, estes vagões ampliam a visão dos passageiros. Dois trens da Alaska Railroad incluem vagões com tetos abobadados de vidro, quatro rotas ferroviárias da Rocky Mountaineer contam com vagões com domos panorâmicos para o prazer dos passageiros em rotas cênicas pelo oeste do Canadá, e quatro rotas da Via Rail Canada também contam com vagões panorâmicos.

      Quartos-Bolha

      Estes quartos são redondos: observe as estrelas deitado em sua cama dentro de uma bolha quase transparente posicionada sobre uma plataforma baixa. A maioria deles fica localizada em florestas, o que garante a privacidade.
      Foto de Vidéo vision 360

      Quartos em bolha agradam os viajantes minimalistas e aventureiros. Estes quartos são redondos: observe as estrelas deitado em sua cama dentro de uma bolha quase transparente posicionada sobre uma plataforma baixa. A maioria deles fica localizada em florestas, o que garante a privacidade. Este tipo peculiar de acomodação pode ser encontrado no Attrap’Rêves, no interior da França próximo a Marseilles, no Finn Lough, no interior do norte da Irlanda, e em outros lugares da Europa.

      Barcos com teto de vidro

      Passeios de barco podem ser arruinados pelo calor intenso ou pela chuva torrencial, mas em um barco com teto de vidro, você ainda poderá aproveitar o passeio.
      Foto de Klaus Rose, Getty Images

      Fazer um passeio de barco no calor infernal, na chuva ou no frio não é nada divertido, e nem se refugiar na cabine do barco, onde você perderá a vista. A solução são barcos climatizados e envidraçados, que se multiplicaram nos rios de cidades como Chicago, Paris, Copenhague, Singapura e Estrasburgo. Ainda melhor, o barco com teto de vidro que corre o Rio Neckar, em Heidelberg, é movido a energia solar, o que garante um passeio silencioso e livre de emissões de carbono.

      Submarinos com fundo de vidro

      O Submarino Atlantis, em Kona, no Havaí, foi desenvolvido para uma visão subaquática aprimorada, além de mantê-lo seco.
      Foto de Atlantis Adventures

      Barcos, submarinos, embarcações semissubmersíveis e até caiaques com o fundo de vidro fazem com que você entre no mundo das criaturas marinhas sem precisar de equipamento, ou até mesmo se molhar. A maioria dos passeios em embarcações na Grande Barreira de Coral, como o Quicksilver Mini-Subs, que parte de um pontão, foi elaborada para uma visão máxima dos peixes tropicais através de grandes janelas. Submarinos no Havaí e caiaques transparentes na Nova Zelândia são outras duas maneiras de ver a vida marinha de perto.

      mais populares

        veja mais
        loading

        Descubra Nat Geo

        • Animais
        • Meio ambiente
        • História
        • Ciência
        • Viagem
        • Fotografia
        • Espaço
        • Vídeo

        Sobre nós

        Inscrição

        • Assine a newsletter
        • Disney+

        Siga-nos

        Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados